domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - R

R
raiz
O nível mais alto ou principal em um conjunto de informações organizado hierarquicamente. A raiz é o ponto de onde os subconjuntos posteriores se ramificam em uma seqüência lógica que se move de um foco amplo ou geral para perspectivas mais restritas.
raiz DFS
O ponto inicial do espaço para nome do sistema de arquivos distribuídos (DFS). A raiz normalmente é usada para fazer referência ao espaço para nome como um todo. Ela mapeia para um ou mais destinos de raiz, cada um correspondendo a uma pasta compartilhada em um servidor.
Consulte também: conexão DFS
raiz do sistema
O caminho e o nome da pasta na qual os arquivos de sistema do Windows estão localizados. Geralmente, é C:\Windows, embora você possa atribuir uma outra unidade ou pasta quando instalar o Windows. Use o valor %systemroot% para substituir o local atual da pasta que contém os arquivos de sistema do Windows. Para identificar a pasta raiz do sistema, clique em Iniciar, em Executar, digite %systemroot% e clique em OK.
RAM
recipiente virtual
Recipiente que permite que todo diretório compatível com o LDAP seja acessado através do Active Directory.
Consulte também: Active Directory; protocolo de acesso a pastas leves (LDAP)
reconhecimento de fala
A capacidade de interpretar palavras faladas e convertê-las em texto que possa ser lido por computador. Os programas de reconhecimento de fala permitem que você insira texto falando em um microfone, em vez de usando um teclado.
reconhecimento de texto manuscrito
A capacidade de interpretar texto manuscrito e convertê-lo em texto que possa ser lido por computador. Os programas de reconhecimento de texto manuscrito permitem que você insira texto por meio de uma caneta ou dispositivo de entrada manuscrita, em vez de um teclado.
recorte
Arquivo criado quando você arrasta parte de um documento para a área de trabalho.
recuperação não autoritativa
Restauração de uma cópia de backup de um controlador de domínio do Windows na qual os objetos no diretório restaurado não são tratados como autorizados. Os objetos restaurados são atualizados com alterações contidas em outras réplicas do domínio restaurado.
Consulte também: restauração autoritativa
recurso
Em geral, qualquer parte de um sistema ou rede de computador, como uma unidade de disco, impressora ou memória, que pode ser reservada para um programa ou processo em execução.
No Gerenciador de dispositivos, qualquer um dos quatro componentes do sistema que controlam o modo como funcionam os dispositivos em um computador. Esses quatro recursos do sistema são linhas de pedido de interrupção (IRQ), canais de acesso direto à memória (DMA), portas de entrada/saída (E/S) e endereços de memória.
Para clusters do servidor, uma entidade física ou lógica que pode ser gerenciada por um cluster, ser conectada e desconectada, e ser movida entre os nós. Um recurso pode pertencer somente a um único nó em um dado momento.
Consulte também: acesso direto à memória (DMA); cluster de servidor; endereço de memória; linhas de pedido de interrupção (IRQ); off-line; on-line; porta de entrada/saída (E/S); recurso
recurso compartilhado
Qualquer dispositivo, dado ou programa utilizado por mais de um dispositivo ou programa. Para o Windows, os recursos compartilhados se referem aos recursos da rede disponíveis para os usuários, como pastas, arquivos, impressoras e pipes nomeados. Um recurso compartilhado também pode se referir a um recurso em um servidor que esteja disponível para usuários da rede.
Consulte também: dispositivo; recurso; servidor
recurso de compartilhamento de arquivo
Compartilhamento de arquivo acessível por um caminho de rede para o qual uma DLL de recursos oferece suporte como um recurso do cluster.
Consulte também: DLL de recursos
recurso de disco físico
Disco em um dispositivo de armazenamento de cluster. Uma DLL de recursos fornece suporte aos discos físicos como recursos do cluster.
Consulte também: DLL de recursos
recurso de endereço IP
Número de 32 bits em formato decimal pontilhado que representa um endereço de protocolo Internet (IP) e possui suporte como um recurso de cluster de uma DLL de recursos fornecida com o Windows.
Consulte também: DLL de recursos; endereço IP
recurso de instância do servidor IIS
Designação de ocorrência do servidor usada com o Internet Information Services (IIS) que oferece suporte aos serviços FTP e WWW. As ocorrências IIS do servidor possuem suporte de uma DLL de recursos como recursos de cluster. Os recursos de ocorrência IIS do servidor podem possuir dependências nos recursos de endereço IP, de nome da rede e de disco físico. As informações de acesso para ocorrências do servidor não ignoram falhas.
Consulte também: dependência; DLL de recursos; failover
recurso de nome de rede
O nome de um dispositivo que existe em uma rede e que tem suporte, como um recurso do cluster, de uma DLL de recursos fornecida com o Windows.
Consulte também: DLL de recursos
recurso de quórum
O recurso selecionado capaz de ter quórum para manter os dados de configuração necessários para recuperação do cluster. Esses dados contêm detalhes de todas as alterações que foram aplicadas ao banco de dados do cluster. Normalmente, o recurso de quórum é acessível por outros recursos de cluster, de maneira que qualquer nó de cluster tenha acesso às alterações de bancos de dados mais recentes. Por padrão, há somente um recurso de quórum por cluster.
Consulte também: cluster de servidor
recurso de serviço DHCP
Tipo de recurso que fornece serviços DHCP de um cluster.
Consulte também: cluster; protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP)
recurso de serviço genérico
Serviço do Windows para o qual uma DLL de recursos oferece suporte como um recurso do cluster.
Consulte também: DLL de recursos
recurso Spooler de impressão
Filas de impressão que fornecem acesso a uma impressora de rede conectada à rede por um endereço IP, em vez de um nome individual. Uma DLL de recursos fornece suporte aos spoolers de impressão como recursos do cluster.
Consulte também: DLL de recursos; endereço IP; spooler de impressão
recurso WINS
Tipo de recurso que fornece o serviço de cadastramento na Internet do Windows (WINS) a partir de um cluster.
Consulte também: cluster; serviço de cadastramento na Internet do Windows (WINS)
rede
Grupo de computadores e outros dispositivos, como impressoras e scanners, conectados por um vínculo de comunicações, permitindo que todos os dispositivos interajam. As redes podem ser pequenas ou grandes, conectadas permanentemente por fios ou cabos, ou conectadas temporariamente através de linhas telefônicas ou transmissões sem fio. A maior rede é a Internet, que é um grupo mundial de redes.
Consulte também: adaptador de rede
rede de área do sistema
Configuração de rede, geralmente em uma sub-rede de protocolo Internet (IP) separada, que fornece aos dados um caminho direto para o hardware do sistema.
Consulte também: sub-rede
rede de longa distância (WAN)
Rede de comunicações conectando computadores, impressoras e outros dispositivos separados geograficamente. Uma WAN permite que qualquer dispositivo conectado interaja com qualquer outro na rede.
Consulte também: dispositivo; rede local (LAN)
rede digital de serviços integrados (ISDN)
Linha telefônica digital usada para fornecer uma largura de banda superior. Normalmente, a ISDN na América do Norte está disponível de duas formas: A interface de taxa básica (BRI) consiste em dois canais B a 64 quilobits por segundo (Kbps) e um canal D a 16 Kbps; a interface de taxa primária (PRI) consiste em 23 canais B a 64 Kbps e um canal D a 64 Kbps. Uma linha ISDN deve ser instalada pela companhia telefônica no ponto que recebe a ligação e no ponto que faz a ligação.
Consulte também: canal B; canal D; discagem de conexões múltiplas; identificador do perfil do serviço (SPID); tipo de comutação
rede digital de serviços integrados de banda larga (B-ISDN)
Padrão de comunicação do ITU-T para rede de alta velocidade que fornece novos serviços, incluindo voz, vídeo e dados na mesma rede.
Consulte também: International Telecommunication Union - Telecommunication [Standardization Sector] (ITU-T)
rede local (LAN)
Rede de comunicações conectando um grupo de computadores, impressoras e outros dispositivos localizados em uma área relativamente limitada (por exemplo, um edifício). Uma LAN permite que qualquer dispositivo conectado interaja com qualquer outro na rede.
Consulte também: grupo de trabalho; interface de usuário estendida de NetBIOS (NetBEUI); rede local virtual (VLAN); sistema de entrada e saída básico de rede (NetBIOS)
rede local emulada (ELAN)
Rede ATM lógica que emula os serviços de uma LAN Ethernet ou Token Ring.
Consulte também: rede local (LAN)
rede local virtual (VLAN)
Agrupamento lógico de hosts em uma ou mais LANs que permite que a comunicação ocorra entre hosts como se eles estivessem na mesma LAN física.
Consulte também: host; rede local (LAN)
rede padrão
No ambiente Macintosh, refere-se à rede física na qual os processos de um servidor se situam como nós e nos quais o servidor aparece para os usuários. A rede padrão do servidor deve ser aquela à qual o servidor está anexado. Somente os servidores das redes tipo AppleTalk Phase 2 possuem redes padrão.
Consulte também: internet
rede privada
Rede de cluster que oferece suporte somente à comunicação entre nós.
Consulte também: cluster
rede pública
Rede de cluster que oferece suporte à comunicação entre cluster e cliente (com ou sem suporte à comunicação entre nós).
Consulte também: cluster
rede telefônica pública comutada (PSTN)
Linhas telefônicas analógicas padrão, disponíveis no mundo todo.
rede virtual privada (VPN)
A extensão de uma rede privada que engloba vínculos autenticados, criptografados e encapsulados em redes compartilhadas ou públicas. As conexões VPN podem fornecer acesso remoto e conexões roteadas a redes privadas pela Internet.
Consulte também: acesso remoto; autenticação; criptografia; encapsulamento; roteamento
região
Blocos contíguos de armazenamento em um disco.
Registro
Repositório de banco de dados para informações sobre a configuração de um computador. O Registro contém informações que o Windows consulta continuamente durante o seu funcionamento, como:
· Perfis para cada usuário.
· Os programas instalados no computador e os tipos de documentos que cada um pode criar.
· As configurações de propriedades para pastas e ícones de programas.
· O tipo de hardware que existe no sistema.
· As portas que estão sendo usadas.
O Registro é organizado hierarquicamente como uma árvore e é formado por chaves e suas subchaves, seções e entradas de valores.
Consulte também: chave; entrada de valor; limite de tamanho do Registro (RSL); seção; subárvore
registro de recurso canônico (CNAME)
Um registro de recurso usado para mapear um nome de alias alternativo para um nome de domínio DNS canônico primário usado na zona.
Consulte também: registro de recursos (RR)
registro de recurso de A (endereço)
Registro de recurso usado para mapear um nome de domínio DNS para um endereço IP do host na rede.
Consulte também: nome de domínio; registro de recursos (RR); sistema de nomes de domínios (DNS)
registro de recurso de endereço (A)
Registro de recurso usado para mapear um nome de domínio DNS para um endereço IP do host na rede.
Consulte também: nome de domínio; registro de recursos (RR); sistema de nomes de domínios (DNS)
registro de recurso de início de autoridade (SOA)
Registro que indica o ponto de partida ou de origem de autorização para as informações armazenadas em uma zona. O registro de recurso (RR) SOA é o primeiro RR criado ao adicionar uma nova zona. Ele também contém vários parâmetros usados por outros computadores que usam o DNS para determinar por quanto tempo usarão as informações para a zona e com que freqüência as atualizações serão solicitadas.
Consulte também: autorizado; registro de recursos (RR); sistema de nomes de domínios (DNS); zona
registro de recurso de ponteiro (PTR)
Registro de recurso usado em uma zona de pesquisa reversa criada dentro do domínio in-addr.arpa para designar um mapeamento reverso de um endereço IP para um nome de domínio DNS.
Consulte também: domínio in-addr.arpa; pesquisa reversa; registro de recursos (RR)
registro de recurso de serviço (SRV)
Registro de recurso usado em uma zona para registrar e localizar serviços já conhecidos de TCP/IP. O registro de recurso SRV está especificado na RFC 2782 e é usado para localizar controladores de domínio do Active Directory.
Consulte também: Active Directory; protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet (TCP/IP); registro de recursos (RR)
registro de recurso de servidor de nomes (NS)
Registro de recurso usado em uma zona para designar os nomes de domínio DNS para servidores DNS autorizados para a zona.
Consulte também: registro de recursos (RR); servidor DNS; sistema de nomes de domínios (DNS); zona
registro de recursos (RR)
Estrutura do banco de dados DNS padrão contendo informações usadas para processar consultas DNS. Por exemplo, um registro de recurso de tipo de endereço (A) contém um endereço IP correspondente a um nome de host. A maioria dos tipos de registro de recurso básicos é definida na RFC 1035, mas tipos adicionais de RR foram definidos em outras RFCs e aprovados para uso com o DNS.
Consulte também: intervalo de repetição; sistema de nomes de domínios (DNS); solicitação de comentário (RFC); zona
registro de união
Um registro de recurso para informações externas de zona usado para fornecer informações úteis de ponteiro, para localizar servidores DNS com autoridade para subdomínios específicos derivados de um domínio de origem da zona. Esse registro é usado para unir zonas e fornecer um caminho de referência e uma delegação efetiva para serem seguidos por outros servidores DNS ao executarem uma pesquisa recursiva para resolverem um nome totalmente.
Consulte também: delegação; domínio de origem; registro de recursos (RR); servidor DNS; tentativa de união; zona
registro mestre de inicialização (MBR)
O primeiro setor em um disco rígido, que começa o processo de inicialização do computador. O MBR contém a tabela de partições do disco e uma pequena quantidade de código executável chamado código mestre de inicialização.
Consulte também: Console de recuperação; setor de inicialização da partição
regra de porta
Para o balanceamento de carga de rede, um conjunto de parâmetros de configuração que determina o modo de filtragem a ser aplicado a um intervalo de portas.
Consulte também: modo de filtragem; porta
relação de confiança
Relação lógica estabelecida entre domínios que permite a autenticação de passagem, na qual um domínio confiante honra as autenticações de logon de um domínio confiável. As contas de usuário e grupos globais definidos em um domínio confiável podem ter permissões e direitos em um domínio confiante, mesmo que esses grupos ou contas de usuários não existam no diretório do domínio confiante.
Consulte também: autenticação; conta de usuário; domínio; grupo; grupo global; permissão
relação de confiança bidirecional
Tipo de relação de confiança em que os dois domínios da relação confiam um no outro. Em uma relação de confiança bidirecional, cada domínio estabelece uma relação de confiança unidirecional com o outro. Por exemplo, o domínio A confia no domínio B e o B confia no A. As relações de confiança bidirecionais podem ser transitivas ou intransitivas. Todas as relações de confiança bidirecionais entre domínios do Windows na mesma árvore ou floresta de domínio são transitivas.
Consulte também: árvore de domínio; floresta; relação de confiança transitiva; relação de confiança unidirecional
relação de confiança transitiva
O tipo padrão de relação de confiança entre domínios do Windows em uma árvore ou floresta de domínio. Quando um domínio associa-se a uma floresta ou árvore de domínio existente, uma relação de confiança transitiva é automaticamente estabelecida. As relações de confiança transitivas são sempre bidirecionais. Essa série de relações de confiança, entre domínios pai e filho em uma árvore de domínio e entre domínios raiz de árvores de domínios em uma floresta, permite que todos os domínios de uma floresta confiem uns nos outros para fins de autenticação. Por exemplo, se o domínio A confiar no domínio B e o B confiar no C, significa que o domínio A confia no C.
Consulte também: árvore de domínio; floresta; relação de confiança bidirecional; relação de confiança unidirecional
relação de confiança unidirecional
Tipo de relação de confiança em que somente um dos domínios confia no outro. Por exemplo, o domínio A confia no B e o B não confia no A. Todas as relações de confiança unidirecionais são intransitivas.
Consulte também: relação de confiança bidirecional; relação de confiança transitiva
Remote Authentication Dial-In User Service (RADIUS)
Protocolo de autenticação de segurança baseado em clientes e servidores e usado amplamente por provedores de serviços de Internet em servidores remotos em sistemas operacionais que não sejam Windows. Atualmente, o RADIUS é o meio mais popular de autenticação e autorização de usuários de rede dial-up e encapsuladas.
Consulte também: autenticação; encapsulamento
repetição alternada
Mecanismo simples usado pelos servidores DNS para compartilhar e distribuir cargas para recursos da rede. A repetição alternada é usada para girar a ordem dos dados de registros de recurso (RRs) retornados em uma resposta de consulta quando houver vários RRs do mesmo tipo para um nome de domínio DNS consultado.
Consulte também: registro de recursos (RR); servidor DNS
réplica
Pasta em um conjunto de réplicas.
Consulte também: conjunto de réplicas; topologia de replicação
replicação
O processo de copiar dados de um armazenamento de dados ou sistema de arquivos para vários computadores a fim de sincronizar os dados. O Active Directory fornece replicação multimestre do diretório entre controladores de domínio dentro de determinado domínio. É possível gravar nas réplicas do diretório em cada controlador de domínio. Isso permite a aplicação de atualizações a todas as réplicas de determinado domínio. O serviço de replicação copia automaticamente as alterações de determinada réplica para todas as outras réplicas.
Consulte também: Active Directory; diretiva de replicação; réplica; topologia
replicação com mestres múltiplos
Modelo de replicação no qual todo controlador de domínio aceita e replica as alterações de diretório para qualquer outro controlador de domínio. Distingue-se de outros modelos de replicação nos quais um computador armazena a única cópia modificável do diretório e outros computadores armazenam cópias de backup.
Consulte também: controlador de domínio; replicação
reserva
Endereço IP específico em um escopo reservado permanentemente para uso concedido a um cliente DHCP específico. As reservas clientes são feitas no banco de dados do DHCP usando o Gerenciador DHCP e com base em um identificador de dispositivos cliente exclusivo para cada entrada reservada.
No Serviço de controle de admissão, uma alocação de recursos de rede, contidos em uma solicitação de reserva de protocolo de reserva de recursos (RSVP) administrada pelo serviço.
Consulte também: concessão; endereço IP; escopo; protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP); protocolo de reserva de recursos (RSVP)
reserva de memória paginável
A memória virtual alocada pelo sistema que já está sendo utilizada em um processo e que pode ser paginada. Paginar é mover da RAM as partes da memória funcional de um programa usadas com pouca freqüência para outro meio de armazenamento, geralmente o disco rígido.
No Gerenciador de tarefas, a quantidade de memória virtual alocada pelo sistema, em quilobytes, usada por um processo.
Consulte também: limite de tamanho do Registro (RSL); memória virtual
resolução de nomes
Processo no qual o software faz a conversão entre nomes, que são fáceis para o usuário trabalhar, e endereços IP numéricos, que são difíceis para os usuários, mas necessários para as comunicações TCP/IP. A resolução de nomes pode ser fornecida por componentes de software como o DNS ou o WINS.
Consulte também: protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet (TCP/IP); serviço de cadastramento na Internet do Windows (WINS); sistema de nomes de domínios (DNS)
resolução de tela
A configuração que determina a quantidade de informações que aparece na sua tela, medida em pixels. Uma resolução baixa, como 640 x 480, faz com que os itens na tela pareçam maiores, embora a área da tela seja pequena. Uma resolução alta, como 1.024 x 768, torna a área de exibição maior, embora os itens individuais pareçam pequenos.
Consulte também: pixel
resolvedor
Programas clientes DNS usados para pesquisar informações de nomes no DNS. Os resolvedores podem ser um pequeno fragmento de código (um conjunto limitado de rotinas de programação que fornecem funcionalidade de consulta básica) ou programas maiores que fornecem pesquisas adicionais de funções de cliente DNS, como armazenamento em cache.
Consulte também: cache; resolvedor de cache; sistema de nomes de domínios (DNS)
resolvedor de cache
Serviço de resolução de nomes do DNS do cliente que armazena em cache os nomes de domínio DNS obtidos recentemente. O serviço resolvedor de cache fornece acesso de todo o sistema aos programas compatíveis com DNS para registros de recursos obtidos a partir dos servidores DNS durante o processamento das consultas de nome. Os dados mantidos em cache são usados por um período de tempo limitado e sua duração varia de acordo com o valor de vida útil (TTL) ativo. Você pode definir o TTL individualmente para cada registro de recurso (RR). Caso contrário, o padrão será o TTL mínimo definido no RR de SOA como a zona.
Consulte também: cache; intervalo de expiração; registro de recursos (RR); resolvedor; tempo de vida (TTL); TTL mínimo
resposta
No acesso remoto do Windows, as seqüências de caracteres esperadas do dispositivo, que podem conter macros.
Consulte também: acesso remoto; seqüência de caracteres
resposta silenciosa
Protocolo de resposta telefônica no qual as chamadas de entrada são respondidas com silêncio em vez de um sinal de tom. Alguns sistemas de comutação telefônica utilizam a resposta silenciosa. Esses sistemas esperam que o emissor forneça outro número de telefone, código ou extensão após a resposta silenciosa.
restauração autoritativa
No backup, é um tipo de operação de restauração em um controlador de domínio do Active Directory no qual os objetos no diretório restaurado são tratados como autorizados e todas as cópias existentes desses objetos são substituídas (através de replicação). A restauração autoritativa é aplicável somente a dados do estado do sistema replicados como dados do Active Directory e dados do serviço de duplicação de arquivos. Use o utilitário Ntdsutil.exe para executar uma restauração autoritativa.
Consulte também: Active Directory; recuperação não autoritativa
Restauração do sistema
Ferramenta que rastreia as alterações feitas no computador e cria um ponto de restauração quando detecta o início de uma alteração. Utilize o Assistente para a restauração do sistema para selecionar um ponto de restauração, a fim de restaurar um estado anterior do computador, no qual ele funcionava da maneira desejada.
restringir verificação de RFC
Para o DNS, é uma forma de verificar nomes de domínio que examina os caracteres usados em nomes DNS para saber a conformidade entre os requisitos desses nomes e o uso de caracteres válidos, conforme especificado na RFC 1123, Requirements for Internet Hosts - Applications and Support. Para conformidade estrita com a RFC, os nomes de domínio DNS usarão rótulos de nomes constituídos apenas de letras maiúsculas e minúsculas válidas, caracteres numéricos e hífens (de A a Z, de "a" a "z", de 0 a 9 e - ), separados por pontos.
Consulte também: nome de domínio; rótulo; sistema de nomes de domínios (DNS); solicitação de comentário (RFC); verificação ampliada de nomes
retorno de chamada definido pelo emissor
Em conexões de rede, uma forma de retorno de chamada na qual o usuário fornece o número de telefone que o servidor de acesso remoto usa para o retorno de chamada. Esta configuração poupa o custo de ligações interurbanas do usuário.
Consulte também: conectado, usuário autenticado; servidor de acesso remoto
retorno de chamada predefinido
Forma de segurança na qual um servidor de acesso remoto verifica usuários chamando-os novamente pelos números fornecidos pelo administrador da rede no momento em que são concedidos privilégios de usuário. Somente um administrador de rede pode alterar um número de retorno de chamada predefinido. Isso assegura que ninguém utilize a senha de um usuário e se conecte ao servidor fora do local habitual do usuário.
Consulte também: conectado, usuário autenticado; número de retorno de chamada; servidor de acesso remoto
ROM
Acrônimo para memória somente leitura (Read-Only Memory), um circuito de semicondutores em que são instalados dados ou códigos de forma permanente por meio do processo de fabricação. A ROM contém instruções ou dados que podem ser lidos, mas não modificados.
rotas estáticas
Rotas que são permanentes na tabela de roteamento. As rotas estáticas são configuradas manualmente por um administrador de rede. São alteradas somente se o administrador da rede alterá-las. Se o protocolo de roteamento for configurado para oferecer suporte às rotas auto-estáticas (rotas estáticas adicionadas automaticamente), o roteador poderá emitir uma solicitação para que um protocolo obtenha uma atualização das informações de roteamento em uma interface específica. Os resultados dessa atualização são convertidos e mantidos como rotas estáticas.
Consulte também: protocolo; roteador; roteamento
roteador
No ambiente Windows, hardware que ajuda as LANs e WANs a alcançarem interoperabilidade e conectividade, além de poder vincular as LANs que tiverem topologias de rede diferentes (como Ethernet e Token Ring). Os roteadores comparam os cabeçalhos de pacote a um segmento da LAN e escolhem o melhor caminho para o pacote, otimizando o desempenho da rede.
No ambiente Macintosh, os roteadores são necessários para que computadores em redes físicas diferentes possam se comunicar uns com os outros. Os roteadores mantêm um mapa de redes físicas numa internet (rede) Macintosh e encaminham os dados recebidos de uma rede física para outras redes físicas. Os computadores que executam a versão Server do Windows com integração de rede AppleTalk podem atuar como roteadores e você também pode utilizar outro hardware de roteamento em uma rede com integração AppleTalk.
Consulte também: cabeçalho do pacote; protocolo de informações de roteamento através de IPX (RIPX); rede de longa distância (WAN); rede local (LAN); rotas estáticas; roteamento
roteamento
Processo de encaminhamento de um pacote através de um conjunto de redes de um host de origem para um host de destino.
Consulte também: host; pacote
rótulo
Cada parte de um nome de domínio DNS completo que representa um nó na árvore do espaço para nome do domínio. Os nomes de domínio são constituídos de uma seqüência de rótulos, como os três rótulos (exemplo, microsoft e com) que formam o nome de domínio DNS exemplo.microsoft.com. Cada rótulo usado em um nome de domínio DNS deve ter 63 bytes, ou menos, de tamanho em caracteres.
Consulte também: nome de domínio; sistema de nomes de domínios (DNS)
RSA
Algoritmo de chave particular/pública amplamente usado. É o provedor de serviços de criptografia (CSP) padrão para o Microsoft Windows. Foi patenteado pela RSA Data Security, Inc. em 1977.
Consulte também: provedor de serviços de criptografia (CSP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário