domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - T

T
tabela de alocação de arquivos (FAT)
Sistema de arquivos usado pelo MS-DOS e outros sistemas operacionais baseados em Windows para organizar e gerenciar arquivos. A tabela de alocação de arquivos (FAT) é uma estrutura de dados que o Windows cria quando você formata um volume usando sistemas de arquivos FAT ou FAT32. O Windows armazena informações sobre cada arquivo na FAT para que possa recuperá-lo posteriormente.
Consulte também: FAT32; sistema de arquivos; sistema de arquivos NTFS
tabela de arquivos mestre (MFT)
Arquivo de sistema NTFS nos volumes formatados NTFS que contém informações sobre cada arquivo e pasta no volume. O MFT é o primeiro arquivo em um volume NTFS.
Consulte também: sistema de arquivos NTFS; tabela de alocação de arquivos (FAT); volume
tabela de partição GUID (GPT)
Esquema de particionamento de disco usado pela interface de firmware flexível (EFI) em computadores compatíveis com Itanium. A GPT oferece mais vantagens do que a partição do registro de inicialização principal (MBR), pois permite até 128 partições por disco, fornece suporte a volumes de até 18 exabytes, permite tabelas de partição primárias e de backup para redundância e oferece suporte a identificadores (GUIDs) de partição e disco exclusivos.
Consulte também: interface de firmware extensível (EFI); Itanium; registro mestre de inicialização (MBR)
tamanho da memória virtual
No Gerenciador de tarefas, a quantidade de memória virtual, ou espaço de endereço, destinada a um processo.
Consulte também: Gerenciador de tarefas; memória virtual
taxa de atualização
A freqüência com que a tela de vídeo é redesenhada para evitar que a imagem fique piscando. A área da imagem inteira da maioria dos monitores é atualizada aproximadamente 60 vezes por segundo.
Consulte também: atualizar
taxa de bits constante (CBR)
Tipo de serviço ATM que dá suporte à alocação constante de largura de banda. Esse tipo de serviço é usado para transmissões de voz e vídeo que requeiram pouca ou nenhuma perda de célula e controles de tempo rigorosos durante a transmissão.
Consulte também: modo de transferência assíncrona (ATM)
taxa de transmissão
A velocidade na qual um modem se comunica. A taxa de transmissão refere-se ao número de vezes em que a condição da linha é alterada. Será equivalente a bits por segundo somente se cada sinal corresponder a um bit de dados transmitidos.
Os modems devem funcionar na mesma taxa de transmissão para se comunicarem entre si. Se a taxa de transmissão de um modem for definida como mais alta que a do outro, o modem mais rápido normalmente irá alterar a sua taxa de transmissão para corresponder à taxa do modem mais lento.
Consulte também: bits por segundo (bps); modem (modulador/demodulador)
TCP
Protocolo de controle de transmissão.
TCP/IP
teclas de aderência
Recurso do teclado que permite que você pressione uma tecla modificadora (CTRL, ALT ou SHIFT) ou a tecla de logotipo do Windows e a mantenha ativa até que uma tecla não-modificadora seja pressionada. É útil para pessoas que têm dificuldade de pressionar duas teclas simultaneamente.
Consulte também: teclas de alternância; teclas de filtragem; teclas para mouse
teclas de alternância
Recurso que define seu teclado para apitar quando uma das teclas de bloqueio (CAPS LOCK, NUM LOCK ou SCROLL LOCK) é ativada ou desativada.
Consulte também: teclas de aderência; teclas de alternância; teclas de filtragem; teclas para mouse
teclas de filtragem
Recurso do teclado que o faz ignorar teclas pressionadas breve ou repetidamente. Você também pode ajustar a taxa de repetição do teclado, que é a taxa em que uma tecla é repetida quando você a mantém pressionada.
Consulte também: teclas de aderência; teclas de alternância; teclas para mouse
teclas para mouse
Recurso do teclado que permite que o usuário utilize o teclado numérico para mover o ponteiro do mouse, clicar, clicar duas vezes e arrastar.
Consulte também: teclas de aderência; teclas de alternância; teclas de filtragem
Telnet
Protocolo de emulação de terminal muito utilizado na Internet para logon em computadores de rede. Telnet também indica o aplicativo que usa o protocolo Telnet para os usuários que fazem logon de locais remotos.
Consulte também: protocolo
tema
Conjunto de elementos visuais que fornecem uma aparência unificada para a área de trabalho do computador. Um tema determina a aparência dos diversos elementos gráficos da sua área de trabalho, como as janelas, os ícones, as fontes, as cores e as figuras de plano de fundo e do protetor de tela. Também pode definir os sons associados a eventos como abertura e fechamento de um programa.
tempo de CPU
No Gerenciador de tarefas, o tempo total do processador, em segundos, usado por um processo desde que foi iniciado.
Consulte também: Gerenciador de tarefas
tempo de failover
O período de tempo que um recurso leva, individualmente ou em um grupo, para completar o processo de failover.
Consulte também: failover; recurso
tempo de vida (TTL)
Valor de timer incluído em pacotes enviados através de redes baseadas em TCP/IP que informa aos destinatários por quanto tempo devem manter ou usar o pacote ou quaisquer dados incluídos nele antes da expiração e do descarte do pacote ou dos dados. Para o DNS, os valores TTL são usados em registros de recurso em uma zona para determinar em quanto tempo os clientes devem armazenar em cache e usar essas informações quando aparecerem em uma resposta de consulta de um servidor DNS para a zona.
Consulte também: pacote; protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet (TCP/IP); registro de recursos (RR); servidor DNS; sistema de nomes de domínios (DNS); zona
tentativa de processamento
No gerenciamento de cores, a abordagem usada para mapear as cores especificadas em um arquivo de imagem para a gama de cores do monitor ou da impressora. A gama de cores é o intervalo de cores que um dispositivo pode produzir.
Consulte também: gama de cores
tentativa de união
As consultas de acompanhamento ou pesquisas sucessivas feitas para resolverem registros de união em uma zona para outros servidores DNS remotos que sejam autorizados para uma zona derivativa. Ao executarem a tentativa de união, os registros de recurso do servidor de nomes (NS) para servidores DNS delegados são perseguidos ou seguidos por consultas sucessivas, para resolverem os servidores denominados nos registros NS para os registros de recurso de endereço (A) de host e para obterem endereços IP do servidor.
Consulte também: delegação; registro de recurso de A (endereço); registro de recurso de servidor de nomes (NS); registro de união; servidor DNS; zona
terminal
Dispositivo que consiste em uma tela de exibição e um teclado e que é usado para se comunicar com um computador.
território
Conjunto de princípios de segurança, em um ambiente de rede diferente do Windows, sujeitos à autenticação do Kerberos.
Consulte também: protocolo de autenticação Kerberos V5
texto sem formatação
Dados não criptografados. Às vezes chamado de texto não criptografado.
Tinta
Opção que permite a inserção de texto manuscrito. Em vez de converter o texto manuscrito em texto digitado, o texto é convertido em um objeto e exibido exatamente da maneira como você o escreveu. Por exemplo: .
tipo de arquivo
No ambiente Windows, uma designação das características operacionais ou estruturais de um arquivo. O tipo de arquivo identifica o programa, como o Microsoft Word, que é utilizado para abrir o arquivo. Os tipos de arquivos são associados a uma extensão do nome do arquivo. Por exemplo, os arquivos com extensão .txt ou .log são do tipo documento de texto e podem ser abertos com qualquer editor de texto.
No ambiente Macintosh, uma seqüência de quatro caracteres que identifica o tipo de um arquivo Macintosh. O Macintosh Finder usa o tipo de arquivo e o criador do arquivo para determinar o ícone apropriado da área de trabalho para esse arquivo.
tipo de arquivo personalizado
Geralmente, arquivos com extensões criadas para tipos especiais de arquivos. Os tipos de arquivos personalizados não são rastreados pelo Registro do sistema.
Consulte também: Registro
tipo de arquivo registrado
Tipos de arquivos que são rastreados pelo Registro do sistema e são reconhecidos pelos programas instalados no computador.
Consulte também: tipo de arquivo
tipo de comutação
O tipo de interface ao qual o dispositivo ISDN está sendo conectado. O tipo de comutação também é chamado de comutador.
Consulte também: canal B; canal D; rede digital de serviços integrados (ISDN)
tipo de fila
No Enfileiramento de mensagens, um identificador exclusivo (GUID) especificado pelo aplicativo que criou a fila.
Consulte também: Enfileiramento de mensagens; fila
tipo de hardware
Classificação para dispositivos semelhantes. Por exemplo, o dispositivo de imagens é um tipo de hardware para câmeras digitais e scanners.
Consulte também: dispositivo
tipo de quadro
Maneira como um tipo de rede, como Ethernet, formata dados para serem enviados em uma rede. Quando vários tipos de quadro são permitidos por um tipo de rede específico, os pacotes são estruturados de forma diferente e são, portanto, incompatíveis. Todos os computadores em uma rede devem usar o mesmo tipo de quadro para se comunicar. O tipo de quadro também é chamado de formato de quadro.
Consulte também: pacote
tipos de backup
Tipo que determina quais dados sofrem o backup e a forma como o backup é feito. Há cinco tipos de backup: de cópia, diário, diferencial, incremental e normal.
Consulte também: backup de cópia; backup diário; backup diferencial; backup incremental; backup normal
tolerância a falhas
A capacidade que um hardware ou software de computador possui de assegurar a integridade dos dados quando ocorrem falhas de hardware. Os recursos de tolerância a falhas aparecem em diversos sistemas operacionais e incluem volumes espelhados, volumes RAID-5 e clusters de servidores.
Consulte também: cluster; volume espelhado; volume RAID-5
topologia
No Windows, as relações entre um conjunto de componentes de rede. No contexto de replicação do Active Directory, topologia se refere ao conjunto de conexões que os controladores de domínio usam para replicar informações entre si.
Consulte também: Active Directory; controlador de domínio; replicação
topologia de replicação
Descrição de conexões físicas entre réplicas e sites. Em contrapartida, as topologias do DFS descrevem as conexões lógicas.
Consulte também: réplica
topologia DFS
A hierarquia lógica global do sistema de arquivos distribuídos (DFS), incluindo elementos como raízes, conexões, pastas compartilhadas e conjuntos de réplica, conforme descrito no console administrativo do DFS. Não deve ser confundida com o espaço para nome DFS, que é o modo de exibição lógico dos recursos compartilhados visto pelos usuários.
Consulte também: conexão DFS; DFS de domínio; raiz DFS
trabalho de impressão
O código fonte que contém os dados a serem impressos e os comandos para impressão. Os trabalhos de impressão são classificados em tipos de dados com base nas modificações, se houver, que o spool deve fazer no trabalho para que ele seja impresso corretamente.
Consulte também: janela da impressora; pool de impressão; spooler de impressão
transação
No Enfileiramento de mensagens, o emparelhamento de duas ou mais ações que são realizadas juntas como uma única ação. A ação tem êxito ou falha como um todo. O uso do Coordenador de transações distribuídas da Microsoft (MS DTC) assegura que as duas ações tenham êxito ou que nenhuma seja executada.
Consulte também: coordenador de transações distribuídas da Microsoft (MS DTC); Enfileiramento de mensagens; fila de mensagens não aceitas de transações; mensagem transacional
transceptor
Dispositivo que pode transmitir e receber sinais. Em redes locais (LANs), um transceptor é o dispositivo que conecta um computador à rede e converte sinais entre formas seriais e paralelas.
transferência de arquivos via infravermelho
Transferência de arquivos sem uso de fios entre um computador e outro computador ou dispositivo usando luz infravermelha.
Consulte também: infravermelho (IR)
transferência de zona
A sincronização de dados DNS autorizados entre servidores DNS. Um servidor DNS configurado com uma zona secundária consulta periodicamente os servidores DNS principais para sincronizar seus dados de zona.
Consulte também: autorizado; mestre secundário; servidor DNS; zona
transferência de zona incremental (IXFR)
Tipo de consulta alternativa que pode ser usado por alguns servidores DNS para atualizar e sincronizar dados da zona quando uma zona for alterada. Quando a transferência de zona incremental tiver suporte entre os servidores DNS, eles poderão manter o controle e transferir somente as alterações incrementais do registro de recurso entre cada versão da zona.
Consulte também: mestre secundário; servidor DNS; transferência de zona; zona
transferência de zona plena (AXFR)
O tipo de consulta padrão que tem suporte de todos os servidores DNS para atualizar e sincronizar os dados da zona quando ela for alterada. Quando houver uma consulta DNS usando a AXFR como o tipo especificado de consulta, toda a zona será transferida como resposta.
Consulte também: servidor DNS; zona
treinamento
O processo de ensinar ao mecanismo de reconhecimento de fala a reconhecer sua voz e seu jeito de falar. O mecanismo de fala procura padrões no seu jeito de falar, possibilitando maior precisão quando você dita um texto. Para treinar o mecanismo é necessário ler textos no assistente de treinamento e continuar a treiná-lo, à medida que você dita um texto enquanto trabalha.
TTL mínimo
Tempo de vida (TTL) padrão definido em segundos para ser usado com todos os registros de recurso de uma zona. Esse valor é definido no registro de recurso Início de autoridade (SOA) para cada zona. Por padrão, o servidor DNS inclui esse valor nas respostas a consultas para informar aos destinatários por quanto tempo ele pode armazenar e usar os registros de recursos fornecidos na resposta à consulta antes que os dados de registros armazenados expirem. Quando os valores TTL forem definidos para os registros de recurso individuais, eles substituirão o TTL mínimo.
Consulte também: registro de recurso de início de autoridade (SOA); servidor DNS; tempo de vida (TTL); zona

Nenhum comentário:

Postar um comentário