domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - H

H
half-duplex
Sistema capaz de transmitir informações em apenas uma direção por vez através de um canal de comunicações.
Consulte também: duplex; full-duplex
handshaking
Uma série de sinais confirmando que a comunicação pode ocorrer entre computadores ou outros dispositivos. Um handshake de hardware é uma troca de sinais em fiação específica (diferente de cabos de dados) na qual cada dispositivo indica a sua prontidão para enviar ou receber dados. Um handshake de software consiste de sinais transmitidos pela mesma fiação usada para transferir dados, como em comunicações entre dois modems em linhas telefônicas.
hardware
Os componentes físicos de um sistema de computador, incluindo qualquer equipamento periférico, como, por exemplo, dispositivos de impressoras, modems e mouse.
hash
Resultado de tamanho fixo obtido pela aplicação de uma função matemática unidirecional (às vezes chamada de algoritmo de hash) a uma quantidade de dados arbitrária. Se houver uma alteração nos dados de entrada, o hash será alterado. Pode ser usado em várias operações, inclusive na autenticação e na assinatura digital. O hash também é chamado de síntese da mensagem.
Consulte também: algoritmo de hash; autenticação
herança
Mecanismo que permite que determinada entrada do controle de acesso (ACE) seja copiada do recipiente no qual foi ela aplicada a todos os seus filhos. É possível a combinação entre herança e delegação para conceder direitos administrativos a uma subárvore completa do diretório em uma única operação de atualização.
Consulte também: delegação; entrada do controle de acesso (ACE)
hexadecimal
Sistema numérico de base 16 representado por dígitos de 0 a 9 e letras maiúsculas ou minúsculas de A (equivalente ao decimal 10) até F (equivalente ao decimal 15).
hibernação
Estado no qual o computador é desligado depois de salvar tudo na memória do disco rígido. Quando você tira o computador do estado de hibernação, todos os programas e documentos que estavam abertos são restaurados em sua área de trabalho.
Consulte também: espera
hierarquia de certificação
Modelo de confiança para certificados no qual os caminhos de certificação são criados por meio do estabelecimento de relações pai-filho entre autoridades de certificação.
Consulte também: autoridade de certificação (CA); caminho de certificação
hiperlink
Texto colorido e sublinhado ou elemento gráfico em que você clica para ir para um arquivo, um local em um arquivo, uma página HTML na World Wide Web ou uma página HTML em uma intranet. Os hiperlinks também podem levar a grupos de notícias e a sites Gopher, Telnet e FTP.
Nas pastas do Windows, os hiperlinks são vínculos de texto exibidos no painel esquerdo da pasta. Clique nos vínculos para realizar tarefas, como mover ou copiar um arquivo, ou para ir para outros locais do computador, como a pasta Meus documentos ou o Painel de controle.
histograma
Gráfico composto de barras horizontais e verticais, com larguras e comprimentos que representam os valores de determinados dados.
host
Computador Windows que executa um programa ou serviço de servidor usado pela rede ou pelos clientes remotos. Para o balanceamento de carga de rede, um cluster consiste em vários hosts conectados através de uma rede local (LAN).
Consulte também: cliente; cluster; rede local (LAN); serviço; servidor
host de segurança
Dispositivo de autenticação, suplementar à segurança padrão do Windows e de servidor de acesso remoto, que verifica se o emissor de um cliente remoto está autorizado a se conectar com o servidor de acesso remoto.
Consulte também: acesso remoto; autenticação; servidor de acesso remoto
host padrão
O host com a maior prioridade para o qual não há um comando drainstop em progresso. Após a convergência, o host padrão mantém todo o tráfego de rede para portas TCP e UDP que não sejam cobertas pelas regras de porta.
Consulte também: convergência; drainstop; prioridade do host; protocolo de datagrama de usuário (UDP); regra de porta
HTTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário