sábado, 5 de setembro de 2009

PERFIL DE HARDWARE

As informações abaixo foram extraídas do site:
http://publib.boulder.ibm.com/tividd/td/ITCM/GC23-4703-00/pt_BR/HTML/icm42mst34.htm
Introdução ao IBM Tivoli Configuration Manager

Criando Gerenciadores de Perfis e Perfis de Inventário
Primeiro, o administrador Tivoli utiliza o desktop Tivoli para criar gerenciadores de perfis e perfis de inventário. O administrador cria dois tipos de gerenciadores de perfis: um gerenciador de perfil sem dados e um gerenciador de perfil de banco de dados. Os perfis criados em gerenciadores de perfis sem dados podem ser distribuídos para nós de extremidade e os perfis criados em gerenciados de perfis de banco de dados podem ser distribuídos para grupos de recursos.
O administrador opta por criar perfis de inventário separados para varreduras de hardware e de software, chamados INSTALLED_MEMORY_WSN e INSTALLED_SW_WSN. Ao criar perfis separados, o administrador pode coletar somente as informações necessárias sempre que uma varredura é executada. Isto é mais eficiente do que criar um único perfil que coleta todas as informações de hardware e de software sempre que uma varredura é executada. O administrador cria estes perfis de inventário no gerenciador de perfil sem dados porque os perfis criados neste gerenciador de perfil podem ser distribuídos para nós de extremidade.
O administrador então cria um terceiro perfil para varrer dispositivos interativos, chamado INSTALLED_SW_PDA. O administrador cria este perfil no gerenciador de perfil de banco de dados para que ele possa ser distribuído para o grupo de recursos do qual os PDAs são assinantes.
Em seguida, o administrador faz a assinatura dos destinos nos gerenciadores de perfis. O administrador faz a assinatura dos nós de extremidade no gerenciador de perfil sem dados, que contém os perfis INSTALLED_MEMORY_WSN e INSTALLED_SW_WSN e faz a assinatura do grupo de recursos para os PDAs no gerenciador de perfil de banco de dados, que contém o perfil INSTALLED_SW_PDA.
Ao distribuir um perfil de inventário para um grupo de recursos que contém dispositivos interativos, são criados jobs nos componentes Web Gateway para os dispositivos a serem varridos. Os dispositivos são varridos quando se conectam ao componente Web Gateway. O Inventory processa as informações encaminhadas do componente Web Gateway, em seguida, envia os dados para o repositório de configuração.




//////////////////////////////////////////







As informações abaixo foram extraídas do site:
http://computerdicas.blogspot.com/2008/05/saiba-o-que-e-um-perfil-de-hardware.html

Um perfil de hardware é um conjunto de instruções que diz ao Windows quais dispositivos devem ser iniciados quando o computador inicializar ou quais configurações devem ser usadas para cada dispositivo. Quando é instalado pela primeira vez, o Windows cria um perfil de hardware chamado Perfil 1. No caso de computadores portáteis, os perfis são Perfil Encaixado ou Perfil Não Encaixado. Por padrão, cada dispositivo instalado no computador na época da instalação do Windows é habilitado no perfil de hardware Perfil 1.
Os perfis de hardware são úteis especialmente com computadores portáteis. Na maioria dos computadores portáteis são usadas em vários locais, e os perfis de hardware permitem que você altere os dispositivos que o computador usa quando é movido de local. Por exemplo, você pode ter um perfil chamado Configuração da estação de encaixe para usar o computador portátil em uma estação de encaixe com componentes de hardware como uma unidade de CD-ROM e um adaptador de rede. E você pode ter um segundo perfil chamado Configuração não encaixada para usar o computador portátil em um hotel ou em um avião, quando não estiver usando um adaptador de rede ou um CD-ROM, mas estiver usando um modem e uma impressora portátil.

Se houver mais de um perfil de hardware em seu computador, você poderá designar um perfil padrão que será usado toda vez que você iniciar o computador. Ou deixar que o Windows lhe pergunte qual perfil deverá ser usado toda vez que você iniciar o seu computador.


////////////////////////////////////////////////










As informações abaixo foram extraídas do site:
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc754635(WS.10).aspx


Usar perfis de hardware para solucionar problemas de serviços
Aplica-se a: Windows Server 2008
Você pode usar o snap-in Serviços junto com os perfis de hardware predefinidos para solucionar problemas de serviços instalados recentemente. Por exemplo, associando um serviço a dois perfis de hardware diferentes (um perfil no qual o serviço está habilitado e um segundo perfil no qual o serviço está desabilitado), você pode solucionar com mais facilidade os problemas de hardware que possam ocorrer com um serviço instalado recentemente, como um driver que não esteja carregando adequadamente.
Ser membro de Opers. de Conta, Admins. do Domínio, Administração de Empresa ou equivalente é o mínimo necessário para concluir este procedimento. Veja os detalhes em "Considerações adicionais", neste tópico.
Para habilitar ou desabilitar um serviço para um perfil de hardware
1. Clique em Iniciar, na caixa Iniciar Pesquisa, digite services.msc e pressione ENTER.
2. No painel de detalhes, clique com o botão direito do mouse no serviço que você deseja habilitar ou desabilitar e, em seguida, clique em Propriedades.
3. Na guia Logon, clique no perfil de hardware que deseja configurar.
4. Clique em Habilitar ou Desabilitar e, em seguida, clique em OK.
Considerações adicionais
· Para executar este procedimento, você deve ser um membro do grupo Opers. de Contas, Admins. do Domínio ou Administração de Empresa, ou a autoridade adequada deve ter sido delegada a você. Como prática recomendada de segurança, considere o uso de Run as para executar este procedimento.
· Tenha cuidado ao desabilitar serviços usando esse procedimento. Se você desabilitar um serviço para um certo perfil de hardware, as configurações de Perfil de Hardware substituirão a configuração de Tipo de inicialização para esse serviço.
· Na maioria dos casos, é recomendável que você não altere a opção Permitir que o serviço interaja com a área de trabalho. Se você permitir que o serviço interaja com a área de trabalho, qualquer informação que o serviço exiba na área de trabalho também será exibida em uma área de trabalho interativa do usuário. Um usuário mal-intencionado pode controlar o serviço ou atacá-lo da área de trabalho interativa.
· Se você receber uma mensagem de erro do Gerenciador de Conexão, ao abrir a caixa de diálogo Propriedades de um serviço, verifique se o serviço Registro Remoto está funcionando no computador especificado. Se o serviço Registro Remoto não estiver funcionando, ou se o computador especificado estiver usando o Windows NT 4.0, você não poderá visualizar ou modificar as configurações de perfil de hardware, mas poderá realizar outras ações.



//////////////////////////////////////////////






As informações abaixo foram extraídas do site:
http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/colunas/solucionatica/2004/02/29/jorcolsol20040229001.html
Perfis de hardware

Tenho um laptop Compaq nx9005 equipado com o Windows XP Professional. Eu o uso em casa, no escritório e também nas viagens a negócio. Ouvi falar nos perfis de hardware disponibilizados pelo XP. O que é isso? Pode ser útil para mim?
Augusto Rosas
O Windows XP permite a criação de perfis de hardware. Eles informam ao sistema operacional quais dispositivos devem ser carregados quando o computador for iniciado e as configurações usadas para cada dispositivo. Quando o Windows é instalado pela primeira vez, é criado um perfil de hardware chamado 1. Por padrão, todos os dispositivos que estiverem instalados no computador no momento da instalação do Windows estarão ativados. No seu caso, vale a pena estipular outros perfis. Você pode criar um para ser carregado quando usar o laptop no escritório, quando provavelmente o seu computador acessa a internet e a impressora através da rede da sua empresa. Pode também utilizar outro perfil quando estiver em casa, carregando sua impressora na porta local e utilizando o acesso doméstico à Rede. Finalmente, pode utilizar outro perfil para suas viagens, configurando-o de acordo com as disponibilidades. É possível especificar um perfil padrão para ser usado toda vez que o computador for iniciado, além de configurar o Windows para que ele pergunte qual usar durante a inicialização. Clique no menu Iniciar e em ''Ajuda e Suporte''. Na janela que abrir, preencha o quadro ''Pesquisar'' com a expressão ''Perfis de Hardware''. Toda a informação de que você precisa estará disponível nessa opção.
Problema no XP
Há alguns dias, precisei restaurar o Windows XP, mas a opção deixou de funcionar, mesmo estando habilitada. Notei que o link para Ajuda e Suporte também não pôde ser acessado. Será um problema do Registro, ou de algum programa instalado? Como posso resolver essa questão?
Ornildo Costa Jr.
Prezado Ornildo, pelas informações que forneceu, concluímos que o seu computador está inicializando. Parece-nos também que a restauração que não funciona é a que é iniciada a partir do menu Iniciar/Programas/ Acessórios/Ferramentas do sistema/Restauração do sistema. Não esqueça que você deve fazer seu login como administrador. Caso você não consiga dessa forma, tente fazer a restauração pressionando a tecla F8 quando o sistema for iniciado. Para isso, desligue o computador e ligue novamente. Logo a seguir, pressione a tecla F8 por alguns segundos. Uma janela em modo texto será apresentada. Selecione a opção ''Última configuração válida''. Se houver mais de um sistema operacional instalado, a próxima tela apresentará as opções. De qualquer forma, selecione ''Microsoft Windows XP'' e tecle Enter. Se o problema continuar, visite a página abaixo e selecione o link ''Microsoft Windows Updates''. O programa vai examinar o seu computador e fornecer uma seleção de atualizações que se aplicam ao seu sistema. Em último caso, a saída é a reinstalação do Windows.



/////////////////////////////////////////////






As informações abaixo foram extraídas do site:
· http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=fh;PT-BR;downloadover
Transferência de dados
Tenho dois computadores: um Athlon XP com gravador de CD no escritório e um Duron sem gravador em casa. Para fazer a transferência de dados de um para o outro utilizo um CD-RW. O problema é que os arquivos estão ficando grandes demais para um CD e já percebi que acabarei por ter que transportá-los um a um. Outro problema é que dessa maneira eu só posso transferir do Athlon para o Duron, o contrário é mais complicado.
Cláudio Boavista de Souza
Uma boa maneira de você acabar com esse problema é com o uso de um pen drive, disponível no mercado com a capacidade de 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB e 2 GB. É menor que um isqueiro e alimentado pela própria porta USB do micro, dispensando pilhas ou baterias. É compatível com PC (Windows ME, 2000 ou XP) e Mac (Mac OS 9 ou superior). O Pen Drive de 128 MB custa em torno de R$ 170 e o de 256 MB, R$ 280. Para funcionar, basta conectá-lo à porta USB do micro e esperar que uma nova unidade apareça no ''Meu Computador''. Depois, transfira arquivos como se estivesse usando um disquete. Para o Windows 95 e 98 é preciso instalar um programa, na primeira vez que o acessório for usado.
(NOTA DO AUTOR DO BLOG:ESTAS INFORMAÇÕES ACIMA JÁ ESTÃO DESATUALIZADAS, HOJE VEMOS PEN-DRIVE DE 8 GIBAS E O PREÇO ESTÁ MUITO MAIS ACESSÍVEL)



//////////////////////////////////////////////////////////







As informações abaixo foram extraídas do site:

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc739632(WS.10).aspx

Ativar ou desativar um serviço para um perfil de hardware
Para ativar ou desativar um serviço para um perfil de hardware
1. Abra Serviços.
2. No painel de detalhes, clique com o botão direito do mouse no serviço que você deseja habilitar ou desabilitar e, em seguida, clique em Propriedades.
3. Na guia Logon, clique no perfil de hardware que você deseja configurar.
4. Clique em Ativar ou Desativar e, em seguida, clique em OK.
Cuidado
· Tenha cuidado ao desativar serviços usando esse procedimento. Se você desabilitar um serviço para um determinado perfil de hardware, as configurações Perfil de Hardware ignorarão a configuração Tipo de inicialização desse serviço.
· Na maior parte dos casos, é recomendável que você não altere a configuração Permitir que o serviço interaja com a área de trabalho. Se você permitir que o serviço interaja com a área de trabalho, todas as informações exibidas por ele na área de trabalho também serão exibidas na área de trabalho de um usuário interativo. Um usuário mal-intencionado poderia assumir o controle do serviço ou atacá-lo a partir da área de trabalho interativa.
Importante
· Para aprimorar o desempenho e a segurança na família Windows Server 2003, vários serviços que anteriormente estavam habilitados no Windows 2000 foram desabilitados por padrão. Para obter uma tabela que relacione as configurações padrão e forneça informações sobre como habilitar esses serviços, consulte Configurações padrão de serviços. Observe que essas configurações se aplicam somente a novas instalações, e não a atualizações; todas as configurações de serviços anteriores são preservadas durante as atualizações para a família Windows Server 2003.
Observações
· Para executar este procedimento, você deve ser membro do grupo Administradores no computador local ou deve ter recebido a autoridade adequada. Se o computador fizer parte de um domínio, é possível que os membros do grupo Administradores de domínio possam executar esse procedimento. Como prática recomendada de segurança, considere o uso de Executar como para executar este procedimento.
· Para abrir Serviços, clique em Iniciar, clique em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida, clique duas vezes em Serviços.
· Você pode usar as opções da guia Hardware em Sistema no Painel de Controle para criar e gerenciar perfis de hardware. Para obter mais obter informações sobre como criar perfis de hardware, consulte Tópicos Relacionados.
· É aconselhável configurar um perfil de hardware para testar quaisquer serviços recém-instalados. Por exemplo, você pode criar dois perfis de hardware para um serviço recém-instalado: um perfil em que o serviço esteja ativado e um segundo perfil em que ele esteja desativado. Dessa maneira, você pode solucionar quaisquer problemas que possam ocorrer, como um driver que não é carregado corretamente.
· Se você receber uma mensagem de erro do Gerenciador de conexões ao abrir a caixa de diálogo de propriedades de um serviço, verifique se o serviço de Registro remoto está executando no computador especificado. Se esse serviço não estiver executando ou se o computador especificado estiver executando o Windows NT 4.0, você não poderá exibir ou modificar configurações de perfil de hardware, mas poderá executar qualquer outra ação. Para obter mais informações, consulte Solucionando problemas do snap-in de Serviços. Além disso, consulte "Managing System Services" no site Microsoft Windows Resource Kits.
Informações sobre diferenças funcionais
· O seu servidor pode funcionar de forma diferente dependendo da versão e edição do sistema operacional instalado, das permissões da conta e das configurações de menu. Para obter mais informações, consulte Exibindo a Ajuda na Web.




////////////////////////////////////////////////////////////////////







As informações abaixo foram extraídas do site:

http://nelsonbiagiojr.wordpress.com/2007/02/16/tutorial-criando-e-gerenciando-perfis-de-hardware/
Tutorial: criando e gerenciando perfis de hardware
Um perfil de hardware é um conjunto de instruções que informa ao Windows quais dispositivos devem ser iniciados quando o computador for iniciado ou quais configurações usar para cada dispositivo.
Os perfis de hardware são quase indispensáveis aos que utilizam um computador portátil, pois geralmente tais computadores são utilizados em diversos locais e os perfis de hardware permitirão, por exemplo, que você altere os dispositivos usados por seu computador ao deslocar-se de local para local.
Neste tutorial veremos como criar e gerenciar perfis de hardware distintos.
Criando um perfil de hardware
Para criar um perfil de hardware, siga as seguintes etapas:
1. Abra Sistema, no Painel de Controle (Para abrir Sistema, clique em Iniciar, em Painel de Controle e, em seguida, clique duas vezes em Sistema).
2. Na guia Hardware, clique em Perfis de Hardware.
3. Em Perfis de hardware disponíveis, clique em Perfil 1 (Atual) e, em seguida, clique em Copiar.
4. Digite um nome para o novo perfil de hardware e clique em OK.
5. Após criado um novo perfil de hardware, você deve personalizar o novo perfil ativando ou desativando os seus dispositivos no Gerenciador de dispositivos.
Note que
O perfil denominado Perfil 1 (Atual) fornece um modelo para você criar novos perfis de hardware. Ele não será exibido na lista de perfis de hardware disponíveis mostrada durante a inicialização.
Especificando um perfil de hardware para a inicialização
Para especificar o perfil de hardware a ser utilizado na inicialização do computador:
1. Abra Sistema no Painel de controle.
2. Na guia Hardware, clique em Perfis de Hardware.
3. Em Perfis de hardware disponíveis, use os botões de seta para mover o perfil de hardware que você deseja usar como padrão para a primeira posição na lista. Durante a inicialização, o Windows carregará apenas os drivers de dispositivo para os dispositivos de hardware que estiverem habilitados no perfil selecionado.
4. Em Seleção de perfis de hardware, clique em uma das opções que especifica quanto tempo o Windows deve aguardar antes que o perfil de hardware padrão seja carregado automaticamente.
Para que o perfil de hardware padrão seja carregado automaticamente sem que a lista de perfis seja exibida durante a inicialização, insira um 0 em segundos em Seleção de perfis de hardware. Se, mais tarde, você decidir selecionar um outro perfil de hardware, pressione a BARRA DE ESPAÇOS durante a inicialização e escolha um perfil na lista.
Ativar ou desativar um serviço para um perfil de hardware
1. Abra Serviços (Para abrir Serviços, clique em Iniciar, clique em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida, clique duas vezes em Serviços).
2. No painel de detalhes, clique com o botão direito do mouse no serviço que você deseja habilitar ou desabilitar e, em seguida, clique em Propriedades.
3. Na guia Logon, clique no perfil de hardware que você deseja configurar.
4. Clique em Ativar ou Desativar e, em seguida, clique em OK.
Seja muito criterioso ao desativar serviços usando esse procedimento, pois, no caso de você desabilitar um serviço para um determinado perfil de hardware, as configurações Perfil de Hardware ignorarão a configuração Tipo de inicialização desse serviço.
Na maior parte dos casos, é recomendável que você não altere a configuração Permitir que o serviço interaja com a área de trabalho. Se você permitir que o serviço interaja com a área de trabalho, todas as informações exibidas por ele na área de trabalho também serão exibidas na área de trabalho de um usuário interativo. Um usuário mal-intencionado poderia assumir o controle do serviço ou atacá-lo a partir da área de trabalho interativa.
Uma boa prática de segurança é configurar um perfil de hardware para testar quaisquer serviços recém-instalados. Por exemplo, você pode criar dois perfis de hardware para um serviço recém-instalado: um perfil em que o serviço esteja ativado e um segundo perfil em que ele esteja desativado. Dessa maneira, você pode solucionar quaisquer problemas que possam ocorrer, como um driver que não é carregado corretamente.



//////////////////////////////////////////
O perfil de hardware pode ser definido como um conjunto de informações de dispositivos de hardware instalados em um computador.

Quando instalamos o Windows 2000, um perfil de hardware chamado “Perfil 1 – Atual” é criado. Por padrão, todos os dispositivos instalados no computador no momento em que o Windows for instalado serão ativados no perfil de hardware padrão (Perfil 1 - Atual).

O perfil padrão é utilizado como modelo para a criação de um novo perfil de hardware. Já em laptops os perfis criados por padrão podem ser “Perfil encaixado” e “Perfil não encaixado”.

Com a utilização de perfis de hardware, podemos configurar os periféricos que estarão habilitados e os que estarão desabilitados, e com isso, criar diversos perfis de hardware.

Por exemplo: Um usuário possui um laptop. Quando ele está trabalhando na empresa, utiliza o adaptador de rede para se conectar com a rede. Quando ele está trabalhando em sua casa, não utiliza o adaptador de rede, mais sim um modem, para se conectar com a internet. A partir daí, podemos criar dois perfis de hardware: um com o adaptador de rede habilitado e o modem desabilitado, e outro com o adaptador de rede desabilitado e o modem habilitado. Quando o usuário iniciar o computador, será exibida uma tela para que este escolha o perfil desejado.

Para configurarmos os perfis de hardware, deveremos seguir o seguinte caminho: Painel de Controle, Sistema, aba Hardware, Perfis de Hardware.


Figura 1 – Perfis de hardware

Podemos ter vários perfis de hardware, tudo depende das necessidades do usuário. Por exemplo, podemos ter um perfil de hardware para utilização em rede, e outro perfil de hardware para utilização fora da rede.

Temos algumas configurações de utilização do perfil de hardware, como:
· Ao Windows ser inicializado, aguardar até que um perfil de hardware seja selecionado.
· Selecionar o primeiro perfil listado, caso nenhum seja selecionado em um período de tempo, que pode ser de 0 a 500 segundos.
· Copiar, renomear, excluir e verificar as propriedades de um perfil.
· Alterar a ordem de exibição dos perfis com as setas para cima e para baixo.
Esse recurso é muito útil aos laptops quando utilizamos estações de encaixe (docking station). A estação de encaixe é um dispositivo de hardware no qual podemos conectar o laptop. Esse dispositivo de hardware possui alguns periféricos, como monitor, adaptadores de rede, teclados, etc, com o intuito de fazer com que o laptop seja utilizado como se fosse um computador desktop. Geralmente, um laptop que utiliza uma estação de encaixe possui dois perfis de hardware, um utilizado quando o laptop é acoplado à estação de encaixe, e outro que é utilizado quando o laptop não precisa estar acoplado à estação de encaixe.

Exemplo prático – Criar um perfil de hardware.
· Abra o Painel de Controle;
· Clique em Sistema e escolha a aba Hardware;
· Clique em Perfis de Hardware;
· Será exibido a tela com os perfis de hardware existentes;
· Selecione um perfil;
· Clique em Copiar;
· Defina o nome para o novo perfil e clique em OK;
· Configure se o perfil deverá ser escolhido durante a inicialização do computador, ou se o primeiro perfil listado será selecionado automaticamente caso nenhum perfil tenha sido escolhido em um determinado período de tempo. Defina que o perfil deverá ser escolhido durante a inicialização e clique em OK;
· Para modificar o novo perfil, reinicie o computador. Perceba que será exibida uma nova janela para que o perfil de hardware seja selecionado. Selecione o novo perfil;
· Abra o Painel de Controle;
· Clique em Sistema e escolha a aba Hardware;
· Abra o Gerenciador de Dispositivos;
· Agora é só habilitar ou desabilitar os dispositivos que estarão presentes no perfil.
Conclusão

Finalizamos aqui o artigo sobre o Perfil de Hardware.





///////////////////////

CENTRO DE AJUDA E SUPORTE

Para especificar o perfil de hardware padrão para a inicialização
Você precisa fazer logon como administrador ou como membro do grupo Administradores para concluir este procedimento. Se o seu computador estiver conectado a uma rede, as configurações da diretiva de rede também poderão impedi-lo de concluir o procedimento.
1. Abra Sistema no Painel de controle.
2. Na guia Hardware, clique em Perfis de hardware.
3. Em Perfis de hardware disponíveis, use os botões de seta para mover o perfil de hardware que você deseja usar como padrão para a primeira posição na lista. Durante a inicialização, o Windows carregará apenas os drivers de dispositivo para os dispositivos de hardware que estiverem ativados no perfil selecionado.
4. Em Seleção de perfis de hardware, clique em uma das opções que especifica quanto tempo o Windows deve aguardar antes que o perfil de hardware padrão seja carregado automaticamente.
Observações
· Para abrir Sistema, clique em Iniciar, aponte para Configurações, clique em Painel de controle, em Desempenho e manutenção e, em seguida, clique em Sistema.
· Para que o perfil de hardware padrão seja carregado automaticamente sem que a lista de perfis seja exibida durante a inicialização, insira um 0 em segundos em Seleção de perfis de hardware. Se, mais tarde, você decidir selecionar um outro perfil de hardware, pressione a BARRA DE ESPAÇOS durante a inicialização e escolha um perfil na lista.
Tópicos relacionados
perfil de hardware
Dados que descrevem a configuração e as características de um equipamento de computador específico. Essas informações podem ser utilizadas para configurar computadores para o uso de dispositivos periféricos.
Consulte também: dispositivo
Visão geral sobre perfis de hardware
Um perfil de hardware é um conjunto de instruções que informa ao Windows quais dispositivos devem ser iniciados quando o computador for iniciado ou quais configurações usar para cada dispositivo. Quando você instala o Windows pela primeira vez, é criado um perfil de hardware chamado Perfil 1 (para laptops, os perfis são Encaixado ou Não encaixado). Por padrão, todos os dispositivos que estiverem instalados no computador no momento da instalação do Windows estarão ativados no perfil de hardware denominado Perfil 1.
Os perfis de hardware serão especialmente úteis se você tiver um computador portátil. A maior parte dos computadores portáteis são usados em diversos locais e os perfis de hardware permitirão que você altere os dispositivos usados por seu computador ao deslocar-se de local para local. Por exemplo, você pode ter um perfil denominado Configuração de estação de encaixe para usar seu computador portátil em uma estação de encaixe com componentes de hardware, como uma unidade de CD-ROM e um adaptador de rede. Pode também ter um segundo perfil denominado Configuração desencaixada para usar seu computador portátil em um hotel ou avião, quando não estiver usando um adaptador de rede ou CD-ROM, mas estiver usando um modem e uma impressora portátil.
Se houver mais de um perfil de hardware no computador, você poderá especificar um perfil padrão que será usado toda vez que seu computador for iniciado. Também é possível fazer com que o Windows pergunte qual perfil usar a cada vez que o computador for iniciado. Após criar um perfil de hardware, você poderá usar o Gerenciador de dispositivos para desativar e ativar dispositivos que estejam no perfil. Quando você desativar um dispositivo contido em um perfil de hardware, os drivers de dispositivos do mesmo não serão carregados quando o computador for iniciado. Para obter mais informações, clique em Tópicos relacionados.
Tópicos relacionados
encaixar
Conectar um laptop ou notebook a uma estação de encaixe.
Consulte também: estação de encaixe, encaixe a quente, desencaixar
desencaixar
Desconectar um laptop ou outro computador portátil de uma estação de encaixe.
Consulte também: encaixar, encaixe a quente, estação de encaixe
estação de encaixe
Unidade para acomodar um computador portátil que contém uma conexão de energia, slots de expansão e conexões com periféricos, como um monitor, uma impressora, um teclado de tamanho grande e um mouse. A estação de encaixe transforma o computador portátil em um computador de mesa.
Consulte também: encaixar, encaixe a quente, desencaixar
modem (modulador/demodulador)
Dispositivo que permite que as informações do computador sejam transmitidas e recebidas através de uma linha telefônica. O modem transmissor converte dados digitais do computador em sinais analógicos que podem ser transportados por uma linha telefônica. O modem receptor converte novamente os sinais analógicos para a forma digital.
Consulte também: compactação por modem, cabeamento de modem nulo, porta, API de telefonia (TAPI), aguardando chamada

Gerenciador de dispositivos
Ferramenta administrativa que pode ser utilizada para gerenciar os dispositivos no computador. Usando o Gerenciador de dispositivos, é possível realizar várias operações com os dispositivos, como visualizar e alterar suas propriedades, atualizar seus drivers, definir suas configurações e desinstalá-los.
Consulte também: dispositivo, desinstalar





driver do dispositivo
Programa que permite a determinado dispositivo, como, por exemplo, um modem, um adaptador de rede ou uma impressora, estabelecer comunicação com o sistema operacional. Embora o dispositivo possa estar instalado no seu sistema, o Windows não poderá utilizá-lo até que você tenha instalado e configurado o driver apropriado.
Quando um dispositivo está relacionado na lista de compatibilidade de hardware (HCL), geralmente é fornecido um driver com o Windows. Os drivers de dispositivos são carregados automaticamente (para todos os dispositivos ativados) quando um computador é iniciado. Depois disso, sua execução permanece invisível para o usuário.
Consulte também: lista de compatibilidade de hardware (HCL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário