terça-feira, 1 de dezembro de 2009

RADIO NA WEB

Quem pretende montar uma emissora de Rádio para ser transmitida pela Internet, o site http://www.suaradionanet.net/como_montar_uma_web_radio.htm ensinar os passos que a pessoa deve tomar para montar uma emissora, tomei a liberdade de copiar uma parte da explicação que os autores deste site dão para quem deseja ser DONO DE UMA EMISSORA E O PROGRAMADOR:



"A cada minuto a internet está mais atuante no mundo. A integração dela com o cotidiano se tornou indispensável. O streaming para rádios se popularizou e chega também a ambientes não corporativos. Muitas pessoas gostariam de se tornar um DJ, mas encontram dificuldades para mostrar se trabalho devido a falta de espaço no mercado. A internet possibilitou isso, com uma conexão BANDA LARGA em sua casa ou local de trabalho, é possível ter sua própria rádio. Portais, sites pessoais e organizações não governamentais, cada vez mais usam a internet para transmitir uma programação diferenciada e segmentada aos ouvintes do ciberespaço. Tenha sua própria emissora de maneira legal, sem ortoga da ANATEL, órgão governamental responsável pela radiodifusão no Brasil. Web rádio é legal e não precisa de autorização do governo. E o que é melhor, todos os softwares para a geração da web rádio são free.
Como colocar sua rádio na web? Existem duas maneiras de gerar som em tempo real via internet. A primeira é usando seu próprio computador como servidor, o que não recomendamos pelos seguintes motivos:


1 – Os internautas irão se conectar diretamente em seu pc. Nas primeiras conexões nem você ou o (s) internauta (s) ira notar problemas. Mas conforme for aumentando o número de ouvintes, sua internet irá se tornando lenta e o som dos ouvintes começa a ter falhas e picotes.



2 – Não estando seu computador protegido e adequadamente configurado, sua rede corre o risco de ser atacada por Hackers.


A segunda opção é a mais adequada, não só pela segurança, mas pela grande capacidade que possui nossos servidores. O som sai do seu computador e é enviado para um dos nossos servidores, que irá fazer a distribuição do streaming. Os internautas irão se conectar nele e não no computador que está gerando o som (o seu). Isso possibilita que seu pc fique estável não sobrecarregando a rede local
Esta página tem como objetivo auxiliar nosso clientes na configuração dos principais softwares que fazem a geração de som e streaming para os servidores da SUA RÁDIO NA NET. Toda vez que encontrar alguma dificuldade na configuração, recorra aos tutoriais aqui expostos. Além dos tutoriais de configuração, os clientes poderão acessar com login e senha nossa página de truques e dicas para o ZARARÁDIO, software de automação gratuíto que está se tornando um dos mais utilizados do mundo. Entre as funcionalidades que o ZARA oferece estão: Hora certa, temperatura, vinhetagem, programação comercial, musical por gênero, hora, entre outros.


Sem servidores de alta performance é impossível gerar som de qualidade e estável na internet. Muitas empresas de streaming oferecem planos mirabolantes tentando atrair novos clientes. Tenha cuidado com armadinhas, planos de ouvintes ilimitados ou com capacidade para milhares de ouvintes por um valor baixo não existem. Muitas empresas utilizam essa artimanha por saberem que dificilmente a audiência de uma rádio web ira ultrapassar em sua grande maioria, os 500 ouvintes conectados simultâneamente.
Pensando em qualidade para o cliente é que a SUA RÁDIO NA NET possui servidores nos Estados Unidos e Alemanha, nos maiores locais de Data Center do mundo. Com diversos servidores garantimos a quaidade de nossas conexões, mantendo sua emissora on-line 99,99%. *Além disso nossas conexões não possuem picotes ou falhas na transmissão. Faça parte de um grupo seleto de clientes que investiram na SUA RÁDIO NA NET."