domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - V

V
V.34
Padrão de transmissão de dados que permite comunicações de até 33.600 bits por segundo (bps) em linhas telefônicas. Define uma técnica de modulação full-duplex (bidirecional) e inclui negociação e correção de erro.
Consulte também: bits por segundo (bps); full-duplex; padrões de modulação; V.90
V.90
Padrão de transmissão de dados que permite comunicações de até 56.000 bits por segundo (bps) em linhas telefônicas. A velocidade de transmissão do modem do cliente é de 33.600 bps, a mesma do V.34. A velocidade de transmissão do modem do host, como, por exemplo, um provedor de serviços de Internet ou rede corporativa, é de até 56.000 bps, com uma velocidade média de 40.000 a 50.000 bps. Quando o modem do host não fornecer suporte a esse padrão, a alternativa será o V.34.
Consulte também: bits por segundo (bps); cliente; host; modem (modulador/demodulador); padrões de modulação; provedor de serviços de Internet (ISP); V.34
valor de propriedade
Característica ou parâmetro específico que define uma propriedade. Por exemplo, os valores de propriedade de um documento Microsoft Word específico incluem Tamanho = 10.000 bytes, Criado em = 2 de jan de 1999 e Caracteres = 5.250.
Consulte também: propriedade
variável
Em programação, é um local de armazenamento nomeado capaz de conter um certo tipo de dado que pode ser modificado durante a execução do programa.
As variáveis de ambiente do sistema são definidas pelo Windows 2000 Server e são as mesmas, independentemente de quem tenha feito logon no computador. Entretanto, os participantes do grupo Administrador podem adicionar variáveis novas ou alterar os valores.
As variáveis de ambiente podem ser diferentes para cada usuário de determinado computador. Elas incluem todas as variáveis de ambiente que você quiser definir ou as variáveis definidas pelos seus aplicativos, como o caminho em que os aplicativos estão localizados.
Consulte também: variável de ambiente
variável de ambiente
Seqüência de caracteres que consiste em informações de ambiente, como, por exemplo, uma unidade, um caminho ou um nome de arquivo, associada a um nome simbólico que pode ser usado pelo Windows. Você pode usar a opção Sistema no Painel de controle ou o comando set no prompt de comando para definir variáveis de ambiente.
Consulte também: seqüência de caracteres; variável
verificação ampliada de nomes
Forma de verificação de nome de domínio usada pelo DNS que examina a conformidade dos caracteres nos nomes DNS com os caracteres válidos do ANSI. Entretanto, a verificação ampliada de nomes não examina a conformidade com os requisitos de nomes DNS e com o uso de caracteres válidos para nomes de host da Internet, conforme especificado na RFC 1123 Requirements for Internet Hosts - Applications and Support.
Para conformidade com a RFC, os nomes de domínio DNS usarão rótulos de nomes constituídos apenas de letras maiúsculas e minúsculas válidas, números e hífens (A a Z, "a" a "z", 0 a 9 e -) separados por pontos.
Consulte também: nome de domínio; rótulo; sistema de nomes de domínios (DNS)
vetor
No serviço de indexação, uma série ordenada de palavras ou números usada em uma consulta. Por exemplo, um único documento pode ter (Scott Cooper; Don Hall; Amy Egert) como um vetor de co-autores.
Consulte também: consulta
vírus
Programa que tenta se espalhar de computador em computador, causando danos (apagando ou corrompendo os dados) ou irritando os usuários (imprimindo mensagens ou alterando o que é exibido na tela).
Visualizar eventos
Componente que você pode usar para visualizar e gerenciar logs de eventos, recolher informações sobre problemas de hardware e de software e monitorar eventos de segurança. Mantém logs sobre eventos de programa, segurança e sistema.
Consulte também: evento; log de eventos
VoIP (protocolo de voz através da Internet)
Método para transmissão de voz através de uma LAN, de uma WAN ou da Internet usando pacotes TCP/IP.
Consulte também: protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet (TCP/IP); rede de longa distância (WAN); rede local (LAN)
volume
Área de armazenamento em um disco rígido. Um volume é formatado por meio de um sistema de arquivos, como FAT ou NTFS, e tem uma letra de unidade atribuída a ele. Você pode visualizar o conteúdo de um volume clicando em seu ícone no Windows Explorer ou em Meu computador. Um único disco rígido pode ter vários volumes, que também podem abranger vários discos.
Consulte também: disco; letra da unidade; sistema de arquivos NTFS; tabela de alocação de arquivos (FAT); volume estendido; volume simples
volume ativo
O volume no qual o computador é inicializado. O volume ativo deve ser um volume simples em um disco dinâmico. Você não pode marcar um volume dinâmico existente como ativo, mas pode atualizar um disco básico contendo a partição ativa para um disco dinâmico. Uma vez que o disco é atualizado para dinâmico, a partição torna-se um volume simples e ativo.
Consulte também: disco básico; disco dinâmico; partição ativa; volume dinâmico; volume simples
volume básico
Partição primária ou unidade lógica que reside em um disco básico.
Consulte também: disco básico; partição primária; unidade lógica
volume de inicialização
O volume que contém o sistema operacional Windows e seus arquivos de suporte. O volume de inicialização pode ser, mas não necessariamente é, o mesmo que o volume do sistema.
Consulte também: volume; volume do sistema
volume dinâmico
Volume que reside em um disco dinâmico. O Windows dá suporte a cinco tipos de volumes dinâmicos: simples, estendidos, distribuídos, espelhados e RAID-5. Um volume dinâmico é formatado usando um sistema de arquivos, como FAT ou NTFS, e tem uma letra de unidade atribuída a ele.
Consulte também: disco básico; disco dinâmico; volume; volume básico; volume espelhado; volume estendido; volume RAID-5; volume simples
volume do sistema
O volume que contém os arquivos específicos de hardware necessários para carregar o Windows em computadores baseados em x86 com um BIOS. O volume do sistema pode ser, mas não necessariamente é, o mesmo que o volume de inicialização.
Consulte também: sistema de entrada e saída básico (BIOS); volume; volume de inicialização; x86
volume espelhado
Volume tolerante a falhas que duplica dados em dois discos físicos. Um volume espelhado fornece redundância de dados usando dois volumes idênticos, denominados espelhos, para duplicar as informações contidas no volume. O espelho está sempre localizado em um disco diferente. Se um dos discos físicos falhar, os dados no disco que falhou se tornarão indisponíveis, mas o sistema continuará funcionando no espelho do disco restante. Só é possível criar volumes espelhados em discos dinâmicos.
Consulte também: disco dinâmico; tolerância a falhas; volume; volume dinâmico; volume RAID-5
volume estendido
Volume dinâmico que consiste no espaço em disco em mais de um disco físico. Você pode aumentar o tamanho de um volume estendido estendendo-o para discos dinâmicos adicionais. Só é possível criar volumes estendidos em discos dinâmicos. Os volumes estendidos não são tolerantes a falhas e não podem ser espelhados.
Consulte também: disco dinâmico; tolerância a falhas; volume; volume dinâmico; volume espelhado; volume simples
volume RAID-5
Volume tolerante a falhas com dados e paridade distribuídos intermitentemente ao longo de três ou mais discos físicos. A paridade é um valor calculado que é usado para reconstruir dados depois de uma falha. Se uma parte de um disco físico falhar, o Windows recriará os dados que estavam na parte que falhou com base na paridade e nos dados restantes. Só é possível criar volumes RAID-5 em discos dinâmicos e não é possível espelhar ou estender esses volumes.
Consulte também: disco dinâmico; paridade; tolerância a falhas; volume; volume dinâmico
volume simples
Volume dinâmico constituído pelo espaço em disco de um único disco dinâmico. Pode consistir em uma única região em um disco ou em várias regiões vinculadas do mesmo disco. Você pode estender um volume simples dentro do mesmo disco ou em discos adicionais. Se você estender um volume único em vários discos, o volume se tornará um volume estendido. Você pode criar volumes simples somente em discos dinâmicos. Os volumes simples não são tolerantes a falhas, mas podem ser espelhados para a criação de volumes espelhados.
Consulte também: disco dinâmico; tolerância a falhas; volume; volume dinâmico; volume espelhado; volume estendido

Nenhum comentário:

Postar um comentário