domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - D

D
dados diferenciais
Cópias salvas de dados alterados que podem ser aplicadas a um volume original para gerar uma cópia de sombra do volume.
Consulte também: cópia de sombra do volume; volume
datagrama
Um pacote, ou unidade, de informação que inclui informações de entrega relevantes, como o endereço de destino, que são enviadas por uma rede de comutação de pacotes.
Consulte também: pacote
decodificador de DVD
Componente de hardware ou de software que permite que uma unidade de disco de vídeo digital (DVD) exiba filmes na tela do computador.
Consulte também: decodificador de hardware; decodificador de software; disco de vídeo digital (DVD); unidade de DVD
decodificador de hardware
Tipo de decodificador de disco de vídeo digital (DVD) que permite que uma unidade de DVD exiba filmes na tela do computador. Um decodificador de hardware usa software e hardware para exibir filmes.
Consulte também: decodificador de DVD; decodificador de software; unidade de DVD
decodificador de software
Tipo de decodificador de disco de vídeo digital (DVD) que permite que uma unidade de DVD exiba filmes na tela do computador. Um decodificador de software usa somente software para exibir filmes.
Consulte também: decodificador de DVD; decodificador de hardware; unidade de DVD
Definir
Aplica qualquer alteração que você tenha feito sem fechar a caixa de diálogo.
delegação
A capacidade de atribuir responsabilidade pelo gerenciamento e administração de uma parte do espaço para nome a outro usuário, grupo ou empresa.
Para o DNS, é um registro de serviço de nomes na zona pai que lista o servidor de nomes autorizado para a zona delegada.
Consulte também: sistema de nomes de domínios (DNS)
dependência
Relação de confiança entre dois recursos que torna necessária a execução desses recursos no mesmo grupo e no mesmo nó. Por exemplo, um aplicativo depende dos discos que contêm seus recursos de dados.
Consulte também: recurso
depurador
Programa criado para ajudar a detectar, localizar e corrigir erros em um outro programa, permitindo que o programador percorra o programa passo a passo, examine os dados e monitore condições, como, por exemplo, valores de variáveis.
desativar
Tornar um dispositivo não funcional. Por exemplo, se desativar um dispositivo em uma configuração de hardware, você não poderá usar o dispositivo quando o seu computador utilizar essa configuração de hardware. A desativação de um dispositivo libera os recursos alocados para ele.
Consulte também: ativar; configuração de hardware
descritor de segurança
Estrutura de dados que contém informações de segurança associadas a um objeto protegido. Os descritores de segurança incluem informações sobre quem possui o objeto, quem pode acessá-lo e de que maneira, e que tipos de acesso passarão por auditoria.
Consulte também: grupo; lista de controle de acesso ao sistema (SACL); lista de controle de acesso discricional (DACL); objeto; permissão
desencaixar
Desconectar um laptop ou outro computador portátil de uma estação de encaixe.
Consulte também: encaixar; encaixe a quente; estação de encaixe
desfragmentação
O processo de regravação de partes de um arquivo em setores contíguos de um disco rígido a fim de aumentar a velocidade de acesso e recuperação. Quando arquivos são atualizados, o computador tende a salvar essas atualizações no maior espaço contínuo existente no disco rígido, que normalmente se encontra em um setor diferente das demais partes do arquivo. Quando os arquivos estão fragmentados dessa forma, o computador precisa fazer uma busca no disco rígido sempre que o arquivo é aberto para localizar todas as suas partes, retardando o tempo de resposta.
Consulte também: fragmentação
desinstalar
Em referência a software, o ato de remover pastas e arquivos de programa do disco rígido e remover dados relacionados de seu Registro para que o software não fique mais disponível.
Em referência a um dispositivo, o ato de remover os drivers de dispositivo correspondentes do disco rígido e remover fisicamente o dispositivo do computador.
Consulte também: driver do dispositivo; instalar
desmarcar
Desativar uma opção removendo o X ou a marca de seleção de uma caixa de seleção. Desmarque uma caixa de seleção clicando nela ou selecionando-a e pressionando a BARRA DE ESPAÇOS.
desmontar
Remover um disco ou uma fita removível de uma unidade.
Consulte também: biblioteca; montar
destino
O destino de mapeamento de uma raiz ou link DFS, que corresponde a uma pasta física que foi compartilhada na rede.
desvincular
Comando do Porta-arquivos que separa a cópia do arquivo que está dentro do Porta-arquivos da cópia que está fora dele.
desvio
Em um protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP), mensagem enviada por um agente para um sistema de gerenciamento indicando que um evento ocorreu no host que está executando o agente.
Consulte também: agente; evento; host; protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP)
detecção de erros
Técnica para detectar quando os dados se perdem durante a transmissão. Permite ao software recuperar dados perdidos notificando o computador emissor de que é necessário retransmitir os dados.
DFS de domínio
Uma implementação do DFS na qual as informações topológicas do DFS são armazenadas no Active Directory. Devido ao fato de essas informações estarem disponíveis em vários controladores de domínio no domínio, o DFS de domínio fornece tolerância a falhas para todo sistema de arquivos distribuídos no domínio.
Consulte também: tolerância a falhas; topologia DFS
diário de destino
No Enfileiramento de mensagens, o processo de armazenar uma cópia de mensagens enviadas. O diário de destino é configurado com base em uma fila. Quando o diário de destino é ativado, uma cópia de cada mensagem recebida é colocada na fila de diários de destino quando a mensagem é recuperada (lida) da fila de destino.
Consulte também: diário de origem; Enfileiramento de mensagens; fila do diário
diário de origem
No Enfileiramento de mensagens, o processo de armazenamento de uma cópia de uma mensagem enviada. O diário de origem é configurado com base em mensagens e é definido pelo aplicativo emissor. Quando o diário de origem está ativado, uma cópia da mensagem é colocada na fila do diário de origem do computador de origem quando a mensagem chega na fila de destino.
Consulte também: diário de destino; Enfileiramento de mensagens; fila do diário
dicas de raiz
Informações locais armazenadas em um servidor DNS que fornecem registros de recurso de ajuda para direcionar o servidor aos seus servidores raiz. Para o DNS, as dicas de localização de servidores raiz são armazenadas no arquivo Cache.dns, localizado na pasta raiz_do_sistema\System32\Dns. As dicas de localização de servidores raiz também são chamadas de dicas de cache.
Consulte também: autorizado; espaço para nome; raiz do sistema; servidor DNS; servidores raiz; sistema de nomes de domínios (DNS)
difusão
Endereço destinado a todos os hosts em determinado segmento de rede.
difusão ponto a ponto
Em redes de comunicações de dados, transmitir dados de um terminal para outro, como, por exemplo, de cliente para servidor ou de servidor para servidor.
difusão seletiva
O tráfego da rede destinado a um conjunto de hosts que pertencem a um grupo de difusão seletiva.
difusão seletiva
O processo de enviar uma mensagem simultaneamente para mais de um destino em uma rede.
difusão seletiva do protocolo Internet
A extensão da tecnologia de difusão seletiva da rede local para uma rede TCP/IP. Os hosts enviam e recebem datagramas de difusão seletiva, cujos campos de destino especificam os endereços IP de grupos de host em vez de endereços IP individuais. Um host indica que é participante de um grupo através do protocolo de gerenciamento de grupos da Internet (IGMP).
Consulte também: protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet (TCP/IP); protocolo de gerenciamento de grupos da Internet (IGMP)
DirectX
Uma extensão do sistema operacional Microsoft Windows. A tecnologia DirectX atua como auxiliar para que os jogos e outros programas utilizem os recursos avançados de multimídia do seu hardware.
direito de logon
Direito do usuário que é atribuído a um usuário e que especifica as maneiras como ele pode fazer logon em um sistema. Um exemplo de um direito de logon é o direito de fazer logon remotamente em um sistema.
direitos do usuário
Tarefas que um usuário tem permissão para realizar em um sistema de computador ou domínio. Há dois tipos de direitos do usuário: privilégios e direitos de logon. Um exemplo de privilégio é o direito de desligar o sistema. Um exemplo de um direito de logon é o direito de fazer logon localmente em um computador. Ambos os tipos são atribuídos por administradores a usuários individuais ou grupos como parte das configurações de segurança do computador.
Consulte também: administrador; domínio; grupo; privilégio
diretiva
O mecanismo pelo qual as configurações da área de trabalho são efetuadas automaticamente, conforme definido pelo administrador. Dependendo do contexto, pode se referir à diretiva de grupo, à diretiva do sistema do Windows NT 4.0 ou a uma configuração específica em um objeto de diretiva de grupo.
Consulte também: diretiva de grupo; diretiva do sistema; objeto de diretiva de grupo
diretiva de auditoria
Diretiva que determina os eventos de segurança que serão relatados ao administrador da rede.
diretiva de failback
Parâmetros que um administrador pode definir por meio do administrador de cluster e que afetam operações de failback.
Consulte também: administrador de cluster; failback
diretiva de failover
Parâmetros que um administrador pode definir através do administrador de cluster e que afetam operações de failover.
Consulte também: administrador de cluster; failover
diretiva de grupo
O snap-in Console de gerenciamento Microsoft (MMC) que é utilizado para editar objetos de diretiva de grupo.
Consulte também: Console de gerenciamento Microsoft (MMC); diretiva; objeto de diretiva de grupo; snap-in
diretiva de recuperação
Tipo de objeto de diretiva de grupo de chave pública usado pelo sistema de arquivos com criptografia (EFS) que permite que uma ou mais contas do usuário sejam designadas como agentes de recuperação.
Consulte também: agente de recuperação; chave pública; conta de usuário; objeto de diretiva de grupo; sistema de arquivos com criptografia (EFS)
diretiva de replicação
Regras que definem como e quando a replicação é executada.
Consulte também: replicação
diretiva do sistema
Diretiva no estilo do Windows NT 4.0 baseada em configurações do Registro feitas usando Poledit.exe, o Editor de diretivas do sistema.
Consulte também: diretiva; Registro
discagem de conexões múltiplas
A combinação de duas ou mais larguras de banda de vínculos de comunicação físicos em um único vínculo lógico simples para aumentar a largura de banda de acesso remoto e a taxa de transferência através do uso de Multilink de acesso remoto. Com base no RFC 1990 padrão da Internet Engineering Task Force (IETF), você pode usar Multilink para combinar caminhos de modem analógicos, canais B ISDN e conexões de comunicações digitais e analógicas nos computadores cliente e servidor. Isso aumenta a velocidade de acesso à Internet e intranet e reduz a quantidade de tempo em que você fica conectado a um computador remoto.
Consulte também: canal B; largura de banda; rede digital de serviços integrados (ISDN)
discagem de pulso
Forma de discagem que realiza a conexão de um número de telefone por meio de freqüências de pulso. Em geral, o usuário ouve uma série de cliques ao discar. Os antigos telefones de disco utilizam a discagem de pulso.
Consulte também: discagem de tom
discagem de tom
Forma de discagem que utiliza sinalização de vários tons. O usuário ouve uma série de sons (bipes) ao discar. Os telefones de teclas normalmente utilizam a discagem de tom.
Consulte também: discagem de pulso
disco
Dispositivo de armazenamento conectado a um computador.
Consulte também: disco básico; disco dinâmico
disco básico
Disco físico que pode ser acessado pelo MS-DOS e por todos os sistemas operacionais baseados no Windows. Os discos básicos podem conter até quatro partições primárias ou três partições primárias e uma partição estendida com várias unidades lógicas. Se desejar criar partições que abranjam vários discos, você precisará converter o disco básico em um disco dinâmico usando o Gerenciamento de disco ou o utilitário de linha de comando Diskpart.exe.
Consulte também: disco dinâmico; MS-DOS (sistema operacional em disco da Microsoft); partição estendida; partição primária; unidade lógica
disco de quórum
O disco de cluster no qual os dados de configuração são mantidos no log de quórum, no ponto de verificação de banco de dados do cluster e nos pontos de verificação de recursos. O disco de quórum é gerenciado pelo recurso de quórum, que geralmente é um tipo especial de recurso de disco físico.
disco de vídeo digital (DVD)
Tipo de tecnologia de armazenamento de disco óptico. Um disco de vídeo digital (DVD) parece com um CD-ROM, mas pode armazenar uma quantidade maior de dados. Os DVDs são usados normalmente para armazenar filmes de longa duração e outros conteúdos que usem multimídia e precisem de grande quantidade de espaço de armazenamento.
Consulte também: decodificador de DVD; unidade de DVD
disco dinâmico
Disco físico que pode ser acessado somente pelo Windows 2000 e pelo Windows XP. Os discos dinâmicos oferecem recursos que os discos básicos não oferecem, como suporte a volumes que abranjam vários discos. Os discos dinâmicos usam um banco de dados oculto para controlar informações sobre volumes dinâmicos no disco e outros discos dinâmicos no computador. Você converte discos básicos em dinâmicos usando o snap-in Gerenciamento de disco ou o utilitário de linha de comando DiskPart. Quando você faz isso, todos os volumes básicos existentes se tornam volumes dinâmicos.
Consulte também: disco básico; volume; volume ativo; volume básico; volume dinâmico
disco do cluster
Disco em um barramento compartilhado conectado aos nós do cluster que pode ser acessado por todos os nós do cluster (embora não ao mesmo tempo).
disco do sistema
Disco que contém os arquivos de sistema do MS-DOS necessários para iniciar o MS-DOS.
Consulte também: MS-DOS (sistema operacional em disco da Microsoft)
disco primário
A unidade de disco rígido que contém as partições de sistema e de inicialização usadas para iniciar o Windows.
Consulte também: partição de inicialização; partição de sistema
disco rígido
Dispositivo, também denominado unidade de disco rígido, que contém uma ou mais lâminas inflexíveis revestidas de um material em que os dados podem ser gravados magneticamente com cabeçotes de leitura/gravação. O disco rígido se encontra no interior de um compartimento fechado que o protege e permite que o cabeçote flutue de 10 a 25 milionésimos de polegada acima da superfície de uma lâmina. Permite armazenar e acessar dados muito mais rapidamente do que em um disquete.
disponibilidade
Medida da tolerância a falhas de um computador e de seus programas. Um computador altamente disponível opera 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Consulte também: tolerância a falhas
dispositivo
Qualquer tipo de equipamento que pode ser conectado a uma rede ou computador, como, por exemplo, um computador, uma impressora, um joystick, um adaptador, uma placa de modem ou qualquer outro equipamento periférico. Em geral, os dispositivos precisam de um driver de dispositivo para funcionar com o Windows.
Consulte também: driver do dispositivo; periférico
dispositivo de acionamento único
Tecnologia de computador auxiliar para pessoas com deficiências motoras. Um dispositivo de acionamento único permite aos usuários interagir com um computador utilizando leves movimentos corporais.
dispositivo de entrada de áudio
Um dispositivo de entrada de áudio grava entradas de música e voz no computador. CD players e microfones são exemplos de dispositivos de entrada de áudio.
dispositivo de entrada manuscrita
Ferramenta, como, por exemplo, uma caneta óptica e mesa digitalizadora, utilizada para inserir texto escrevendo-o, em vez de digitando-o. Juntamente com as mesas digitalizadoras de texto, você pode utilizar as mesas digitalizadoras de desenho 3D ou de projeto auxiliado por computador (CAD), ou um PC de mesa digitalizadora. Também é possível escrever movimentando o mouse sobre o mouse pad.
dispositivo de infravermelho
Computador ou periférico, como, por exemplo, uma impressora, que pode se comunicar usando luz infravermelha.
Consulte também: infravermelho (IR)
dispositivo de sopro e sucção
Tecnologia de computador auxiliar para pessoas com deficiências motoras. Este tipo de dispositivo constitui uma alternativa ao uso do mouse. Permite que um usuário mova o ponteiro do mouse sem usar as mãos, assoprando em um tubo.
dispositivo intermediário
Dispositivo diferente de um modem ou PAD X.25, localizado entre uma conexão de rede e o servidor de acesso remoto. Esse dispositivo é tipicamente um comutador de um grupo de modems ou um host de segurança e requer uma caixa de diálogo interativa ou estática entre o cliente e ele mesmo.
Consulte também: caixa de diálogo estática; caixa de diálogo interativa; PAD (montador/desmontador de pacotes); servidor de acesso remoto
dispositivo serial de acessibilidade
Permite a conexão de um dispositivo de entrada alternativo (também chamado de dispositivo de comunicação aumentativo) à porta serial do computador. Este recurso foi criado para pessoas que não podem utilizar o teclado e o mouse padrão do computador.
DLL
DLL de recursos
Biblioteca de vínculo dinâmico (DLL) que contém uma implementação da interface de programação do aplicativo (API) de recurso para um tipo específico de recurso. A DLL de recurso é carregada no espaço do endereço de seu monitor de recursos.
Consulte também: biblioteca de vínculo dinâmico (DLL); interface de programação de aplicativo (API)
DNS
documento
Qualquer trabalho contido em si mesmo criado por um programa aplicativo e, se salvo em disco, com um nome de arquivo exclusivo pelo qual pode ser recuperado.
Consulte também: cache de propriedades; filtro
documento de destino
O documento no qual está sendo inserido um pacote ou um objeto vinculado ou incorporado. No caso de um objeto incorporado, também é chamado de documento recipiente.
Consulte também: objeto incorporado
documento de origem
Documento no qual um objeto vinculado ou incorporado foi originalmente criado.
Consulte também: objeto incorporado; objeto vinculado
domínio
Grupo de computadores que faz parte de uma rede e compartilha um banco de dados de diretório comum. Um domínio é administrado como uma unidade com regras e procedimentos comuns. Cada domínio tem um nome exclusivo.
Um domínio do Active Directory constitui um grupo de computadores definidos pelo administrador de uma rede Windows. Esses computadores compartilham um banco de dados de diretório comum, diretivas de segurança e relações de segurança com outros domínios. Um domínio do Active Directory fornece acesso a contas centralizadas de usuários e grupos mantidas pelo administrador do domínio. Uma floresta do Active Directory é constituída por um ou mais domínios e cada um pode abranger mais de um local físico.
Um domínio DNS é qualquer árvore ou subárvore dentro do espaço para nome DNS. Embora os nomes para domínios DNS correspondam freqüentemente aos domínios do Active Directory, os domínios DNS não devem ser confundidos com domínios do Active Directory.
Consulte também: Active Directory; sistema de nomes de domínios (DNS)
domínio de origem
O nome de domínio pai do DNS usado para colocar em raiz uma zona ou um registro de recurso de uma zona. Esse nome é acrescentado ao final dos nomes de domínio relativos ou desqualificados para formar um nome de domínio totalmente qualificado (FQDN) dentro da zona. No Gerenciador DNS, o domínio de origem corresponderá ao Nome da zona que aparece no Assistente para adicionar zona, ou ao nome que aparece no campo Domínio pai, para todos os registros de recurso criados dentro da zona.
Consulte também: domínio; nome de domínio; nome de domínio totalmente qualificado (FQDN); nome relativo; registro de recursos (RR); sistema de nomes de domínios (DNS)
domínio de recurso
Domínio do Windows NT 4.0 que é usado para hospedar arquivos, impressões e outros serviços de aplicativos.
Consulte também: domínio; serviço
domínio in-addr.arpa
Domínio DNS especial de primeiro nível reservado para reverter o mapeamento de endereços IP para os nomes de host DNS.
Consulte também: domínios de nível superior; pesquisa reversa; sistema de nomes de domínios (DNS)
domínio mestre
Domínio do Windows NT 4.0 que é usado para gerenciar contas de usuário e de grupo em uma rede de vários domínios.
Consulte também: conta de grupo; conta de usuário; domínio
domínio pai
Para o DNS e o Active Directory, são domínios localizados na árvore de espaço para nome diretamente acima de outros nomes de domínio derivativos (domínios filho). Por exemplo, microsoft.com poderia ser o domínio pai para exemplo.microsoft.com, um domínio filho.
Consulte também: domínio; sistema de nomes de domínios (DNS)
domínio raiz
O início do espaço para nome do sistema de nomes de domínios (DNS). No Active Directory, é o domínio inicial em uma árvore do Active Directory. Também é o domínio inicial em uma floresta.
domínios de nível superior
Os nomes de domínio dispostos hierarquicamente na primeira camada do espaço para nome de domínio da raiz, diretamente abaixo da raiz (.) do espaço para nome do DNS. Na Internet, os nomes de domínio de primeiro nível como .com e .org são usados para classificar e atribuir nomes de domínio de segundo nível (como microsoft.com) a organizações individuais e empresas de acordo com seus objetivos organizacionais.
Consulte também: domínio; domínios de segundo nível; espaço para nome de domínio; nome de domínio; raiz; sistema de nomes de domínios (DNS)
domínios de segundo nível
Nomes de domínio dispostos na raiz hierarquicamente na segunda camada do espaço para nome de domínio, diretamente abaixo dos nomes de domínio de primeiro nível como .com e .org. Ao usar o DNS na Internet, os domínios de segundo nível são nomes como microsoft.com registrados e delegados para organizações individuais e empresas de acordo com suas classificações de nível superior. A empresa assume a responsabilidade futura pelo gerenciamento e o crescimento do seu nome em subdomínios adicionais.
Consulte também: domínio pai; domínios de nível superior; espaço para nome; nome de domínio; sistema de nomes de domínios (DNS)
drain
Para o balanceamento de carga de rede, um comando que desativa o tratamento de tráfego novo para a regra cujo intervalo de porta contém a porta especificada. Todas as portas especificadas pela regra de porta são afetadas.
Consulte também: cluster; drainstop; porta; regra de porta
drainstop
Para o balanceamento de carga de rede, um comando que desativa todo tratamento de tráfego novo nos hosts especificados. Os hosts entram no modo de descarga para concluírem as conexões existentes.
Durante a descarga, os hosts permanecem no cluster e interrompem suas operações de cluster quando não há mais conexões ativas. Para finalizar o modo de descarga, interrompa o modo de cluster com o comando stop ou reinicie o tratamento de tráfego novo com o comando start. Para descarregar conexões de uma porta específica, use o comando drain.
Consulte também: drain; host
driver de impressora
Programa criado para permitir que outros programas funcionem com uma determinada impressora sem que precisem se preocupar com detalhes específicos do hardware e da linguagem interna da impressora. Ao usarem drivers de impressora que controlam as sutilezas de cada impressora, os programas podem se comunicar adequadamente com várias impressoras.
Consulte também: driver do dispositivo
driver de placa de rede
Driver de dispositivo que funciona diretamente com a placa de rede, atuando como um intermediário entre a placa e o driver de protocolo. Com a integração da rede AppleTalk, a pilha do protocolo AppleTalk no servidor é implementada como um driver de protocolo e é acoplada a um ou mais drivers de placa de rede.
Consulte também: driver do dispositivo
driver do dispositivo
Programa que permite a determinado dispositivo, como, por exemplo, um modem, um adaptador de rede ou uma impressora, estabelecer comunicação com o sistema operacional. Embora o dispositivo possa estar instalado no seu sistema, o Windows não poderá utilizá-lo até que você tenha instalado e configurado o driver apropriado.
Quando um dispositivo está relacionado na lista de compatibilidade de hardware (HCL), geralmente é fornecido um driver com o Windows. Os drivers de dispositivos são carregados automaticamente (para todos os dispositivos ativados) quando um computador é iniciado. Depois disso, sua execução permanece invisível para o usuário.
duplex
Sistema capaz de transmitir informações em duas direções através de um canal de comunicações.
Consulte também: full-duplex; half-duplex
DWORD
Tipo de dado composto de dados hexadecimais com um espaço alocado de no máximo 4 bytes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário