domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - L

L
L2TP (protocolo de encapsulamento de camada 2)
Protocolo padrão de encapsulamento da Internet. Diferentemente do protocolo de encapsulamento ponto a ponto (PPTP), o L2TP não requer conectividade IP entre a estação de trabalho cliente e o servidor. O L2TP requer somente que a mídia de encapsulamento forneça conectividade ponto a ponto orientada a pacote. O protocolo pode ser usado em mídias como ATM, Retransmissão de quadros e X.25. Fornece a mesma funcionalidade do PPTP. Com base nas especificações Layer 2 Forwarding (L2F) e PPTP, o L2TP permite que clientes configurem encapsulamentos ao longo de redes intervenientes.
Consulte também: encapsulamento; modo de transferência assíncrona (ATM); protocolo de encapsulamento ponto a ponto (PPTP); protocolo Internet (IP)
largura de banda
Nas comunicações analógicas, a diferença entre a freqüência mais alta e a mais baixa em determinado intervalo. Por exemplo, uma linha telefônica analógica acomoda uma largura de banda de 3.000 hertz (Hz), a diferença entre a freqüência mais baixa (300 Hz) e a mais alta (3.300 Hz) que ela pode transportar. Nas comunicações digitais, a largura de banda é expressa em bits por segundo (bps).
Consulte também: bits por segundo (bps)
latência
Na replicação do Active Directory, o atraso de tempo que existe entre a aplicação de uma atualização a determinada réplica e o tempo de aplicação a outra réplica. Às vezes, chamada de atraso da propagação.
Consulte também: Active Directory; réplica; replicação
layout do teclado
A organização que acomoda os caracteres e os símbolos especiais usados em diferentes idiomas. Os layouts do teclado afetam os caracteres exibidos quando você pressiona determinadas teclas no teclado. Após alterar o layout do teclado, é possível que os caracteres exibidos na tela não correspondam mais aos caracteres impressos nas teclas do teclado.
LCD (monitor de cristal líquido)
LDAP formato de troca de dados (LDIF)
Arquivos que contêm instruções LDAP que manipulam informações de diretório. Antes de executar os comandos LDAP em um arquivo LDIF, eles podem ser lidos ou modificados, fornecendo uma oportunidade para fazer ajustes.
Consulte também: protocolo de acesso a pastas leves (LDAP)
leitora de cartão inteligente
Dispositivo instalado em computadores para permitir o uso de cartões inteligentes e obter recursos de segurança avançados.
Consulte também: cartão inteligente
letra da unidade
A convenção de nomes para unidades de disco em computadores IBM e compatíveis. As unidades são indicadas por letras, começando com a letra A, seguidas por dois-pontos.
Consulte também: unidade
licenciamento por estação
Modo de licenciamento que requer licenças de acesso para cliente separadas para cada computador cliente, mesmo que todos os clientes acessem o servidor ao mesmo tempo.
Consulte também: cliente; licenciamento por servidor
licenciamento por servidor
Modo de licenciamento que requer uma licença de acesso para cliente separada para cada conexão simultânea com o servidor, mesmo se houver outros computadores clientes na rede que não se conectem simultaneamente.
Consulte também: cliente; licenciamento por estação
ligação
Um banco de dados no Novell NetWare 3.x que contém informações de segurança e de organização sobre usuários e grupos.
limite de contagem
Para o Controle de processos, o número máximo de processos ativos em um grupo de processos. Você pode configurá-lo no snap-in Controle de processos.
limite de cota
A quantidade de espaço em disco disponível para um usuário.
Consulte também: nível de notificação
limite de tamanho do Registro (RSL)
Um máximo universal para espaço de Registro que impede que um aplicativo preencha o pool paginado com dados do Registro. A quantidade total de espaço que pode ser consumida pelos dados do Registro (seções) é restrita pelo limite de tamanho do Registro.
Consulte também: Registro; reserva de memória paginável; seção
Line Printer Daemon (LPD)
Serviço no servidor de impressão que recebe documentos (trabalhos de impressão) de impressora de linha (LPR) que estejam sendo executados em sistemas clientes.
Consulte também: impressora de linha (LPR); serviço; servidor de impressão; trabalho de impressão
linguagem de controle de impressora (PCL)
A linguagem de descrição de página (PDL) desenvolvida pela Hewlett Packard para as suas impressoras a laser e jato de tinta. Devido à ampla utilização de impressoras a laser, essa linguagem de comando se tornou padrão em muitas impressoras.
Consulte também: linguagem de descrição de páginas (PDL); linguagem de trabalho da impressora (PJL); PostScript
linguagem de descrição de páginas (PDL)
Linguagem de computador que descreve a organização do texto e de elementos gráficos em uma página impressa.
Consulte também: fontes PostScript; linguagem de controle de impressora (PCL); linguagem de trabalho da impressora (PJL); PostScript
linguagem de marcação de hipertexto (HTML)
Linguagem de marcação simples utilizada para criar documentos de hipertexto que são transportáveis de uma plataforma para outra. Os arquivos HTML são arquivos de texto ASCII simples com códigos incorporados (indicados por marcas) para denotar vínculos de hipertexto e formatação.
Consulte também: American Standard Code for Information Interchange (ASCII)
linguagem de marcação extensível (XML)
Linguagem de metamarcação que fornece um formato para descrever dados estruturados. Facilita declarações de conteúdo mais precisas e resultados de pesquisa mais significativos em várias plataformas. Além disso, a linguagem XML possibilitará uma nova geração de aplicativos de manipulação e exibição de dados baseados na Web.
linguagem de trabalho da impressora (PJL)
A linguagem de comando de impressora desenvolvida pela Hewlett Packard que fornece controle de impressora em nível de trabalho de impressão. Usando comandos PJL, você pode alterar as configurações padrão da impressora, como o número de cópias a imprimir. Os comandos PJL também permitem alternar linguagens de impressora entre trabalhos de impressão sem ação do usuário. Se houver suporte para comunicação bidirecional, uma impressora compatível com PJL poderá enviar informações, como o modelo da impressora e o status do trabalho, para o servidor de impressão.
Consulte também: linguagem de controle de impressora (PCL); linguagem de descrição de páginas (PDL); PostScript
linha de assinante digital (DSL)
Tipo de conexão de alta velocidade com a Internet que utiliza fios telefônicos padrão. Também chamada de conexão de banda larga.
linha de assinante digital assimétrica (ADSL)
Tecnologia de transmissão digital de largura de banda alta que usa as linhas de telefone existentes e permite transmissões de voz através dessas linhas. A maior parte do tráfego é transmitida por fluxo contínuo ao usuário, em geral a taxas de 512 Kbps até 6 Mbps.
linhas de pedido de interrupção (IRQ)
Linhas de hardware através das quais os dispositivos podem enviar sinais para captar a atenção do processador assim que estiverem prontos para aceitar ou enviar informações. Cada dispositivo precisa ter uma linha de IRQ exclusiva.
Consulte também: dispositivo
link de roteamento
No Enfileiramento de mensagens, um link de comunicações estabelecido entre os sites do Windows para roteamento de mensagens. Os servidores de Enfileiramento de mensagens configurados especialmente com serviços de roteamento ativados são usados para criar um link de roteamento entre sites.
Consulte também: custo do link de roteamento; Enfileiramento de mensagens; serviços de roteamento
lista de certificados confiáveis (CTL)
Lista assinada de certificados de autoridade de certificação raiz que um administrador considera respeitável para os propósitos designados, como a autenticação do cliente ou o email seguro.
Consulte também: autoridade de certificação (CA); certificado; certificado raiz
lista de certificados revogados (CRL)
Documento mantido e publicado por uma autoridade de certificação que lista certificados que foram revogados.
Consulte também: autoridade de certificação (CA); certificado
lista de controle de acesso ao sistema (SACL)
A parte do descritor de segurança de um objeto que especifica quais eventos devem sofrer auditoria por usuário ou grupo. Os exemplos de eventos de auditoria são acesso ao arquivo, tentativas de logon e desligamentos do sistema.
Consulte também: descritor de segurança; evento; lista de controle de acesso discricional (DACL); objeto
lista de controle de acesso discricional (DACL)
A parte do descritor de segurança de um objeto que concede ou nega permissão de acesso ao objeto a usuários e grupos específicos. Somente o proprietário de um objeto pode alterar as permissões concedidas ou negadas em uma DACL; assim, o acesso ao objeto depende do proprietário.
Consulte também: descritor de segurança; grupo de distribuição; grupo de segurança; objeto
lista de notificação
Lista mantida pelo mestre primário para uma zona de outros servidores DNS que devem ser notificados quando ocorrerem alterações de zona. A lista de notificação é constituída de endereços IP para servidores DNS configurados como mestres secundários para a zona. Quando os servidores listados forem notificados de que houve uma alteração de zona, eles iniciarão uma transferência de zona com outro servidor DNS e atualizarão a zona.
Consulte também: mestre primário; mestre secundário; servidor DNS; transferência de zona; zona
lista de zonas
No ambiente Macintosh, é uma lista que inclui todas as zonas associadas a uma rede específica. A lista de zona não deve ser confundida com zonas do DNS do Windows.
Consulte também: sistema de nomes de domínios (DNS); zona
Lixeira
O local em que o Windows armazena arquivos excluídos. Você pode recuperar arquivos que excluiu por engano ou pode esvaziar a Lixeira para liberar mais espaço em disco.
local de discagem
O código de país, código de área e as necessidades de discagem específicas para o local de onde você está discando. Após ter criado um local de discagem, você pode selecioná-lo para aplicar os requisitos de discagem a todas as chamadas. Para alterar os locais de discagem, selecione ou crie um diferente.
local de rede
Pasta em um servidor Web. Você pode visualizar arquivos e pastas em servidores Web exatamente como visualizaria arquivos e pastas em servidores de rede. Entretanto, quando você salva um arquivo em um local de rede, o arquivo é salvo em um servidor Web, e não no disco rígido do computador. Você pode criar locais de rede usando o Assistente para adicionar local de rede, que está localizado em Meus locais de rede. Os locais de rede estão disponíveis somente em servidores Web que dêem suporte aos protocolos de criação e versão distribuída (DAV), cliente extensor da Web (WEC) e extensões do FrontPage.
localizador de recursos uniforme (URL)
Endereço que identifica exclusivamente um local na Internet. Um URL de um site da World Wide Web é precedido de http://, como no URL fictício http://www.exemplo.microsoft.com/. Os URLs podem conter mais detalhes, como o nome de uma página de hipertexto, geralmente identificada pela extensão de nome de arquivo .html ou .htm.
localizador do controlador de domínio (Localizador)
Algoritmo executado no contexto do serviço Logon de rede e que localiza controladores de domínio em uma rede Windows 2000. O localizador pode encontrar controladores de domínio por meio de nomes DNS (para computadores compatíveis com IP/DNS) ou por nomes NetBIOS (para computadores que executem o Windows 3.x, Windows para Workgroups, Windows NT 3.5 ou posterior, Windows 95 ou Windows 98), ou pode ser usado em uma rede em que o transporte IP não esteja disponível.
log de eventos
O processo de gravação de uma entrada de auditoria no rastro de auditoria sempre que ocorrerem certos eventos, como, por exemplo, o início e a finalização de serviços, logon e logoff de usuários e o seu acesso aos recursos. Você pode usar Visualizar eventos para revisar os eventos da integração de rede Apple Talk, bem como os eventos do Windows.
Consulte também: evento; serviço
log de inicialização
Processo no qual um computador que está sendo iniciado (inicializado) cria um arquivo de log que registra o carregamento de cada dispositivo e serviço. O arquivo de log é chamado de Ntbtlog.txt e é salvo no diretório raiz do sistema.
Consulte também: raiz do sistema
log de quórum
O log onde o recurso de quórum armazena dados. Esses dados são mantidos pelo software de cluster. Também conhecido como log de recuperação ou log de alterações.
Consulte também: cluster de servidor; recurso de quórum
log de rastreamento
Tipo de log gerado quando o usuário seleciona um fornecedor de rastreamento de dados usando o Desempenho. Os logs de rastreamento diferem de logs de dados de contadores pelo fato de medirem dados continuamente em vez de amostras periódicas.
log de segurança
Log de eventos que contém informações sobre eventos de segurança especificados na diretiva de auditoria.
logon
Começar a usar uma rede ao fornecer um nome de usuário e uma senha que identifiquem um usuário na rede.
logon interativo
Logon de rede feito através de um teclado de computador, quando o usuário digita informações na caixa de diálogo Informações de logon exibida pelo sistema operacional do computador.
logon único
Processo que permite que um usuário com uma conta de domínio faça logon em uma rede uma vez, usando uma senha ou cartão inteligente, para obter acesso a qualquer computador no domínio.
Consulte também: cartão inteligente; domínio
luminosidade
O brilho de uma cor com base em uma escala de preto para branco em seu monitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário