domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - F

F
failback
O processo de mover recursos, individualmente ou em grupo, de volta para o nó preferido deles depois de o nó falhar e voltar a ficar on-line.
Consulte também: diretiva de failback; recurso
failover
O processo de usar grupos de recursos off-line em um nó e colocá-los de volta on-line e um outro nó. Quando um grupo de recursos fica off-line, todos os recursos pertencentes a ele ficam off-line. As transições off-line e on-line ocorrem em ordem predefinida, com recursos que dependem de outros recursos usados anteriormente como off-line e colocados on-line depois dos recursos dos quais eles dependem.
Consulte também: diretiva de failover; off-line; possíveis proprietários; recurso; recurso de instância do servidor IIS; tempo de failover
falha
Estado aplicável a um recurso ou nó em um cluster. Um recurso ou nó é colocado no estado de falha após uma tentativa malsucedida de colocá-lo on-line.
Consulte também: cluster; recurso
falha de página
A interrupção que ocorre quando o software tenta ler ou gravar em um local da memória virtual que está marcado como ausente.
No Gerenciador de tarefas, uma falha de página é o número de vezes em que os dados tiveram de ser recuperados do disco para um processo porque não foram localizados na memória. O valor da falha de página aumenta a partir da hora em que o processo foi iniciado.
Consulte também: Gerenciador de tarefas; intervalo de falhas de página; memória virtual
FAT
FAT32
Derivativo do sistema de arquivos da tabela de alocação de arquivos (FAT). A FAT32 dá suporte a tamanhos de cluster menores e volumes maiores que a FAT, o que proporciona a alocação de espaço mais eficiente nas unidades FAT32.
Consulte também: sistema de arquivos NTFS; tabela de alocação de arquivos (FAT); volume
Fazer alterações
A permissão no estilo Macintosh que concede ao usuário o direito de fazer alterações no conteúdo de uma pasta; por exemplo, modificando, renomeando, movendo, criando e excluindo arquivos. Quando a integração de rede AppleTalk transforma os privilégios de acesso em permissões, um usuário que tem o privilégio Fazer alterações recebe as permissões Gravar e Excluir.
Consulte também: permissão
ferramentas de gerenciamento e monitoramento
Componentes de software que incluem utilitários para gerenciamento e monitoramento de rede, juntamente com serviços que oferecem suporte à discagem de cliente e à atualização de catálogos telefônicos de cliente. Também inclui o protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP).
Consulte também: protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP)
fila
Lista de programas ou tarefas aguardando execução. Na terminologia de impressão do Windows, uma fila se refere a um grupo de documentos aguardando impressão. Nos ambientes NetWare e OS/2, as filas são as interfaces de software primárias entre o aplicativo e o dispositivo de impressão; os usuários submetem os documentos a uma fila. Entretanto, com o Windows, a impressora é a interface e o documento é enviado para uma impressora, não para uma fila.
Consulte também: impressora; mensagem transacional
fila de administração
No Enfileiramento de mensagens, uma fila que armazena mensagens de confirmação.
Consulte também: Enfileiramento de mensagens; mensagem de confirmação
fila de impressão
Lista de documentos aguardando para serem impressos na impressora. Na fila de impressão, você pode ver informações como, por exemplo, o tamanho do documento, quem o enviou e informações de status da impressão.
fila de mensagens não aceitas
No Enfileiramento de mensagens, uma fila que armazena mensagens não transacionais que estão expiradas ou não podem ser entregues. Essas filas armazenam mensagens que falharam no computador no qual a mensagem expirou. As mensagens nessas filas são gravadas em disco e são, portanto, recuperáveis.
Consulte também: fila de mensagens não aceitas de transações; mensagem transacional
fila de mensagens não aceitas de transações
No Enfileiramento de mensagens, uma fila que armazena mensagens transacionais que não podem alcançar a sua fila de destino. As filas de mensagens não aceitas de transações armazenam mensagens com falhas no computador em que a mensagem expirou. As mensagens nessas filas são gravadas em disco e são, portanto, recuperáveis.
Consulte também: Enfileiramento de mensagens; fila; fila de mensagens não aceitas; transação
fila de relatórios
No Enfileiramento de mensagens, uma fila no computador de origem que contém mensagens de relatório. As filas de relatórios podem ser usadas ao durante o envio de mensagens de teste e o controle de rotas de mensagens.
Consulte também: Enfileiramento de mensagens; mensagem de relatórios
fila de respostas
No Enfileiramento de mensagens, uma fila que é criada pelo aplicativo emissor e usada pelo aplicativo receptor para responder a mensagens. Por exemplo, um aplicativo poderá enviar uma mensagem de resposta para uma fila de respostas sempre que um aplicativo receber uma mensagem.
Consulte também: Enfileiramento de mensagens; fila; mensagem de resposta
fila de sistema
No Enfileiramento de mensagens, uma fila que armazena vários tipos de mensagens administrativas. O Enfileiramento de mensagens usa até cinco filas de sistema, todas sendo filas particulares. As filas de sistema não podem ser excluídas.
Consulte também: Enfileiramento de mensagens; fila; fila de sistema; fila particular
fila de teste
No Enfileiramento de mensagens, uma fila que armazena mensagens de teste enviadas.
Consulte também: Enfileiramento de mensagens; fila
fila do conector
No Enfileiramento de mensagens, uma fila criada em servidores que estejam executando um aplicativo conector. Você pode usar o aplicativo conector para trocar mensagens com computadores que estejam executando outros produtos de enfileiramento de mensagens.
Consulte também: aplicativo conector; computador externo; Enfileiramento de mensagens
fila do diário
No Enfileiramento de mensagens, uma fila onde são armazenadas as mensagens do diário.
Consulte também: cota do diário; diário de destino; diário de origem; Enfileiramento de mensagens
fila particular
No Enfileiramento de mensagens, uma fila que não é publicada no Active Directory e pode ser acessada somente por aplicativos que tenham acesso ao nome do formato completo da fila.
Consulte também: Active Directory; Enfileiramento de mensagens; fila de sistema; fila pública
fila pública
No Enfileiramento de mensagens, uma fila que é publicada no Active Directory e é replicada através de toda uma empresa que utilize o Windows. As filas públicas podem, portanto, ser localizadas por qualquer computador que esteja executando o Enfileiramento de mensagens dentro da empresa.
Consulte também: Active Directory; Enfileiramento de mensagens; fila; fila particular
filtro
No serviço de indexação, o software que extrai valores de conteúdo e propriedade de um documento para indexá-los.
Para o IPSec, uma especificação de tráfego IP que oferece a capacidade de disparar negociações de segurança para uma comunicação com base na origem, no destino e no tipo de tráfego IP.
Consulte também: documento; valor de propriedade
firewall
Combinação de hardware e software que fornece um sistema de segurança, geralmente para impedir acesso externo não autorizado a uma rede interna ou intranet. Uma firewall impede a comunicação direta entre a rede e os computadores externos ao rotear as comunicações através de um servidor proxy fora da rede. O servidor proxy determina se é seguro deixar um arquivo passar pela rede. Também chamada de gateway de segurança.
floresta
Uma coleção de um ou mais domínios do Windows que compartilham um esquema, uma configuração e um catálogo global comum e que são ligados por relações de confiança transitivas bidirecionais.
Consulte também: árvore de domínio; catálogo global; domínio; esquema; relação de confiança bidirecional; relação de confiança transitiva
fonte
Design gráfico aplicado a um conjunto de números, símbolos e caracteres. Uma fonte descreve um certo tipo de letra, juntamente com outras qualidades, como, por exemplo, tamanho, espaçamento e densidade.
Consulte também: fontes de tela; fontes OpenType; fontes PostScript; fontes Tipo 1
fonte de cartucho
Fonte contida em um cartucho plug-in e usada para adicionar fontes a impressoras a laser, jato de tinta ou matriciais de alta definição. As fontes de cartucho distinguem-se das fontes internas, que estão contidas na ROM da impressora e estão sempre disponíveis, e das fontes descarregáveis (de disco), que residem no disco e que podem ser enviadas para a impressora conforme necessário.
Consulte também: cartucho de fonte; fonte; fontes descarregáveis; memória somente leitura (ROM)
fonte de papel
O local (como bandeja de papel superior ou alimentador de envelope) do papel na impressora.
fonte de plotadora
Fonte criada por uma série de pontos conectados por linhas. As fontes de plotadora podem ser escalonadas para qualquer tamanho e são freqüentemente impressas em plotadoras. Algumas impressoras matriciais também dão suporte a fontes de plotadoras.
Consulte também: fonte
fonte vetorial
Fonte processada a partir de um modelo matemático, em que cada caractere é definido como um conjunto de linhas desenhadas entre pontos. As fontes vetoriais podem ser perfeitamente dimensionadas para qualquer tamanho ou taxa de proporção.
Consulte também: fonte; fonte de plotadora
fontes de dispositivo
Fontes que residem na sua impressora. Podem estar embutidas na impressora ou ser fornecidas por um cartucho ou uma placa de fontes.
Consulte também: cartucho de fonte; fonte; fontes de impressora
fontes de impressora
Fontes que residem em uma impressora ou que destinam-se a ela. Uma fonte de impressora, normalmente situada na memória somente leitura (ROM) da impressora, pode ser interna, descarregada ou pode estar em um cartucho de fonte.
Consulte também: cartucho de fonte; fonte; fontes de dispositivo; fontes descarregáveis
fontes de tela
Tipo de letra criado para exibição na tela do monitor de um computador. As fontes de tela geralmente vêm com fontes PostScript para impressão em impressoras compatíveis com PostScript.
Consulte também: fonte; PostScript
fontes de varredura
Fontes que são armazenadas como bitmaps. As fontes de varredura são criadas com tamanho e resolução específicos para uma impressora específica e não podem ser escalonadas nem giradas. Se uma impressora não fornecer suporte a fontes de varredura, elas não serão impressas. As cinco fontes de varredura são Courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. As fontes de varredura também são chamadas de fontes de bitmaps.
Consulte também: fonte; impressora
fontes descarregáveis
Conjunto de caracteres armazenados em disco e enviados (descarregados) para a memória de uma impressora quando necessário para imprimir documentos. As fontes descarregáveis são mais usadas com impressoras a laser e outras impressoras de páginas, embora muitas impressoras matriciais possam aceitar algumas delas. As fontes descarregáveis também são chamadas de fontes de disco.
Consulte também: cartucho de fonte; fonte; fontes PostScript
fontes OpenType
Fontes geométricas que são processadas a partir de comandos de linha e curva e que podem ser redimensionadas e giradas. As fontes OpenType são nítidas e legíveis em todos os tamanhos e em todos os dispositivos de saída com suporte do Windows. OpenType é uma extensão da tecnologia de fontes TrueType.
Consulte também: fonte; fontes TrueType
fontes PostScript
Fontes que são definidas em termos das regras da linguagem de descrição de página (PDL) do PostScript e destinam-se à impressão em uma impressora compatível com PostScript. Quando um documento exibido em uma fonte de tela é enviado para uma impressora PostScript, a impressora utiliza a versão PostScript se a fonte existir. Se a fonte não existir, mas se uma versão estiver instalada no computador, essa fonte será descarregada para a impressora. Se não houver nenhuma fonte PostScript instalada na impressora ou no computador, as fontes de bitmap (de varredura) serão transformadas em PostScript e a impressora imprimirá o texto utilizando as fontes de bitmap. As fontes PostScript distinguem-se das fontes de bitmap por sua suavidade e pelos detalhes e fidelidade aos padrões de qualidade estabelecidos no setor tipográfico.
Consulte também: fonte; fontes de varredura; fontes descarregáveis; linguagem de descrição de páginas (PDL); PostScript
fontes Tipo 1
Fontes escalonáveis criadas para trabalhar com dispositivos PostScript.
Consulte também: fonte; PostScript
fontes TrueType
Fontes que são escalonáveis e algumas vezes geradas como bitmaps ou fontes de disco, dependendo dos recursos de sua impressora. As fontes TrueType são fontes independentes de dispositivo que são armazenadas como contornos. Podem ser dimensionadas para qualquer altura e podem ser impressas exatamente como aparecem na tela.
Consulte também: fonte
formato
A especificação de características físicas, como tamanho do papel (por exemplo, carta ou ofício) e margens do papel da impressora ou outras mídias de impressão. Por exemplo, por padrão, o formato Carta possui um tamanho de papel de 215,90 mm por 279,40 mm e não reserva espaço para margens.
formato
A estrutura de um arquivo que define a maneira como ele é armazenado e apresentado na tela ou em impressão. Normalmente, o formato de um arquivo é indicado por sua extensão. Por exemplo, .txt após um nome de arquivo indica que ele é um documento de texto e .doc indica que ele é um documento do Word.
formato de transmissão Unicode 8 (UTF-8)
Conjunto de caracteres recomendado para protocolos que vão além do uso do ASCII. O protocolo UTF-8 fornece suporte aos caracteres ASCII estendidos e à conversão do UCS-2, um conjunto de caracteres Unicode de 16 bits internacional. O UTF-8 permite um intervalo de nomes bem maior do que pode ser obtido com o uso de codificação ASCII ou ASCII estendido para dados de caracteres.
Consulte também: American Standard Code for Information Interchange (ASCII); sistema de caracteres Unicode (UCS); Unicode
fornecedor de transporte
Os arquivos de driver e suporte que fornecem serviços de transporte em um ambiente de rede.
FORTEZZA
Uma família de produtos de segurança, incluindo placas compatíveis com PCMCIA, dispositivos compatíveis com porta serial, placas de combinação (como FORTEZZA/Modem e FORTEZZA/Ethernet), placas de servidor e outras. FORTEZZA é uma marca registrada mantida pela National Security Agency.
fração de tempo
Pequeno período de tempo durante o qual uma tarefa específica recebe o controle do microprocessador em um ambiente multitarefa com compartilhamento de tempo. O processador do computador é alocado para um aplicativo, durante um tempo geralmente medido em milissegundos. A fração de tempo também é chamada de quantum.
fragmentação
A dispersão de partes do mesmo arquivo de disco em áreas diferentes do disco. A fragmentação ocorre à medida que arquivos em um disco são excluídos e novos arquivos são adicionados. Ela retarda o acesso ao disco e prejudica o desempenho geral de operações de disco, embora normalmente não de forma grave.
Consulte também: desfragmentação
FTP (protocolo de transferência de arquivo)
full-duplex
Sistema capaz de transmitir informações simultaneamente em duas direções através de um canal de comunicações.
Consulte também: duplex; half-duplex

Nenhum comentário:

Postar um comentário