sexta-feira, 9 de setembro de 2011

WEBFÓLIO

WEBFOLIO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM

AUTORES:MARIA GRACE MARTINS E MARCIO ZENKER

Comentários do Escriba Valdemir Mota  de Menezes:

Webfólios são produções de textos, sons, imagens e vídeos que podem ser inseridos em blogs. Atualmente, pensadores da Eduacação como Maria Grace Martins e Marcio Zenker, têm sugerido que os professores repensem a forma de trabalhar a educação com o auxílio da tecnologia. A criação de sites pessoais na internet, os chamados “blogs”, tem sido uma oportunidade de usar esta ferramenta na produção escolar.

Os blogs podem ser facilmente criados pelos professores e alunos, em grupo ou individualmente para que o processo de aprendizagem possa ser alimentado e arquivado direto na internet. A dupla de escritores aponta vários sites que ajudam na elaboração destes blogs e dão várias dicas de como pode ser criado estes mecanismos de interação na internet

 

 --------------------------------------------------------------

 

webfólio como estratégia de avaliação e aprendizagem.

O planejamento é primordial no incio do ano letivo pois devemos rever tudo o que foi bom acrescentando, adaptando e identificando os atuais interesses e necessidades de aprendizagem; pois por mais que lecionamos novamente com a mesma faixa etária nunca trabalhamos com alunos iguais e sempre fica a pergunta como conhecer melhor o nosso aluno? o que foi que aprendeu no ano anterior? como envolvê-lo?
Então que vem a proposta de incluir o webfólio como processo de aprendizagem que pode envolvê-lo tentando ilustrar as possibilidades e os benefícios dessa prática, tendo como um continente de diferentes tipos de documentos como anotações pessoais, experiencias de aula , trabalhos pontuais , conexões com outros temas fora da escola , representações fora da escola dentre outras. isso evidência o conhecimento que fora sendo construido, sua estratégia para aprender e a disposição para continuar aprendendo, fazendo o alunato ter a concepção de que deve ter um planejamento uma organização se atualizando sempre.
Esses meios como Portfólio, webfólio e blogs permite uma reflexão maior do alunato quanto ao contéudo , pois ele tem a consciencia de que será editada e publicada para coméntarios posteriores dos participantes. Por isso a importancia de incerir essas tecnologias dentro da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário