domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - U

U
Unicode
Padrão de codificação de caracteres desenvolvido pelo Unicode Consortium que representa quase todos os idiomas escritos do mundo. O conjunto de caracteres Unicode tem várias formas de representação, incluindo UTF-8, UTF-16 e UTF-32. A maioria das interfaces Windows usa o formato UTF-16.
Consulte também: American Standard Code for Information Interchange (ASCII); formato de transmissão Unicode 8 (UTF-8); sistema de caracteres Unicode (UCS)
unidade
Área de armazenamento formatada com um sistema de arquivos e que possui uma letra de unidade. O dispositivo de armazenamento pode ser um disquete, CD, disco rígido ou outro tipo de disco. Você pode visualizar o conteúdo de uma unidade clicando em seu ícone no Windows Explorer ou em Meu computador.
Consulte também: letra da unidade; sistema de arquivos; volume
unidade de alocação
A menor quantidade de espaço em disco que pode ser alocada para armazenar um arquivo. Todos os sistemas de arquivo usados pelo Windows organizam discos rígidos com base nas unidades de alocação. Quanto menor o tamanho da unidade de alocação utilizada, mais eficiente será o armazenamento de informações no disco. Se você não especificar um tamanho da unidade de alocação durante a formatação do disco, o Windows selecionará o tamanho padrão com base no tamanho do volume. Os tamanhos padrão são selecionados para reduzir a quantidade de espaço perdido e a quantidade de fragmentação no volume. Uma unidade de alocação também é chamada de cluster.
Consulte também: sistema de arquivos; volume
unidade de DVD
Dispositivo de armazenamento em disco que usa a tecnologia de disco de vídeo digital (DVD). Uma unidade de DVD lê CD-ROMs e DVDs. No entanto, você deve ter um decodificador DVD para exibir filmes DVD na tela do computador.
Consulte também: decodificador de DVD; disco de vídeo digital (DVD)
unidade lógica
Volume que você cria dentro de uma partição estendida em um disco básico de registro mestre de inicialização (MBR). As unidades lógicas são semelhantes às partições primárias, exceto pelo fato de que você está limitado a quatro partições primárias por disco, embora possa criar um número ilimitado de unidades lógicas por disco. Uma unidade lógica pode ser formatada e ter uma letra de unidade atribuída a ela.
Consulte também: disco básico; letra da unidade; partição estendida; partição primária; registro mestre de inicialização (MBR); volume; volume básico
unidade montada
Unidade instalada em uma pasta vazia em um volume NTFS. As unidades montadas funcionam da mesma maneira que qualquer outra unidade, mas recebem um rótulo ou nome em vez de uma letra de unidade. O nome da unidade montada é obtido com um caminho de sistema de arquivos completo em vez de somente uma letra de unidade. Os participantes do grupo Administradores podem usar o Gerenciamento de disco para criar unidades montadas ou reatribuir letras de unidades.
Consulte também: montar; sistema de arquivos NTFS; unidade; volume
unidade organizacional
Objeto recipiente do Active Directory usado nos domínios. Uma unidade organizacional é um recipiente lógico em que usuários, grupos, computadores e outras unidades organizacionais são colocados. Pode conter objetos somente de seu domínio pai. Uma unidade organizacional é o menor escopo ao qual um objeto de diretiva de grupo pode ser vinculado ou pelo qual uma autoridade administrativa pode ser delegada.
Consulte também: Active Directory; domínio pai; objeto de diretiva de grupo; objeto recipiente
UNIX
Sistema operacional multitarefa e multiusuário potente, desenvolvido inicialmente nos laboratórios da AT&T Bell em 1969 para uso em minicomputadores. O UNIX é considerado mais portável, ou seja, menos dependente de computadores específicos do que outros sistemas operacionais, pois é escrito na linguagem C. As versões mais recentes do UNIX têm sido desenvolvidas na Universidade da Califórnia em Berkeley e pela AT&T.
URL
uso de CPU
No Gerenciador de tarefas, a porcentagem de tempo em que o processo usou a CPU desde a última atualização. Na guia Processo do Gerenciador de tarefas, o cabeçalho da coluna é CPU.
Consulte também: Gerenciador de tarefas
uso de memória
No Gerenciador de tarefas, o conjunto de tarefas atualmente ativo, em quilobytes. O conjunto atualmente ativo é o número de páginas residentes na memória no momento. Na guia Processo do Gerenciador de tarefas, o cabeçalho da coluna é Uso de memória.
Consulte também: Gerenciador de tarefas
usuário
Pessoa que usa um computador. Se o computador estiver conectado a uma rede, o usuário poderá acessar os programas e arquivos no computador, assim como os localizados na rede (dependendo das restrições de conta determinadas pelo administrador da rede).
usuário local
Pessoa que usa um computador que não esteja conectado a uma rede. Um usuário local é geralmente alguém que usa um computador em casa.
usuário padrão
O perfil que serve como base para todos os perfis de usuários. Todo perfil de usuário começa como uma cópia do perfil de usuário padrão.
Usuários
Grupo especial que contém todos os usuários que têm permissões de usuário no servidor. Quando um usuário de Macintosh atribui permissões a todos, essas permissões são dadas aos convidados e usuários do grupo.
Consulte também: grupo; permissão
Usuários e computadores do Active Directory
Ferramenta administrativa destinada à realização de tarefas de administração diárias do Active Directory. Essas tarefas incluem a criação, exclusão, modificação, movimentação e definição de permissões em objetos armazenados no diretório. Esses objetos incluem unidades organizacionais, usuários, contatos, grupos, computadores, impressoras e objetos de arquivo compartilhados.
Consulte também: Active Directory; objeto; permissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário