quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP

Curso de Pós-Graduação em Redes –CEFET-MT
Sistemas Operacionais
Aluno:
Cesar E. Moura Junior

Maio-2006

Lançamento

•Outubro de 2.001 ( nome de código Whistler) -NT 5.1
•A sigla XPderiva da palavra eXPerience



NOVA INTERFACE (abandono da antiga forma acinzentada)
Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. A partir deste Windows, surgiu uma nova interface, abandonando o antigo formato 3D acinzentado

Características
O Sistema Operacional Windows XP3Visão Geral dos Sistemas operacionais Modernos Windows XP e 2000Arquitetura simplificada do windows XP

Características

ARQUIVO DE SISTEMA FAT32 (File Allocation Table)
Basicamente éuma estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados no HD (problema => inconsistência e desperdício de espaço) o FAT apresenta algumas limitações, principalmente no quesito segurança.




O Sistema Operacional Windows XP

Características



ARQUIVO DE SISTEMA NTFS (New Tecnology File System)
Objetivos da idealização do NTFS estavam o fornecimento de um sistema de arquivos flexível, adaptável, altamente seguro e confiável, melhor aproveitamento do HD.
A criação do NTFS deu-se devido principalmente preocupação quanto àsegurança, capacidade e confiança, utilizado inicialmente no Windows NT. (New Tecnology)
Seu projeto foi baseado nas análises das necessidades do novo sistema operacional, mas seus conceitos funcionais foram "herdados" do sistema de arquivos HPFS (HighPerformance FileSystem). => OS/2.



Características


ESTABILIDADE
Unir a estabilidade e segurança do Windows 2000, que évoltado ao ambiente corporativo, aos recursos de multimídia e interatividade do WindowsMillennium, com seu foco no uso doméstico.
A exemplo do Windows 2000, os programas não têm acesso aokernel(núcleo) do código do sistema operacional. Ou seja, se um software trava, o funcionamento do Windows XP não éprejudicado.

CaracterísticasItemWindows 95/98Windows XP/2000Sistema totalmente 32bits?Não Sim SegurançaNão Sim Mapeamento de arquivos protegidosNão Sim Plug and Play Não SimSuporta multiprocessadorNão Sim Suporta sistemas de arquivo FAT32?Sim Opcional Suporta sistemas de arquivo NTFS?Não SimAPI WIN32NãoSimO Sistema Operacional Windows XP7Algumas diferenças entre o Win98 e WinXP/2000



Características


Como endereçar 4GB para SO 32bits –a utilização do 4GT(Gigabyte Tunning )
O 4-Gigabyte Tunnig(também conhecido como 4GT,memory tunningou /3GB) éuma das tecnologias que permitem aumentar a quantidade de memória disponível para aplicações User Mode( Modo Usuário ).
O PAE (Physical Address Extensions ) usa das instruções contidas no processador, éuma extensão dobarramentode endereços de memória, para o acesso direto aos endereços acima de 4GB.

Obs: 4GT éutilizado nas versões WindowsServer2003 Datacenter Edition de 32bits permitem o endereçamento de até37bits, ou seja, 128GB em hardwares que suportem este limite.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

INTERNET EXPLORER

Internet Explorer explicado pela Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Windows Internet Explorer

Windows Internet Explorer no Windows 7 Ultimate Pré-Beta
Desenvolvedor Microsoft, Spyglass.inc
Lançamento 23 de agosto de 1995
Última versão 8.0 (19/03/2009)
Versão de teste ({{{data_beta}}})
Plataforma
Escrito em
Idiomas
Sistema Op. Windows
Linux (via Wine)
Mac OS (descontinuado)
Estado do desenvolvimento
Gênero Navegador de Internet
Licença Proprietária
Tamanho
Website Internet Explorer: Home Page
Windows Internet Explorer, também conhecido pelas abreviações IE, MSIE ou WinIE, é um navegador de internet de licença proprietária produzido inicialmente pela Microsoft em 23 de agosto de 1995. É o navegador mais usado nos dias de hoje.


O Internet Explorer é um componente integrado das versões mais recentes do Microsoft Windows. Está disponível como um produto gratuito separado para as versões mais antigas do sistema operacional. Acompanha o Windows desde a versão 95 OSR2. A partir da versão 6 inclusa no XP em 2002, uma grande atualização do navegador foi oferecida aos usuários do Windows XP junto ao Service Pack 2 (embora sempre tenha havido um ciclo mensal de correções para o navegador). A versão 7 do Internet Explorer, lançada em Outubro de 2006, chegou aos usuários disponível para o Windows XP SP2 e Windows Server 2003 (com status de atualização crítica), além de estar pré-instalada no Windows Vista e no Windows 7 (a versão 8 Beta) (onde possui algumas funções a mais). A versão 8, lançada em 19 de março de 2009, é disponível para Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista e Windows Server 2008.[1]

Por algum tempo, a Microsoft lançou versões do Internet Explorer para o Macintosh, Solaris e HP-UX. Estas versões tiveram o desenvolvimento cancelado.[2] O navegador ainda roda em Linux, através da camada de compatibilidade Wine.

Desde o lançamento da versão 7 do navegador, o nome oficial foi então alterado de "Microsoft Internet Explorer" para "Windows Internet Explorer", por causa da integração com a linha Windows Live. No Windows Vista ele chama-se oficialmente "Windows Internet Explorer in Windows Vista" e no Windows XP ele é chamado oficialmente de "Windows Internet Explorer for Windows XP".[3]

domingo, 23 de agosto de 2009

MEMÓRIAS

Introdução

As memórias de um sistema de computadores formam uma colecção de unidades dispersas, que exibem funções, custo, capacidade e tempos de acesso muito distintos. Uma unidade de memória agrupa uma colecção finita de células, logicamente organizadas para cumprir uma dada função. Cada célula tem associado um identificador, denominado em geral o endereço, e tem um conteúdo.


O conteúdo de cada célula é, no caso da memória central M do computador, representado por um byte, mas pode ser em geral um múltiplo de bytes - e.g. é um bloco ou sector de 512 ou 1024 bytes, no caso de um disco. O acesso ao valor ou conteúdo pode fazer-se dando o endereço associado e obtendo o valor, ou modificando-o, operação esta que demora um certo tempo - dito o tempo de acesso.



Diz-se neste caso que o acesso se faz por endereço. O acesso ao conteúdo pode, em alternativa, fazer-se dando um identificador da célula - dito a chave de acesso - cujo valor está contido na própria célula, e obtendo o conteúdo ou valor respectivo: este modo de acesso denomina-se acesso por conteúdo ou associativo.
Os seguintes níveis de memória são relevantes



· registradores do CPU: da ordem de 2 ou 3 dezenas, são células internas ao CPU, com tempos de acesso da ordem dos nanosegundos;

· memória Cache: da ordem de 128, 512 ou 1024 kilobytes, têm tempos de acesso da ordem de alguns nanosegundos ou da dezena do nanosegundo e interpõem-se entre o CPU e a memória central M;


· memória central M: da ordem das centenas de Megabytes, tem tempos de acesso da ordem de alguns nanosegundos ou da dezena de nanosegundo , e contêm necessariamente os programas e dados durante a sua execução tempo de acesso à memória central é, tipicamente, superior ao da Cache, por um fator de 2, 3 ou mais vezes;

· memória secundária: da ordem de alguns Gigabytes, tem tempos de acesso que dependem da tecnologia dos dispositivos físicos que a suporta - disco magnético ou óptico, banda magnética -, mas que são tipicamente da ordem dos milisegundos (ou mais, no caso das bandas); destas unidades, distinguem-se os discos, que se podem ligados ao computador (online) para arquivo de ficheiros, enquanto estes não são necessários para a execuç dos programas, e que podem ser considerados uma extensão - em termos de capacidade - da memória central; contudo, os dados contidos nos ficheiros só podem ser utilizados, após serem copiados para M, a partir da qual são acedidos pelo CPU, quando este executa os programas: essa cópia, de disco para M, faz-se com recurso às instruções de entrada e saída; deste modo, o disco representa um nível secundário de memória em relação à memória central.

BACKUP

Você pode perder arquivos excluindo ou substituindo-os acidentalmente por causa de um ataque de vírus ou worm, falha de software ou hardware ou de uma falha total de disco rígido. Para proteger seus arquivos, você pode criar um backup: um conjunto de cópias dos arquivos que estão armazenados em outro local que não o dos arquivos originais. O Windows fornece ferramentas para fazer backup de arquivos, programas e configurações de sistemas.


Tipos de backup
Você deve fazer backup dos seus arquivos pessoais, programas e configurações do sistema. Você também deve criar pontos de restauração para poder restaurar o computador a um estado anterior quando necessário



Você deve fazer backup dos arquivos pessoais, como fotos, música e documentos. Você deve fazer regularmente backup dos arquivos que cria e modifica. Também é uma boa idéia fazer backup dos arquivos antes de fazer alterações no sistema, como adição de novo hardware, atualização de drivers, edição do Registro, ou de fazer grandes alterações no Windows, como instalar um service pack.



Para mais informações sobre o backup de arquivos, consulte Fazer backup dos arquivos.O assistente Fazer Backup de Arquivos está incluído no Windows Vista Home Basic, Windows Vista Home Premium, Windows Vista Business, Windows Vista Enterprise e Windows Vista Ultimate.


Ao configurar seu computador pela primeira vez, crie uma imagem do Backup CompletePC do Windows, que é como fazer um instantâneo dos programas, configurações do sistema e arquivos do computador. Você poderá usar esse backup se o computador falhar. Embora esse tipo de backup inclua arquivos pessoais, é recomendável fazer backup dos arquivos regularmente usando o assistente Fazer Backup de Arquivos. É necessário também atualizar a imagem do Backup CompletePC do Windows a cada seis meses.



É preciso configurar pontos de restauração regulares para que você possa desfazer qualquer configuração que possa tornar seu computador instável, como as atualizações de driver





Métodos de armazenamento de backups


Você pode fazer backup de arquivos para qualquer dos seguintes tipos de armazenamento:

• Discos rígidos (internos ou externos)
• Outros discos removíveis
• DVDs e CDs graváveis
• Locais de rede

Em geral, as três primeiras opções são conhecidas coletivamente como mídia. Você também pode usar um serviço de armazenamento de arquivos baseado na Internet. Para decidir qual opção usar, compare conveniência, preço e facilidade de uso e leve em consideração a quantidade e o tamanho dos arquivos de que deseja fazer backup.

Manter backups em local seguro
Sempre mantenha o armazenamento ou a mídia removível usada para backups (como discos rígidos externos, DVDs ou CDs) em local seguro para impedir que pessoas não autorizadas acessem seus arquivos.


Dispositivos de armazenamento





Discos rígidos internos.
Você pode instalar (ou fazer uma outra pessoa instalar) um segundo disco rígido interno no computador e usá-lo para fazer backup de arquivos. Os discos rígidos são relativamente baratos e não são afetados quando você tem algum problema com o sistema operacional. Você poderá até instalar o disco em outro computador se comprar um novo e continuar usando o disco para backups.
ObservaçãoNunca faça backup dos arquivos em um local no mesmo disco rígido em que o Windows esteja instalado, pois, se o computador for infectado por um vírus ou ocorrer uma falha de software, talvez seja necessário reformatar o disco e reinstalar o Windows para recuperar-se do problema.



Discos rígidos externos.
Se o seu computador tiver uma porta USB, você poderá conectar um disco rígido externo a ele e fazer backup dos arquivos no disco externo. Compre um disco rígido externo com muito espaço para seus backups (um de 200 GB é uma boa escolha). Para proteção máxima, mantenha o disco rígido externo em um local à prova de fogo, separado do computador.




Discos graváveis
Você também pode salvar seus arquivos em DVDs ou CDs. Verifique se os discos são graváveis, o que significa que você pode adicionar, excluir ou alterar seu conteúdo. Se você optar por usar esse método e tiver muitos arquivos dos quais fazer backup, verifique se possui discos suficientes para concluir o trabalho. O Assistente de Backup de Arquivos informa quanto de espaço é necessário toda vez que você faz um backup e recomenda o tipo de mídia a ser usado. Se você rotular os discos com a data e a hora do backup, será mais fácil localizá-los posteriormente. Para proteção máxima, mantenha os discos em um local à prova de fogo, separados do computador.




Locais de rede
Se o computador estiver em rede, você poderá fazer backup em um local da rede. Verifique se você tem as permissões corretas para a rede e se os outros usuários não poderão acessar seu backup.

CLASSIFICAÇÃO DE SOFTWARE

Classificação de software

“...da análise dos softwares é possível entender que o aprender não deve estar restrito ao software, mas à interação professor-aluno-software. Cada um dos diferentes softwares usados na educação (...) apresentam características que podem favorecer, de maneira mais explícita, o processo de construção do conhecimento”.
José Armando Valente

[José Armando Valente e Fábia Magali Santos Vieira]
Classificação quanto ao tipo de software educacional:

Programação: A elaboração de um programa exige do aluno o processamento e a transformação da informação em conhecimento. Neste processo, o aluno pode refletir sobre o resultado de suas ações e idéias, tornando-se consciente de seus conhecimentos e de suas potencialidades.

Tutorial: Programas que disponibilizam informações previamente definidas e limitadas pelo próprio software, oferecendo ao aluno apenas a possibilidade de escolha ou definição da seqüência pedagógica na qual estas informações são apresentadas.

Jogos: São softwares de entretenimento que na maioria das vezes envolvem o aprendiz num espírito de competição. Raramente oferecem a possibilidade de criação ou alteração das regras existentes, limitando a interferência do aprendiz à descrição e complementação de situações previamente definidas.

Aplicativos: Os recursos oferecidos por este software limitam-se a estilos de fonte e formatação, não apresentando características que possibilitam o aluno refletir sobre o processo. A interação do aluno com o computador é mediada pelo idioma natural e pelos comandos que ele fornece ao programa para a formatação do texto.

Simulador: Programas que apresentam situações semelhantes à vida real, onde os alunos podem participar através da realização de testes e experiências.

Multimídia e Internet: Programas que auxiliam o aluno na busca de informações. Com este software, o aluno também dispõe de recursos que proporcionam a criação e elaboração de mídias, o que o torna autor no seu processo de aquisição de novos conhecimentos.

Exercícios e Práticas: Enfatizam a apresentação das lições ou exercícios, a ação do aprendiz se restringe a virar a página de um livro eletrônico ou realizar exercícios, cujo resultado pode ser avaliado pelo próprio computador. As atividades exigem apenas o fazer, o memorizar informação, não importando a compreensão do que se está fazendo.

Classificação quanto aos Níveis de Aprendizagem:

• Seqüencial - A preocupação é só transferir a informação; o objetivo do ensino é apresentar o conteúdo para o aprendiz e ele por sua vez deverá memorizá-la e repeti-la quando for solicitado. Esse nível de aprendizado leva a um aprendiz passivo.

• Relacional - Objetiva a aquisição de determinadas habilidades, permitindo que o aprendiz faça relações com outros fatos ou outras fontes de informação. A ênfase é dada ao aprendiz e a aprendizagem se processa somente com a interação do aprendiz com a tecnologia. Esse nível de aprendizagem leva a um aprendiz isolado.

• Criativo - Associado à criação de novos esquemas mentais, possibilita a interação entre pessoas e tecnologias compartilhando objetivos comuns. Esse nível de aprendizado leva a um aprendiz participativo.

[Fábia Magali Santos Vieira]
Classificação quanto a Concepção Teórica de Aprendizagem:



· Behaviorista: Do ponto de vista do Behaviorismo (comportamentalismo), aprender significa exibir comportamento apropriado; o objetivo da educação nessa perspectiva é treinar os estudantes a exibirem um determinado comportamento, por isso usam o reforço positivo para o comportamento desejado e o negativo para o indesejado. Apresentam a informação em seções breves, testam o estudante após cada seção e apresentam feedback imediato para as respostas dos estudantes.



· Construtivista: A noção de "erro' é relativizada na teoria construtivista. Nela o erro é uma importante fonte de aprendizagem, o aprendiz deve sempre questionar-se sobre as conseqüências de suas atitudes e a partir de seus erros ou acertos ir construindo seus conceitos, ao invés de servir apenas para verificar o quanto do que foi repassado para o aluno foi realmente assimilado, como é comum nas práticas empiristas. Portanto, um software educativo que se propõe a ser construtivista deve propiciar à criança a chance de aprender com seus próprios erros.

HOST

Host
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Em informática, host é qualquer máquina ou computador conectado a uma rede. Os hosts variam de computadores pessoais a supercomputadores, dentre outros equipamentos, como roteadores.
Todo host na internet precisa obrigatóriamente apontar (representar) um endereço IP. Através do comando Ping ou WHOIS podemos obter mais informações sobre o endereço IP de determinado Host.
De outro lado, nem todo endereço IP precisa representar um host. Para que um endereço IP aponte para um host utilizamos DNS Reverso.
[editar] Tópicos relacionados
· IP
· WHOIS
· DNS
· nslookup
[editar] Ligações externas
· Ping Verifica o tempo de resposta e resolve o IP de um host
· Traceroute Fornece a rota para um host
O arquivo HOSTS
· O que é
· Como surgiu
· O arquivo HOSTS
· Bloqueando Sites

Altieres Rohr | 01/02/2005 - 01h44
O que é?
O arquivo HOSTS é um arquivo especial do sistema operacional. Ele é capaz de forçar a resolução de certos nomes (ou sites na Internet) para endereços IP específicos. Dessa forma, você pode bloquear sites, fazer com que um endereço entre em uma página diferente, entre outras coisas.
Arquivos HOSTS são usados tanto para objetivos maliciosos como para melhorar a vida do usuário na Internet.
Como surgiu
O arquivo HOSTS foi largamente utilizado na época da antiga ARPAnet, a antecessora
da Internet. O arquivo HOSTS era utlizado pois não haviam servidores de
DNS para resolver os domínios, portanto eles colocavam um arquivo
HOSTS que possuía a referência dos nomes e IPs em cada computador conectado com a rede.
O arquivo HOSTS
O arquivo HOSTS ainda é utilizado. Praticamente todos os sistemas ainda possuem um arquivo HOSTS.
Localização
O arquivo HOSTS está em locais diferentes dependendo do sistema operacional. Veja uma tabela
com a localização dele nos sistemas mais comuns:
Windows 9x/ME %WINDIR%\hosts
Windows NT/200x/XP %WINDIR%\system32\drivers\etc\hosts
Netware SYS:ETC/HOSTS
Nota: %WINDIR% é uma variável e define a pasta do Windows.
O arquivo HOSTS é apenas HOSTS, sem possuir uma extensão no arquivo. Por este motivo
você parece indicar uma pasta, mas na verdade é apenas um arquivo sem extensão.
O Formato
Abra o arquivo HOSTS. Para fazer isso no Windows, clique em Iniciar » Executar. Digite notepad caminho, onde caminho é uma das localidades acima, dependendo do seu sistema.
Você pode deixar o caminho %WINDIR% mesmo, pois o Windows converte %WINDIR% automaticamente para o caminho da pasta do sistema.
O Bloco de Notas vai abrir com o arquivo HOSTS. Várias linhas devem iniciar com o caractere ‘#’. Essas linhas são comentários, ou seja, são ignoradas pelo sistema operacional ao ler o arquivo HOSTS. Você pode utilizar linhas que iniciam com # para fazer comentários, por exemplo:
# Arquivo hosts atualizado em 5 de Janeiro de 2005
Depois dos comentários, você tem algo como:
127.0.0.1 localhost
Isso converte o nome localhost para o IP 127.0.0.1, que é o seu próprio computador. As linhas no arquivo hosts possuem primeiro o IP e depois o nome. Eles devem estar separados por pelo menos um espaço.
No arquivo HOSTS cada linha deve ter apenas uma referência. Portanto posicione o cursor no final da linha e dê um enter para ir para a próxima linha. Agora cole o seguinte:
64.233.187.104 www.apple.com
Clique em Arquivo » Salvar. Abra uma nova janela do navegador e entre no site da Apple, ou clique aqui. Sim, você está no Google, pois o seu sistema não procurou pelo IP nos servidores DNS e sim utilizou a referência no arquivo HOSTS. Como 64.233.187.104 é o IP do Google, você foi parar lá.
Apague a linha que você adicionou para poder acessar o site da Microsoft normalmente. Você deve ter entendido como funciona o arquivo HOSTS.
Bloqueando sites
Para bloquear sites é só você colocar uma referência com o IP 0.0.0.0, por exemplo:
0.0.0.0 google.com
Dessa forma você iria bloquear o site principal do Google (google.com). Porém, para bloquear o Google completamente, você precisaria de várias referências, como em:
#Inicia bloqueio do Google
0.0.0.0 google.com
0.0.0.0 www.google.com
0.0.0.0 google.com.br
0.0.0.0 www.google.com.br
Na Internet você pode encontrar vários arquivos HOSTS prontos que bloqueiam vários anúncios e dezenas de sites maliciosos e é possível que o endereço de bloqueio utilizado nesses HOSTS seja o 127.0.0.1 ao invés do 0.0.0.0. A diferença é que o bloqueio pode levar um pouco mais de tempo para ocorrer quando se usa o 127.0.0.1 e, se você tiver um servidor web instalado na máquina, todos os sites bloqueados serão redirecionados para ele. Se isso lhe causar problemas, você pode abrir o arquivo HOSTS baixado no Bloco de Notas e usar a função Substituir para trocar todos os 127.0.0.1 por 0.0.0.0.
Você pode encontrar links para arquivos HOSTS prontos no fim do artigo. Basta baixá-los e salvá-los no local correspondente ao seu sistema (tabela acima). Se o arquivo HOSTS estiver com a extensão .TXT, lembre-se de retirá-la, pois o arquvio HOSTS não possui extensão.
Lentidão causada pelo HOSTS
Se o arquivo HOSTS ficar muito grande é possível que o seu sistema fique muito lento. Para resolver este problema, no Windows NT/2000/XP, clique em Iniciar » Executar, digite services.msc e clique em OK. Procure o serviço Cliente DNS. Clique com o botão direito nele e em Propriedades. Clique em Parar e então troque o Tipo de Inicialização para Desativado.
Arquivos HOSTS infectados
Se você abrir um arquivo HOSTS e vir várias entradas onde constam sites de antivírus, por exemplo:
0.0.0.0 symantec.com
127.0.0.1 grisoft.com
192.168.0.1 mcafee.com
Você provavelmente possui um trojan no seu sistema. Atualize o seu antivírus e faça uma checagem. Se você não conseguir atualizá-lo, o problema pode ser exatamente o bloqueio do HOSTS; nesse caso, limpe o arquivo HOSTS (deixando apenas a entrada do localhost) e tente novamente.
Outro uso malicioso do HOSTS é o redirecionamento de sites (como por exemplo, bancos) para servidores de terceiros. Isso significa alguém pode clonar a página de um banco, hospedá-la em um servidor diferente e depois espalhar um código malicioso simples que apenas altera o arquivo hosts para forçar o computador a visitar o servidor malicioso ao invés do site verdadeiro do banco. O dono deste servidor pode roubar os dados enviados pelos usuários infectados do banco que acham que estão no site verdadeiro.
Qualquer entrada que menciona sites de bancos pode ser removida sem problemas. Alguns programas de proteção dos bancos criam entradas no hosts para que o site do banco não possa ser redirecionado, mas mesmo se você apagá-la isso não deve causar problemas.



Arquivos HOSTS prontos
· Hosts do MVPs.org
· hpHOSTS

WINDOWS XP

NOÇÕES BÁSICAS DO WINDOWS (TOUR)


Área de trabalho do Windows

É fácil usar o Windows XP. Primeiro, você verá uma área grande da tela, chamada área de trabalho, e uma área menor, localizada na parte inferior da tela, chamada barra de tarefas. Tudo que é possível fazer no computador aparece dentro de quadros chamados janelas. Você pode abrir quantas janelas desejar ao mesmo tempo — bem como redimensioná-las, movê-las ou empilhá-las novamente em qualquer ordem.



Ícones

As pequenas figuras na área de trabalho chamam-se ícones. Imagine-os como entradas de acesso a arquivos e programas armazenados no computador. Coloque o mouse sobre um ícone. Um texto identificando o nome ou o conteúdo é exibido. Para abrir o arquivo ou o programa, clique duas vezes no ícone.

Na primeira vez que iniciar o Windows XP, você verá apenas um ícone — a Lixeira — para a qual é possível enviar arquivos que deseja excluir do computador.

Os ícones de atalho são identificados pela seta pequena no canto inferior esquerdo da imagem. Eles permitem que você acesse:

Programas
Arquivos
Pastas
Unidades de disco
Páginas da Web
Impressoras
Outros computadores


Os ícones de atalho oferecem links para os programas ou arquivos que eles representam. Você pode adicioná-los e excluí-los sem afetar os programas ou arquivos atuais. Avançar




Barra de tarefas

Sempre que você abre uma janela, um botão correspondente a ela é exibido na barra de tarefas. O botão desaparece quando a janela é fechada.

A barra de tarefas também possui o menu Iniciar e a área de notificação, onde você verá o relógio. Outros ícones na área de notificação podem ser exibidos temporariamente, mostrando o status das atividades em andamento. Por exemplo, o ícone da impressora é exibido quando um arquivo é enviado para a impressora e desaparece quando a impressão termina. Você também verá um lembrete na área de notificação quando novas atualizações do Windows estiverem disponíveis para download no site da Microsoft.

O Windows XP mantém a barra de tarefas organizada consolidando os botões quando há muitos acumulados. Por exemplo, os botões que representam emails individuais são agrupados automaticamente em um único botão de email. Clicar no botão permite que você selecione uma determinada mensagem de email em um menu conveniente.




Menu Iniciar

O menu Iniciar é exibido automaticamente ao executar o Windows XP pela primeira vez. Você pode voltar a esse menu a qualquer momento clicando no botão Iniciar na barra de tarefas.

O menu Iniciar contém tudo o que você precisa para começar a usar o Windows. Nesse menu, você pode:

Iniciar programas.
Abrir arquivos.
Personalizar o sistema com o Painel de controle.
Obter ajuda clicando em Ajuda e suporte.
Procurar por itens no computador ou na Internet clicando em Localizar.
E muito mais!

Alguns comandos do menu Iniciar têm uma seta para a direita, significando que há opções adicionais disponíveis em um menu secundário. Coloque o ponteiro sobre um item com uma seta e outro menu será exibido.

O lado esquerdo do menu Iniciar é atualizado com os links dos programas usados com mais freqüência. Na parte superior esquerda são fixados os itens — atalhos para objetos como o navegador da Internet e o programa de email


Arquivos e pastas

Cada parte do trabalho, ou arquivo, pode ser armazenada em uma pasta.

O Windows XP facilita o armazenamento de arquivos nos lugares que fazem mais sentido. Coloque os arquivos de texto, imagem e música nas pastas Meus documentos, Minhas imagens e Minhas músicas. Essas pastas são encontradas com facilidade no lado direito do menu Iniciar e oferecem links convenientes para as tarefas realizadas com mais freqüência



Janelas

As janelas, quadros na área de trabalho, exibem o conteúdo dos arquivos e programas. É fácil trabalhar com janelas tendo noção de alguns dos seus conceitos.

O nome de cada janela é exibido na parte superior, em uma barra de título.


Mova uma janela arrastando-a. Clique na barra de título e, enquanto pressiona o botão do mouse, mova o seu ponteiro pela tela do computador.

Reduza uma janela clicando no botão Minimizar, localizado à direita da barra de título. Esse procedimento reduz a janela a um botão na barra de tarefas.

Maximize a janela clicando no botão Maximizar, localizado à direita do botão Minimizar. Esse procedimento amplia a janela até ocupar toda a área de trabalho. Clique no botão novamente para restaurar a janela ao seu tamanho original.

Em uma janela, percorra os menus para ver os diferentes tipos de comandos e ferramentas que você pode usar. Ao localizar o comando desejado, clique nele.

Se for necessário fornecer alguma informação ao programa antes de concluir um comando, uma caixa de diálogo será exibida. Para inserir as informações, convém:

Clicar e digitar em uma caixa de texto.
Selecionar uma opção em uma lista clicando no botão de seta para mostrá-la e, em seguida, clicando no item desejado.
Escolher uma única opção clicando em um botão de opção.
Marcar a caixa de seleção ao lado de uma ou mais opções que você deseja.

Se o conteúdo do arquivo não couber na janela, arraste a barra de rolagem ou clique nos botões de rolagem ao lado e/ou na parte inferior da janela para mover o conteúdo para cima, para baixo ou para os lados.

Para alterar o tamanho da janela, clique na borda da janela e arraste-a até o tamanho desejado. Avançar



Painel de controle

É fácil personalizar as configurações do computador com o Painel de controle do Windows XP. Para abri-lo, clique em Painel de controle no menu Iniciar. Nele você pode:

Alterar a aparência e o funcionamento do Windows XP.
Adicionar e remover programas ou dispositivos de hardware.
Configurar as conexões de rede e as contas de usuário.
E muito mais!





Finalizando a sessão

Para interromper a sessão do Windows e deixar que outra pessoa use o computador, vá para o menu Iniciar, clique em Fazer logoff e, em seguida, clique em Alternar usuário. O Windows XP estará pronto para dar as boas-vindas a um novo usuário.

Quando o outro usuário finalizar, vá para o menu Iniciar e clique em Desligar o computador. No próximo logon, a tela de boas-vindas será exibida imediatamente. Basta clicar no seu nome, digitar a sua senha, caso tenha uma, e você retornará à área de trabalho do Windows. Avançar





· O que são e para que servem os arquivos com extensão .cab?

Arquivos .cab (de “cabinet” ou “armário”) são arquivos compactados contendo arquivos de instalação do Windows (ou de outros programas da Microsoft) dentro deles. É como se fosse um arquivo .zip da Microsoft. Ao clicar em Adicionar e Remover Componentes do Windows, apareceu a seguinte mensagem: "O programa de instalação não pode abrir o arquivo de infomações nlite.inf. Código do erro específico é 0x2 na linha 2088999592". Como resolvo isso? Abra o arquivo c:windowsinfsysoc.inf com o bloco de notas (a maneira mais fácil de fazer isso é indo em Iniciar, Executar e entrar c:windowsinfsysoc.inf) e colocar um ponto-e-vírgula na frente da linha que contenha nlite.inf. Salve o arquivo e o problema deverá ser solucionado.


Ao ligar meu micro aparece a mensagem "Erro ao carregar fldrclnr.dll". Como corrijo isso?


Isto indica que o arquivo responsável pela limpeza do desktop está faltando ou está corrompido. Uma solução é copiar este arquivo de c:windowssystem32 de outro computador que esteja funcionando para o seu. Outra maneira é baixando este arquivo da Internet e copiando para este local, veja Isto indica que o arquivo responsável pela limpeza do desktop está faltando ou está corrompido. Uma solução é copiar este arquivo de c:windowssystem32 de outro computador que esteja funcionando para o seu. Outra maneira é baixando este arquivo da Internet e copiando para este local, veja http://www.babooforum.com.br/idealbb/view.asp?topicID=362365.Meu Windows XP agora pede senha do Administrador do PC sempre que ligo o micro. Como faço para remover esta tela e fazer meu micro entrar direto no Windows? Clique em Iniciar, Executar, digite control userpasswords2 e na janela que aparecerá, desmarque a opção “Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador”.





Qual a diferença entre logoff e logout? É a mesma coisa? E logon e login, também?


Sim, são sinônimos. Outros sinônimos incluem ainda sign in ou sign on (para login) e sign out ou sign off (para logout). Uso o Windows XP e quando estou conectada à Internet não aparece aquele ícone com dois computadores do lado do relógio do micro. Como faço para esse ícone aparecer? Vá em Iniciar, Painel de Controle, Conexões de rede, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da sua conexão (ex: “Conexão local n”), selecione Propriedades do menu que aparecerá e, na tela seguinte, marque a caixa “Mostrar ícone na área de notificação quando conectado”. Clique em Ok e você terá o ícone ao lado do relógio. Comprei um laptop da Toshiba e ele veio com o Windows XP em inglês. Gostaria de saber como consigo passá-lo para Português. Resposta da Assessoria de Imprensa da Microsoft: “Por se tratar de um notebook Toshiba, estamos falando de uma licença OEM, que está vinculada ao hardware. Este tipo de licenciamento não permite esta flexibilidade de alteração de idioma. Infelizmente você terá que adquirir uma versão FPP para utilizar no idioma de sua preferência (Português). Esta versão é a caixinha que vendemos em qualquer loja e que não vem instalado na máquina e custa em média R$ 800 (Windows XP Professional).”




Indo em Adicionar ou Remover Programas, Adicionar ou Remover Componentes do Windows no meu Windows XP a seguinte mensagem de erro aparece: “O Programa de Instalação não pôde abrir o arquivo de informações nlite.inf”. Com isso não consigo adicionar ou remover componentes do Windows.




Este problema pode ser resolvido da seguinte forma. Edite o arquivo Sysoc.inf e coloque um ponto-e-vírgula na frente da linha que contenha o nome “nlite.inf”. Salve o arquivo e tente novamente. Isto deve resolver o seu problema. Para editar este arquivo, clique em Iniciar, Executar, c:windowsinfsysoc.inf. Para que serve o Windows Desktop Search? Devo instalá-lo? O Windows Desktop Search (http://desktop.msn.com.br) é o concorrente do Google Desktop (http://desktop.google.com), sendo uma caixa de pesquisa que é adicionada em três locais do seu micro: IE, Desktop e Outlook. Com este utilitário você busca arquivos localizados em seu micro tais como documentos e e-mails usando palavras-chave presentes no interior do arquivo, usando a mesma estrutura de ferramentas de busca da Internet. Sua instalação é opcional e deve ser feita somente se você achar que tal recurso é interessante para você. Adquiri um micro Celeron D com disco rígido de 40 GB e 128 MB de RAM que veio com o Linux.




Como faço para instalar o Windows XP Professional com Service Pack 2? Após comprar o CD do Windows, basta dar boot com ele para instalá-lo.





Para isso, entre no setup do seu micro pressionando Del durante a contagem de memória e configure o PC para dar boot pelo CD (opção “Boot Sequence”). Saia do setup salvando as alterações efetuadas, insira o CD e pressione qualquer tecla para instalar o sistema. Após o sistema estar instalado, vá em http://www.windowsupdate.com/ para instalar o SP2 e demais atualizações. Como faço para criar um disquete de boot no Windows XP? Para criar um disquete de boot do Windows XP você precisará rodar um utilitário disponível em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=3130&z=49.





Como faço para impedir que o firewall do Windows XP SP2 não rode ao iniciar o Windows?




Eu já possuo um firewall de outra empresa e já tentei desabilitar o firewall do Windows, mas ele aparece sempre na barra de tarefas ao lado do relógio e fica aparecendo um aviso chato toda hora avisando que meu micro não está protegido.




Para desabilitar o firewall do SP2 faça o seguinte: Painel de Controle, Central de Segurança, role a tela e no final, em "Gerenciar configurações de segurança para:", clique em Firewall do Windows. Selecione "Desativado (não recomendável)" e clique em Ok. Para desativar a mensagem chata ("Seu computador pode estar em risco"), faça o seguinte. Volte à tela da Central de Segurança, agora abaixo de Firewall aparece uma caixa chamada "Recomendações". Clique nesta caixa e, na janela que aparecerá, habilite a caixa "Possuo uma solução de firewall que eu mesmo irei monitorar". Clique em Ok. O Windows parará de mostrar a tal mensagem chata.



Regularmente dou uma limpada nos cookies e arquivos temporários da Internet. Mas ontem um amigo esteve aqui e me mostrou outro monte de arquivos temporários, do Windows. Ele excluiu uma boa parte, mas deixou a maioria, com a recomendação de eu ter cuidado ao excluir o restante, pois se eu excluísse alguns deles, o PC não abriria e eu teria que entrar no modo de segurança. É aconselhável essa limpeza periódica? Como devo proceder para saber quais os arquivos temporários do Windows que podem ser excluídos? Estou interessado em fazer essa limpeza, pois a quantidade de arquivos temporários é enorme, e eu já noto uma certa lentidão na máquina (será por conta deles?).



Os arquivos temporários do Internet Explorer são usados como um cache, isto é, quando você abre um site que você já visitou recentemente, em vez do browser carregá-lo da Internet, ele carrega do seu disco rígido, caso o conteúdo não tenha sido modificado. É um bom procedimento limpar estes arquivos de vez em quando (a cada 6 meses, por exemplo), para liberar espaço no disco rígido, já que lá pode haver informações de sites que você só visitou uma única vez há séculos atrás. Isso é feito abrindo o Internet Explorer e indo em Ferramentas, Opções da Internet, Excluir arquivos, marcando a caixa Excluir todo o conteúdo off-line e clicando em Ok. Quanto aos cookies, se você apagá-los você perderá informações de login automático de sites que têm aquela opção "lembrar da minha senha". Quanto aos arquivos temporários do Windows, ao contrário do que o seu amigo falou, você pode apagá-los sem dó nem piedade. Eles só servem para ocupar espaço no disco rígido da máquina. Em geral basta apagar tudo o que tiver no diretório c:\windows\temp. Outra maneira de se apagar os arquivos temporários é clicando com o botão direito do mouse sobre o disco da máquina em Meu Computador, escolhendo a opção Propriedades e, em seguida, clicar na caixa Limpeza de disco.



Instalei o SP2 no meu Windows XP e foi feita uma atualização no Office XP. Entretanto ela não é instalada, vindo a seguinte mensagem: "Atualização crítica para o Office XP no Windows XP SP2 (KB 885884)". Realmente não sei como proceder para instalá-la.



Esta atualização descrita está disponível para download em http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;885884 Neste mesmo endereço você encontrará explicações detalhadas sobre esta atualização necessária para o seu micro. Em casos como este, basta você ir no site da Microsoft e colocar na caixa de procura o número do documento que descreve a atualização, no seu caso KB 885884.




Quando acesso a Internet meu computador mostra uma mensagem da autoridade NT/SYSTEM dizendo que ocorreu um erro de RPC e que meu computador se desligará em 60 segundos. Uso o Windows XP. Como faço para resolver este problema?



Seu micro está infectado por um vírus chamado Blaster. Você precisará remover o vírus usando a ferramenta disponível em http://download.bullguard.com/Antimsblast.exe . Em seguida, você precisa atualizar o seu Windows XP contra este vírus, baixando a atualização disponível no site da Microsoft (http://www.microsoft.com.br), vá à área de download e baixe o arquivo chamado Blaster: Atualização de segurança para o Windows XP. Após fazer essa atualização e reiniciar o micro, recomendamos que você vá no Windows Update (http://windowsupdate.microsoft.com/) e atualize o seu Windows XP com as atualizações críticas disponíveis. Manter o seu Windows XP atualizado fará com que seu micro fique protegido contra vários tipos de vírus e ataques.




Tenho um computador Pentium 4 de 1,6 GHz com Windows XP Professional instalado, porém como ocorreu um problema o técnico achou melhor formatar o disco rígido e instalar o Windows 98. Fiz o que o técnico sugeriu. Minha dúvida é: andei para trás? Quais as vantagens e as desvantagens? Segundo o técnico o Windows 98 tem menos problemas com vírus, é verdade?




Sinceramente, soluções do tipo "formata que resolve" e troca de sistema operacional por um inferior é coisa de técnico que não sabe lidar direito com sistemas operacionais mais recentes (e daí ele recomendar um que ele sabe trabalhar). Tecnicamente falando, o que o seu técnico falou não faz sentido. O Windows XP Professional é um sistema operacional infinitamente mais estável do que o Windows 98, porque o seu núcleo é baseado no Windows NT, enquanto o núcleo do Windows 98 é baseado no Windows 95. O espaço aqui é curto para explicarmos em detalhes a superioridade tecnológica do Windows XP sobre o Windows 98. Uma das diferenças é o fato de o Windows XP isolar cada programa em sua área própria de memória, sendo que o Windows 98 nem sempre faz isso; por este motivo, a probabilidade de um programa "travar" no Windows XP é muito inferior do que no Windows 98. Estamos falando, portanto, de duas tecnologias completamente diferentes. Desde que você mantenha o seu Windows XP atualizado pelo Windows Update, o Windows XP fica inclusive mais protegido a vírus e outros tipos de ataque do que o Windows 98. A única desvantagem que vemos no Windows XP para o seu micro é o fato de o seu micro usar um processador mais antigo e, com isto, o Windows XP possivelmente será mais lento do que o Windows 98, por ser um sistema operacional mais "pesado".




Eu uso o sistema operacional Windows XP Professional e quando eu pressiono as teclas Ctrl + Alt + Del aparece uma janela com a seguinte mensagem: “O Gerenciador de Tarefas foi desativado pelo Administrador". Eu gostaria de saber como ativá-lo de novo, pois fica bastante difícil utilizar a máquina sem esta importante ferramenta de trabalho.



Esta opção é desabilitada nas diretivas de segurança do Windows XP. Para habilitá-la novamente, siga os passos a seguir. Execute o gpedit.msc (menu Iniciar, opção Executar). Selecione Configuração do Usuário, Modelos administrativos, Sistema, Opções de Control+Alt+Del. Basta dar um duplo clique em Remover Gerenciador de Tarefas e alterar a sua configuração.


Como faço para instalar o Windows em um HD Serial ATA?



Logo na primeira tela de instalação do Windows XP, pressione a tecla F6. Isto irá fazer com que o Windows peça o driver do chip Serial ATA (dispositivo adicional). Pouco tempo depois o Windows pedirá o driver do dispositivo adicional. Basta inserir o disquete que acompanha a placa-mãe contendo o driver Serial ATA e você conseguirá instalar o Windows sem problemas. Se você perdeu este disquete, você deverá baixar o driver do chip Serial ATA no site do fabricante da sua placa-mãe e descompactá-lo em um disquete.



Apareceu (ou somente agora notei) uma pasta chamada "System Volume Information" no meu disco rígido c:. O preocupante é que esta pasta está vazia, ela é "oculta" e está com um vírus "Trojan" (Cavalo de Tróia) nela, de acordo com o meu antivírus AVG 6.0. Já tentei de tudo e não consigo apagar esta pasta. O que devo fazer?


Esta pasta é onde o Windows XP armazena informações da Recuperação de Sistema, recurso que permite desfazer alterações feitas no computador. Se o seu micro está sem vírus e o seu anti-vírus somente aponta um vírus nesta pasta, possivelmente o Windows XP criou um ponto de restauração quando o seu PC foi originalmente infectado, mantendo lá uma cópia do vírus. Para você (e seu antivírus) conseguir ter acesso total a esta pasta para remover o vírus, você terá de entrar o seguinte comando na linha de comando do Windows XP: cacls "c:\System Volume Information" /E /G "nome_usuário":F. Substitua o "nome_usuário" pelo seu nome de usuário no Windows XP. Note que as aspas devem ser entradas, caso contrário o comando não será processado. Para chamar a linha de comando do Windows XP, clique em Iniciar, Executar e entre cmd. É importante que você não apague esta pasta, ou então você não conseguirá restaurar o seu PC para uma configuração anterior em caso de pane. A não ser que você resolva desabilitar o recurso de Restauração do Sistema, o que pode ser feito no ícone Sistema do Painel de Controle, guia Restauração do sistema, marcando a caixa "Desabilitar a restauração do sistema em todas as unidades".

terça-feira, 11 de agosto de 2009

INFORMÁTICA PARA CONCURSO

Abaixo segue a programação da matéria de INFORMÁTICA que constará no concurso de Oficial de Justiça para o Estado de São Paulo para 11/10/09:

INFORMÁTICA - com 08 (oito) questões sobre conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Perfis de Hardware (Arquitetura simplificada do computador (HD’s, unidades de memória, dispositivos de entrada, características dos processadores e periféricos); Microsoft Office 97/XP/2000 e 2003 (criação, formatação e manipulação de editores de texto, planilhas, apresentações e bancos de dados); Principais operações no Windows Explorer: criação e organização de “pastas”, pesquisa de arquivos e identificação dos tipos de arquivos; Métodos de backup (cópia de segurança); Internet Explorer: conceitos de “host”, Intranet e protocolos de Internet (navegação, correios eletrônicos institucionais e pesquisas); Noções sobre protocolo TCP/IP; Principais comandos no Microsoft Office Outlook);

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Outlook

INFORMÁTICA
Introdução ao Microsoft Outlook
Ao instalar o Outlook, o Programa de Instalação procura o seu perfil de usuário — caso não tenha um perfil de usuário, o Programa de Instalação criará um para você. Um perfil de usuário é um grupo de configurações que define a forma como você está configurado para trabalhar no Outlook. Por exemplo, o perfil de usuário poderia especificar que você envia e recebe mensagens com a sua conexão com a Internet ou que não utiliza correio eletrônico de forma alguma e tem um arquivo de pasta particular. Para enviar, armazenar e receber mensagens e itens do Outlook, e para especificar onde armazenar suas informações do Outlook, você utiliza um grupo de configurações chamado serviço de informações. O serviço on-line Microsoft Network, pastas particulares e o Microsoft Exchange Server são exemplos de serviços de informações.



Se você planeja usar recursos de correio eletrônico no Outlook, será preciso adicionar o serviço de informações apropriado ao seu perfil de usuário. Se não planeja usar correio eletrônico ou se tiver um perfil de usuário existente com o serviço de informações e as configurações recomendadas pelo administrador, você poderá começar imediatamente. Será possível adicionar ou remover um serviço de informações a qualquer momento.
Com base no que deseja fazer, você pode usar as seguintes opções para começar:
· Usar o Outlook agora, sem correio eletrônico.
· Se você trabalha em uma empresa, use o Outlook com as configurações recomendadas pelo administrador. Caso já tenha um perfil de usuário, talvez seja possível usar o Outlook sem alterar suas configurações atuais.
· Se desejar obter informações sobre o que você pode fazer com o Outlook, verifique os recursos impressos e on-line disponíveis.
· Para obter informações profundas sobre o Microsoft Outlook e Office, você poderá obter diversos livros da Microsoft Press.
· Começar rapidamente no Outlook, mesmo que você não leia manuais.
· Descubra sobre os serviços de informações de correio eletrônico fornecidos com o Outlook. Usando serviços de informações, você pode controlar como o Outlook endereça e entrega mensagens e como suas mensagens e pastas são armazenadas. Você também pode configurar serviços de informação para enviar faxes ou conectar-se a outros sistemas de correio eletrônico.
Sobre o que você deseja obter informações?
Usar o Outlook sem correio eletrônico
Usar o Outlook na sua empresa
Informações impressas e on-line sobre o que você pode realizar com o Outlook
Livros da Microsoft Press sobre o Microsoft Outlook e Office
Onde iniciar se você não lê manuais
Serviços de informações de correio eletrônico fornecidos com o Outlook

Livros da Microsoft Press sobre o Microsoft Outlook e Office
A Microsoft Press dispõe de produtos de suporte e treinamento que irão ajudá-lo a tirar o máximo proveito de todos os produtos da Microsoft, inclusive o Microsoft Office, o Microsoft Windows 95, Microsoft Windows NT Workstation e o Windows 2000 Professional.
Seja você um usuário iniciante ou avançado, um profissional de suporte ou um desenvolvedor de software, a Microsoft Press tem o que você está procurando — desde referências rápidas e manuais de treinamento completos até livros de referência de computador, recursos técnicos e programação.
Para encontrar o representante dos produtos da Microsoft Press mais próximo, visite o site da Microsoft Press na Web ou entre em contato com o escritório local da Microsoft. No Brasil, entre em contato com o escritório da Microsoft pelo telefone (011) 822-5764. Para obter uma visão rápida do que está disponível, examine o resumo de livros abaixo.
Este tópico fornece informações de referência sobre:
Livros sobre o Outlook 2000
Livros sobre o Office 2000 que incluem informações sobre o Outlook
Voltar ao início
Livros sobre o Outlook 2000
Guia Autorizado do Microsoft Outlook 2000
Um guia do usuário abrangente que contém informações de referência, exemplos e dicas especiais de especialistas em software.
ISBN: 1-57231-939-9
UPC: 790145193995
Autor: Alan Neibauer
Treinamento em Microsoft Outlook 2000
Uma ferramenta de aprendizado para usuários de PC iniciantes e intermediários que enfoca as tarefas e não os recursos e possui instruções aceleradas.
ISBN: 1-57231-991-7
UPC: 790145199171
Autor: Online Press, Inc.
Microsoft Outlook 2000 Sem Mistério
Um guia de referência rápida altamente visual para a solução de problemas específicos.
ISBN: 1-57231-948-8
UPC: 790145194886
Autor: Stephen L. Nelson
Microsoft Outlook 2000 Passo a Passo
Um tutorial prático individual com as informações básicas sobre o Outlook.
ISBN: 1-57231-982-8
UPC: 790145198280
Autor: Catapult, Inc.
Guia de Bolso do Microsoft Outlook 2000
Uma obra de referência rápida para usuários iniciantes e intermediários que necessitam de um recurso portátil e confiável para responder a questões sobre software.
ISBN: 1-57231-978-X
UPC: 790145197801
Autor: Stephen L. Nelson
Voltar ao início
Livros sobre o Office 2000 que incluem informações sobre o Outlook
Guia Autorizado do Microsoft Office 2000 Premium
Um manual do usuário abrangente que contém informações de referência, exemplos e dicas especiais de especialistas em software.
ISBN: 1-57231-945-3
UPC: 790145194534
Autores: Michael Halvorson e Michael Young
Guia Autorizado do Microsoft Office 2000 Standard e Professional
Um manual do usuário abrangente que contém informações de referência, exemplos e dicas especiais de especialistas em software.
ISBN: 1-57231-936-4
UPC: 790145193643
Autores: Michael Halvorson e Michael Young
Microsoft Office 2000 Step by Step Learning Kit
Um kit de treinamento integrado para usuários do Office 2000 que inclui aprendizado prático baseado em material impresso e de multimídia.
ISBN: 0-7356-0508-4
UPC: 790145150847
Autor: Microsoft Press
Microsoft Office 2000 Step by Step Interactive
Oferece treinamento abrangente baseado em tarefas e em multimídia para usuários iniciantes e experientes do Microsoft Office 2000.
ISBN: 0-7356-0506-8
UPC: 790145050687
Autor: Microsoft Press
Treinamento Rápido em Microsoft Office 2000 Standard e Professional
Uma ferramenta de aprendizado para usuários de PC iniciantes e intermediários que enfoca as tarefas e não os recursos e possui instruções aceleradas.
ISBN: 1-57231-981-X
UPC: 790145198105
Autor: Online Press, Inc.
Microsoft Office 2000 Standard e Professional Sem Mistério
Um guia de referência altamente visual para resolução de problemas específicos.
ISBN: 1-57231-937-2
UPC: 790145193728
Autor: Perspection, Inc.
Microsoft Office 2000 Standard e Professional 7 em 1 Passo a Passo
Um tutorial prático individual com informações básicas sobre o Office.
ISBN: 1-57231-984-4
UPC: 790145198440
Autor: N/A
Guia Autorizado do Microsoft Office 2000 Small Business
Um guia abrangente do usuário que contém informações de referência, exemplos e dicas especiais de especialistas em software.
ISBN: 1-57231-958-5
UPC: 790145195852
Autores: Michael Halvorson e Michael Young
Microsoft Office 2000 Small Business Sem Mistério
Um guia de referência altamente visual para resolução de problemas específicos.
ISBN: 0-7356-0546-7
UPC: 790145054678
Autor: Perspection, Inc.
Microsoft Office 2000 Resource Kit
Um guia definitivo sobre como instalar, configurar e oferecer suporte ao Microsoft Office na sua empresa. Esse kit foi desenvolvido para administradores de sistemas, consultores e usuários avançados e apresenta uma abordagem completa, não importando se você executa o Microsoft Office no Windows 95, no Windows NT Workstation ou no Macintosh.
ISBN: 0-7356-0555-6
UPC: 790145055569
Autor: Microsoft Corporation
Voltar ao início






Recursos básicos do Microsoft Outlook
O Microsoft Outlook é um cliente de colaboração e mensagens que ajuda você a organizar e compartilhar informações da sua área de trabalho e se comunicar com outras pessoas. Para aprender sobre os recursos do Outlook, clique nos vínculos abaixo. Para obter uma visão geral do Outlook, você pode fazer o tour.
Sobre o que você deseja obter informações?
Gerenciar a Caixa de entrada do escritório, de casa ou em trânsito
Manter o calendário e planejar reuniões com outros.
Organizar os contatos e manter as informações comerciais e particulares atualizadas.
Gerenciar tarefas e organizar as listas de tarefas comerciais e particulares.
Manter um diário para registrar e controlar atividades importantes de todos os tipos.
Gravar anotações para lembrar-se de questões, idéias, orientações ou qualquer outro item.
Gerenciar arquivos e pastas além de abrir, criar e compartilhar arquivos do Microsoft Office.
Usar o Outlook com a Internet para exibir páginas da Web, enviar hyperlinks e páginas da Web em correio eletrônico e compartilhar informações de calendário e contato.
Usar ferramentas de produtividade geral no Outlook para ajudá-lo a trabalhar com mais eficiência.
Usar opções de programação para personalizar o Outlook.

Gerenciar a Caixa de entrada
Para aprender mais sobre qualquer destes recursos do Microsoft Outlook, você pode perguntar ao Assistente do Office.
Correio eletrônico Corresponda-se com outros, envie anexos de arquivo e responda a solicitações de reunião e tarefa.
AutoVisualização Leia as primeiras linhas de uma mensagem sem abri-la.
Pasta Rascunhos Recupere mensagens inacabadas da pasta Rascunhos, onde todas as mensagens não enviadas são armazenadas.
Abertura fácil de anexos Para obter rapidamente as informações de que você necessita, abra e exiba um anexo sem abrir primeiro a mensagem de correio eletrônico.
AutoNome Digite nomes nas caixas Para, Cc e Cco de uma mensagem e o Outlook pesquisará automaticamente os endereços exatos de correio eletrônico no Catálogo de endereços e verificará se os nomes coincidem com entradas no Catálogo de endereços.
Sinalização para acompanhamento Marque as mensagens com lembretes de acompanhamento.
Pesquisa de nomes em diretórios públicos Ao endereçar correio eletrônico, pesquise nomes em diretórios públicos na Internet, como Yahoo! People Search e Bigfoot.
Assinatura Adicione automaticamente um texto ou assinatura pessoal a mensagens de correio eletrônico enviadas e insira um texto ou assinatura pessoal em qualquer item. Crie várias assinaturas para serem utilizadas para diferentes finalidades.
Segurança digital Assine uma mensagem com uma assinatura digital para certificar-se de que ela não seja alterada por outra pessoa. Lacre uma mensagem com criptografia para certificar-se de que ela e seus anexos sejam legíveis somente para os destinatários selecionados.
Assistente de regras Crie regras para mover, excluir, destacar, encaminhar ou sinalizar automaticamente mensagens que chegam ou são enviadas. Execute regras a qualquer momento para processar mensagens que você já tenha recebido ou movido para outras pastas.
Localização de todas as mensagens relacionadas ou todas as mensagens de um remetente Localize todas as mensagens da pasta atual com o mesmo assunto ou de uma pessoa específica.
Correio HTML Envie mensagens que contenham itens que possam ser exibidos por um navegador da Web; por exemplo, elementos gráficos animados, figuras e objetos multimídia.
Alternância de formatos de correio eletrônico de forma instantânea Alterne entre formatos de edição de texto sem formatação, HTML e Rich Text no Outlook a qualquer momento.
Envio de correio eletrônico do Microsoft Office a partir do Outlook Redija uma mensagem usando qualquer programa do Office e envie-a como HTML. Os destinatários poderão ler a mensagem não importa se o programa do Office esteja instalado ou não em seu computador.
Hyperlinks Inclua um vínculo direto para um servidor de arquivo ou página da Web em uma mensagem de correio eletrônico.
Validade de mensagem e entrega adiada Se você estiver usando o Microsoft Exchange Server, marque uma mensagem para ser excluída em um determinado momento. Ou envie uma mensagem agora, mas faça com que ela ser entregue aos destinatários mais tarde.
Organização da Caixa de entrada Organize a Caixa de entrada codificando com cor as mensagens de correio eletrônico importantes, alterando a maneira como você exibe as mensagens e filtrando mensagens não desejadas.
Painel de visualização Leia o conteúdo inteiro de uma mensagem sem abri-la.
Comentários de resposta Identifique com facilidade seus comentários marcando com o seu nome as alterações efetuadas no corpo das mensagens às quais você está respondendo.
Papel de carta Personalize as mensagens sendo enviadas adicionando imagens e cores de plano de fundo.
Recibos de leitura O Outlook gera e acompanha recibos de leitura padrão da Internet.