sexta-feira, 9 de setembro de 2011

WEBFÓLIO

WEBFOLIO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM

AUTORES:MARIA GRACE MARTINS E MARCIO ZENKER

Comentários do Escriba Valdemir Mota  de Menezes:

Webfólios são produções de textos, sons, imagens e vídeos que podem ser inseridos em blogs. Atualmente, pensadores da Eduacação como Maria Grace Martins e Marcio Zenker, têm sugerido que os professores repensem a forma de trabalhar a educação com o auxílio da tecnologia. A criação de sites pessoais na internet, os chamados “blogs”, tem sido uma oportunidade de usar esta ferramenta na produção escolar.

Os blogs podem ser facilmente criados pelos professores e alunos, em grupo ou individualmente para que o processo de aprendizagem possa ser alimentado e arquivado direto na internet. A dupla de escritores aponta vários sites que ajudam na elaboração destes blogs e dão várias dicas de como pode ser criado estes mecanismos de interação na internet

 

 --------------------------------------------------------------

 

webfólio como estratégia de avaliação e aprendizagem.

O planejamento é primordial no incio do ano letivo pois devemos rever tudo o que foi bom acrescentando, adaptando e identificando os atuais interesses e necessidades de aprendizagem; pois por mais que lecionamos novamente com a mesma faixa etária nunca trabalhamos com alunos iguais e sempre fica a pergunta como conhecer melhor o nosso aluno? o que foi que aprendeu no ano anterior? como envolvê-lo?
Então que vem a proposta de incluir o webfólio como processo de aprendizagem que pode envolvê-lo tentando ilustrar as possibilidades e os benefícios dessa prática, tendo como um continente de diferentes tipos de documentos como anotações pessoais, experiencias de aula , trabalhos pontuais , conexões com outros temas fora da escola , representações fora da escola dentre outras. isso evidência o conhecimento que fora sendo construido, sua estratégia para aprender e a disposição para continuar aprendendo, fazendo o alunato ter a concepção de que deve ter um planejamento uma organização se atualizando sempre.
Esses meios como Portfólio, webfólio e blogs permite uma reflexão maior do alunato quanto ao contéudo , pois ele tem a consciencia de que será editada e publicada para coméntarios posteriores dos participantes. Por isso a importancia de incerir essas tecnologias dentro da sala de aula.

WEBQUEST

A matéria abaixo, eu li e aprovei como método educacional (Escriba Valdemir Mota de Menezes)
    
O que é
Definição

Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web.

O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.

Dodge a define assim:

    "Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."

Descrição geral

Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos.

A webquest sempre parte de um tema (o Egito Antigo, por exemplo) e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor.

Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web.

É comum que a Tarefa exija dos alunos a representação de papéis (faraó, arquiteto, escravo), para promover o contraste de pontos de vista ou a união de esforços em torno de um objetivo.
Tipos

Bernie Dodge divide a webquest em dois tipos, ligados à duração do projeto e à dimensão de aprendizagem envolvida:

Webquest curta - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos.

Webquest longa - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.
Seções da WQ

Como regra geral, uma webquest é constituída de sete seções:

   1. Introdução
   2. Tarefa
   3. Processo
   4. Fontes de informação
   5. Avaliação
   6. Conclusão
   7. Créditos

Introdução

A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.

Se a WQ tem um cenário ou pede representação de papéis ("Você é um detetive tentando descobrir um poeta misterioso"), isso deve ser mencionado na Introdução.

seções

Tarefa

A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo).

Exemplos de Tarefas:

    * resolver um problema;
    * solucionar um mistério;
    * formular e defender uma opinião;
    * analisar uma problemática;
    * colocar em palavras uma descoberta pessoal;
    * elaborar um resumo;
    * inventar uma mensagem persuasiva;
    * redigir um relato jornalístico, ou
    * qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.

seções

Processo

O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.

Exemplo:

   1. Primeiro, formem grupos de três alunos.
   2. Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar.
   3. ...e assim por diante.

Na seção Processo, também cabe sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc.

seções

Fontes de informação

As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa.

As fontes de informação costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada.

seções

Avaliação

Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.

O gabarito de avaliação abaixo pode ser usado pelo professor para montar essa seção. O que aparece na tabela são instruções do que o professor deve escrever em cada coluna:

   
Etapas     Nível Iniciante
1 ponto     Nível Aprendiz
2 pontos     Nível Profissional
3 pontos     Nível Mestre
4 pontos     Pontos

1ª etapa

Escreva aqui o objetivo ou desempenho esperado
   

Dê uma descrição que reflita um nível iniciante de desempenho.

(Exemplo: Pouco interesse; pouca participação nas discussões)
   

Dê uma descrição que reflita uma certa desenvoltura e movimento em direção ao domínio do desempenho.

(Exemplo: Interesse superficial; alguma participação nas discussões)
   

Dê uma descrição que reflita o domínio do desempenho.

(Exemplo: Bom nível de interesse; boa participação nas discussões.)
   

Dê uma descrição que reflita o nível mais alto de desempenho.

(Exemplo: Profundo interesse; excelente participação nas discussões.)
   

2ª etapa

...
   
   
   
   
   

seções

Conclusão

A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos.

A conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retóricas e links adicionais.

seções

Créditos

A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.

Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas.

Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da webquest.

seções

Objetivos educacionais

A metodologia webquest pode ajudar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes:

Modernizar modos de fazer educação

As WQs fornecem orientações bastante concretas para tornar possível e efetivo o uso da Internet. E isso, na forma e na essência, é uma maneira de praticar uma educação sintonizada com nosso tempo.

Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas

Conteúdos publicados na Internet, sobretudo os produzidos profissionalmente, refletem saberes e informações recentes. Além disso, são produtos autênticos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

Promover aprendizagem cooperativa

As WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação.

Desenvolver habilidades cognitivas

O modo de organizar Tarefa e Processo numa webquest pode oferecer oportunidades concretas para o desenvolvimento de habilidades do conhecer que favorecem o aprender a aprender.

Transformar informações ativamente (em vez de apenas reproduzi-las)

Na educação tradicional, parece que a preocupação central é armazenar e reproduzir "matéria". Na perspectiva sugerida por Dodge, o importante é acessar, entender e transformar as informações existentes, tendo em vista uma necessidade, problema ou meta significativa.

Incentivar a criatividade

Se bem concebida, a Tarefa planejada para uma webquest engaja os alunos em investigações que favorecem criatividade.

Favorecer o trabalho de autoria dos professores

Webquests devem ser produzidas por professores, não por especialistas ou técnicos. A ídéia é oferecer oportunidades concretas para que os professores se vejam como autores de sua obra e atuem como tal.

Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos

Concebidas como publicações típicas do espaço Web (abertas, de acesso livre, gratuitas etc.), as webquests são uma forma interessante de cooperação e intercâmbio docente.
Origem

Bernie Dodge, o criador do conceito de webquest, é norte-americano, professor de Tecnologia Educacional da San Diego State University, Califórnia, EUA, desde 1980.

No desenvolvimento do modelo webquest, Dodge teve o apoio de Tom March, a quem costuma ser atribuída a autoria de algumas das melhores webquests.

The Webquest Page é o site do Professor Dodge sobre o assunto, referência fundamental da metodologia webquest.

Dodge vem utilizando ferramentas online há mais de 20 anos, para fomentar a troca de experiências entre educadores. Desenvolveu diversos softwares que estão no mercado, incluindo o PLANalyst, que auxilia na criação de planos de aula.

Um outro projeto seu é o Irrawaddy, um ambiente de escrita que capacita crianças (e estudantes de pós-graduação) a criar histórias interativas e simulações na Web.

Seu relacionamento profissional com o Senac de São Paulo tem uma história de mais de quinze anos. Dodge veio ao Brasil diversas vezes para ministrar workshops e palestras sobre diversos assuntos, inclusive webquest.

O Professor Dodge gosta muito de receber comentários e contribuições sobre webquest e por isso coloca seu e-mail à disposição: bdodge@mail.sdsu.edu

   
   
           

©2003 SENAC-SP - Todos os direitos reservados | Créditos

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NEUVO LOOK PARA BLOGGER

Nuevo look para Blogger
Hace 1 semanaby Verónica
Como puede que ya hayas oído, las cosas están empezando a verse un poco diferentes en muchos productos de Google y hoy es el turno de Blogger.




Pasaron unos cuantos años desde que hicimos cambios importantes en el diseño de Blogger. Hemos reescrito desde cero la edición completa y la experiencia de gestión para que te sea más rápida y eficiente, así como más fácil para nosotros de actualizar y mejorar con el tiempo.

A lo largo del proceso de diseño, realizamos entrevistas a usuarios que nos ayudaron a identificar cómo hacer que Blogger sea aún más fácil y agradable de usar. También vimos a los usuarios utilizar nuestra nueva interfaz e hicimos muchas mejoras a partir de sus comentarios.

Una experiencia simplificada

Ya sea que te encuentres en el Escritorio o en la Configuración de blogger.com puedes crear o editar entradas con un solo clic desde la parte superior de la pantalla. Además, el editor de entradas se ha ampliado y simplificado para que puedas tener una vision más grande para la elaboración y vista previa de tu trabajo.

Monitorea y crece tu audiencia en un vistazo

En la nueva sección “Visión General” de tu Escritorio, podrás obtener una idea de cómo la gente reacciona a tu blog a partir de un gráfico que te informará sobre el tráfico a tu blog, la actividad en cuanto a comentarios y el número de seguidores. Para más orientación e inspiración encontrarás una lista de enlaces útiles, como un feed con actualizaciones de Blogger y una sugerencia de blogs que pueden resultarte interesantes.

Habilita la nueva interfaz

A partir de hoy, vamos a habilitar de forma gradual la opción de probar la nueva interfaz. Esto quiere decir que es necesario que elijas probar la nueva interfaz para experimentarla. Durante los próximos días, presta atención a un mensaje que aparecerá en tu Escritorio con las instrucciones para habilitar la nueva interfaz. Te recomendamos revisar esta página de nuestra Ayuda de Blogger para conocer en detalle qué ha cambiado.

Si tienes sugerencias o comentarios sobre este nuevo diseño, haz clic en el ícono en la parte superior derecha y selecciona “Enviar comentarios”.

Estamos trabajando duro para modernizar y mejorar radicalmente la experiencia de Blogger desde el principio, y esperamos que disfrute de la primera de una serie de cambios importantes que que están en camino en los próximos meses.

Publicado por Chang Kim, Product Manager

terça-feira, 19 de julho de 2011

RAZÃO DESTE SITE

Sou um curioso pela informática, não pretendo ensinar ninguém, apenas coleto informações sobre informática, e a disponibilizo aqui para que de alguma forma possa ajudar alguém. Convoco os cristão a usarem o computador para a Glória de Deus e não para coisas supérfluas e pecaminosas (por: escriba Valdemir Mota de Menezes)

GOOGLE ADSENSE

As informações abaixo, retirei do próprio Google. As pessoas que possuem blogs locados no blogger podem ganhar dinheiro permitindo que o Google explore comercialmente seu site com anúncios. Como os meus 200 blogs não tem fins lucrativos, não me associei ao Google Adsense. Acho que o mundo tem propaganda demais e não quero misturar a mensagem cristã que prego com meio para ganhar dinheiro. Mas de qualquer forma não sou contra esta forma de exploração comercial. (Por: escriba Valdemir Mota de Menezes)

-----------------------------------

Você está se perguntando quando receberá seu pagamento do AdSense? Gostaria de saber se receberá neste ou no próximo mês? Compilamos este guia para explicar a você nosso processo de pagamento, desde as cinco etapas fundamentais para configurar sua conta até uma visão geral da vida útil de um pagamento. Tudo o que você precisa saber está aqui.

Cinco etapas para receber o pagamento
Acompanhamento dos ganhos
Cronogramas dos pagamentos ou "Quando recebo o pagamento?"
Retenção de pagamentos
Cinco etapas para receber o pagamento
Para configurar sua conta para receber seu primeiro pagamento do AdSense, conclua todas as etapas a seguir. Seus ganhos deverão atingir os limites apropriados para que você possa fornecer suas informações fiscais, selecionar uma forma de pagamento e inserir seu PIN ou o número de telefone de confirmação.
1. Confirme seu endereço

Como os pagamentos e os PINs, descritos a seguir, são enviados para o endereço de correspondência cadastrado em sua conta, é importante confirmar se o endereço de pagamento e o nome do beneficiário estão corretos. Os pagamentos com cheque e pelo Western Union são emitidos para o nome do beneficiário exatamente como ele está inserido em sua conta.

Se precisar corrigir alguma informação, siga as instruções da Central de Ajuda.

2. Forneça suas informações fiscais

Dependendo de sua localização, talvez tenhamos que coletar algumas de suas informações fiscais. Se for solicitado que você envie suas informações fiscais ao Google, faça-o na página Informações fiscais, na guia Minha conta. Nossa interface orientará você na seleção dos formulários e requisitos adequados a sua situação.

Vá à página "Informações fiscais" agora

3. Selecione sua forma de pagamento

Dependendo de seu endereço, pode haver várias opções de pagamento disponíveis, incluindo cheques, transferência eletrônica de fundos e Quick Cash do Western Union. A maneira mais fácil de descobrir quais são suas opções de pagamento é acessar a página Configurações da conta e clicar no link Informações de pagamento [editar].

Se você já for um editor aprovado, escolha sua forma de pagamento agora

4. Insira seu PIN e o número de telefone de confirmação

Quando seus ganhos atingirem o limite de confirmação, enviaremos um PIN (Personal Identification Number ou Número de identificação pessoal) ao endereço de pagamento cadastrado em sua conta. Para receber seus pagamentos, insira esse PIN em sua conta. O PIN será enviado por correio padrão e levará de duas a três semanas para chegar.

Dependendo de sua localização, poderá ser necessário confirmar seu número de telefone. Como parte desse processo, nosso sistema entrará em contato por telefone em um horário combinado e você deverá discar o número de confirmação exibido em sua conta do AdSense.

5. Atinja o limite de pagamento em ganhos

Quando o total de seus ganhos não pagos atingirem o limite de pagamento, emitiremos o pagamento no final do mês seguinte. Esse limite varia de acordo com a moeda do relatório de sua conta.

Por exemplo, suponha que o limite de pagamento para sua conta seja de US$ 100. Nesse caso, se o total de seus ganhos não pagos atingirem US$ 100 durante o mês de janeiro e você tiver concluído as quatro etapas descritas acima, nós emitiremos seu pagamento no final de fevereiro.

Se o total de seus ganhos não pagos não tiverem atingido o limite de pagamento, eles serão acumulados para o mês seguinte e continuarão sendo acumulados até que atinjam o limite.

Os pagamentos são enviados dentro de aproximadamente 30 dias após o final do mês. Consulte o cronograma de seu ciclo de pagamentos na seção Cronogramas dos pagamentos a seguir.

Voltar ao início

Acompanhamento dos ganhos
Você pode acompanhar seu desempenho e seus ganhos do AdSense na guia Relatórios de sua conta. A guia Relatórios inclui duas subguias importantes: "Visão geral" e "Relatórios avançados"; elas exibirão detalhes diários sobre seus ganhos do AdSense. Você também encontrará informações importantes na página Histórico dos pagamentos, que pode ser acessada a partir das guias "Visão geral" e Minha conta.

A página Histórico dos pagamentos acompanha o status dos pagamentos emitidos anteriormente, bem como dos cálculos mensais da conta. Você pode clicar no link "Detalhes dos ganhos" de qualquer mês para visualizar seu total de ganhos, bem como todos os ajustes feitos em sua conta. Quando você se qualificar para receber um pagamento e este tiver sido emitido, você o visualizará nessa página como Pagamento emitido. Clique no link para visualizar os detalhes do pagamento, bem como a taxa de câmbio usada para calcular seu pagamento em moeda local, se aplicável.

Voltar ao início

Cronogramas dos pagamentos ou "Quando recebo o pagamento?"
Uma das perguntas comuns que a equipe de suporte do AdSense recebe é "Quando recebo o pagamento?". É uma boa pergunta, visto que você deve ter se associado ao AdSense para ganhar dinheiro e não só porque acha nossos anúncios bonitos. Desse modo, essa seção descreve como o ciclo de pagamentos do AdSense opera ao longo do mês para que você tenha uma boa ideia de quando e como receberá seu pagamento.

Ganhos registrados: No último dia de cada mês, nosso sistema identifica todas as contas que atingiram o limite de pagamento. Então, todas as contas que atingiram o limite serão enviadas para aprovação. Nos primeiros dias do mês, um link com detalhes de ganhos específicos será postado na página Histórico dos pagamentos.

Pagamento emitido: nas próximas semanas, a linha "Pagamento emitido" será postada na página Histórico dos pagamentos, indicando que seu pagamento foi calculado. Nesse momento, processaremos e enviaremos seu pagamento.

Recebimento do pagamento: o tempo que leva para que você receba seu pagamento depende da forma de pagamento selecionada.

Cheques com entrega padrão: Geralmente, você receberá os cheques em uma ou duas semanas após a data do envio nos EUA. Fora dos EUA, normalmente você os receberá dentro de duas a quatro semanas.
Cheques com entrega com seguro: geralmente você receberá os cheques dentro de cinco a sete dias.
Pagamentos por EFT: o pagamento deverá ser creditado em sua conta bancária dentro de dois a quatro dias.
Pagamentos com Quick Cash do Western Union: estarão disponíveis para retirada em um agente local no dia seguinte.
Pagamentos com Rapida: estarão disponíveis para retirada em sua unidade de correio local dois dias úteis depois de serem emitidos.
Se houver qualquer problema com seu pagamento, uma notificação será postada na página Histórico dos pagamentos. Se você não receber seu pagamento 60 dias depois de sua emissão, poderá solicitar uma reemissão.

Voltar ao início

Retenção de pagamentos
Caso prefira não receber pagamentos por algum tempo, poderemos retê-los para você. Basta configurar uma autorretenção de pagamentos em sua conta.

A definição de uma retenção interromperá os pagamentos e sua conta continuará a acumular ganhos. Depois que você remover a retenção, emitiremos um único pagamento consolidado referente a todos os seus ganhos não pagos. Para definir ou remover uma retenção, siga essas instruções.

Todas as alterações em suas preferências de retenção devem ser feitas até o dia 15. As alterações feitas nessas configurações após o dia 15 podem ser aplicadas ao ciclo de pagamentos atual ou ao próximo.

Voltar ao início


Pronto para começar?

Inscreva-se no AdSense

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

GOOGLE TRANSLATOR

FONTE: GOOGLE

Por dentro do Google Tradutor
Saiba como as nossas traduções são criadas
O que é o Google Tradutor?

O Google Tradutor é um serviço de tradução gratuito que fornece traduções instantâneas em 57 idiomas. Ele pode traduzir palavras, frases e páginas da web entre qualquer combinação dos idiomas aceitos. Com o Google Tradutor, esperamos disponibilizar informações úteis para todos, independentemente do idioma em que estiverem escritas.
Como funciona?

Quando gera uma tradução, o Google Tradutor procura padrões em centenas de milhares de documentos para ajudar a decidir qual é a melhor tradução. Ao detectar padrões em documentos que já foram traduzidos por tradutores humanos, o Google Tradutor pode fazer escolhas inteligentes e determinar qual é a tradução apropriada. Esse processo de procurar padrões em grandes quantidades de texto é chamado de "tradução automática estatística". Como as traduções são geradas por máquinas, nem todas serão perfeitas. Quanto mais documentos traduzidos por humanos o Google Tradutor puder analisar em um idioma específico, melhor será a qualidade da tradução. É por esse motivo que a precisão da tradução às vezes varia de acordo com o idioma.
Quais idiomas são aceitos pelo Google Tradutor?

Atualmente o Google Tradutor oferece suporte a 57 idiomas:
Africâner
Albanês
Árabe
Bielorrusso
Búlgaro
Catalão
Chinês
Croata
Tcheco
Dinamarquês
Holandês
Inglês
Estoniano
Filipino
Finlandês
Francês
Galego
Alemão
Grego
Hebraico
Hindi
Húngaro
Islandês
Indonésio
Irlandês
Italiano
Japonês
Coreano
Letão
Lituano
Macedônio
Malaio
Maltês
Norueguês
Persa
Polonês
Português
Romeno
Russo
Sérvio
Eslovaco
Esloveno
Espanhol
Suaíli
Sueco
Tailandês
Turco
Ucraniano
Vietnamita
Galês
Iídiche

Os idiomas que se encontram na fase alfa são:
Armênio
Azerbaijão
Basco
Georgiano
Criolo haitiano
Urdu

O Google Tradutor testa outros idiomas, chamados de "idiomas alfa", que podem ter uma qualidade de tradução menos confiável do que a dos nossos idiomas suportados. Estamos sempre trabalhando para oferecer suporte a outros idiomas e os apresentaremos assim que a qualidade da tradução atender aos nossos padrões.
O que posso fazer para melhorar a qualidade da tradução?

Se você perceber que uma de nossas traduções poderia ser melhor, clique no link "Sugira uma tradução melhor" na página de resultados para sugerir melhorias. Você pode também ajudar a melhorar a qualidade da tradução usando o Translator Toolkit para traduzir ou carregando as suas memórias de tradução no Translator Toolkit.
Quer saber mais?

Se você ainda tiver dúvidas sobre o Google Tradutor ou desejar fazer comentários, confira o grupo de discussão do Google Tradutor.

Mais informações sobre as nossas atualizações mais recentes estão disponíveis no blog do Google Tradutor e sobre os outros projetos de pesquisa do Google no site do Google Research.

Para saber mais sobre a ciência da tradução automática, confira estes recursos:
Machine Translation Archive
Statistical Machine Translation