domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - G

G
gama de cores
O intervalo determinado de cores que um dispositivo pode produzir. Um dispositivo como um scanner, monitor ou impressora pode produzir um intervalo de cores exclusivo, que é determinado pelas características do dispositivo.
Consulte também: perfil de cores; tentativa de processamento
gateway
Dispositivo conectado a várias redes TCP/IP físicas capaz de efetuar roteamento ou remessa de pacotes IP entre elas. Um gateway faz conversões entre protocolos de transporte ou formatos de dados diferentes (por exemplo, IPX e IP) e geralmente é adicionado a uma rede principalmente por sua capacidade de conversão.
No contexto de interoperação com redes Novell NetWare, um gateway atua como uma ponte entre o protocolo de bloco de mensagens do servidor (SMB), usado pelas redes do Windows, e o protocolo de núcleo NetWare (NCP), usado pelas redes NetWare. Também chamado de roteador IP.
gateway padrão
Item de configuração do protocolo TCP/IP que é o endereço IP de um roteador IP diretamente alcançável. A configuração de um gateway padrão cria uma rota padrão na tabela de roteamento IP.
Gerenciador de dispositivos
Ferramenta administrativa que pode ser utilizada para gerenciar os dispositivos no computador. Usando o Gerenciador de dispositivos, é possível realizar várias operações com os dispositivos, como visualizar e alterar suas propriedades, atualizar seus drivers, definir suas configurações e desinstalá-los.
Consulte também: desinstalar; dispositivo
Gerenciador de tarefas
Utilitário que fornece informações sobre programas e processos em execução no computador. Com o Gerenciador de tarefas, é possível terminar ou executar programas e terminar processos, além de exibir uma visão geral dinâmica do desempenho do computador.
gerenciamento de cores
O processo de produzir cores consistentes e precisas, entre uma variedade de dispositivos de entrada e saída. Um sistema de gerenciamento de cores (CMS) mapeia cores entre dispositivos como scanners, monitores e impressoras, transforma cores de um espaço de cores para outro (por exemplo, de RGB para CMYK) e fornece exibições na tela e visualizações de impressão precisas.
Consulte também: espaço de cores CMYK; espaço de cores RGB
gerenciamento de largura da banda de sub-rede (SBM)
Padrão da IETF que permite o controle administrativo no nível de sub-rede.
Gerenciamento do computador
Componente que você pode usar para ver e controlar diversos aspectos da configuração do computador. Combina vários utilitários de administração em uma única árvore do console, fornecendo fácil acesso às propriedades e ferramentas administrativas de computadores locais ou remotos.
gigabyte (GB)
1.024 megabytes, embora geralmente interpretados como aproximadamente um bilhão de bytes.
grupo
Conjunto de usuários, computadores, contatos e outros grupos. Os grupos podem ser usados como conjuntos de segurança ou de distribuição de email. Os grupos de distribuição são usados somente para email. Os grupos de segurança são usados para conceder acesso a recursos e como listas de distribuição de email.
Consulte também: domínio; grupo global; grupo local
grupo de distribuição
Grupo usado somente para distribuição de email e sem segurança ativada. Os grupos de distribuição não podem ser listados em listas de controle de acesso discricional (DACLs) usadas para definir permissões em recursos e objetos. Podem ser usados somente com aplicativos de email (como o Microsoft Exchange) para enviar email para grupos de usuários. Se você não precisar de um grupo para fins de segurança, crie um grupo de distribuição em vez de um grupo de segurança.
Consulte também: grupo de segurança; lista de controle de acesso discricional (DACL)
grupo de domínio local
Grupo de segurança ou de distribuição que pode conter grupos universais, grupos globais e contas de qualquer domínio na árvore ou floresta de domínio. Um grupo de domínio local também pode conter outros grupos de domínio local a partir do seu próprio domínio. É possível atribuir direitos e permissões somente no domínio que contém o grupo.
Consulte também: árvore de domínio; floresta; grupo de distribuição; grupo de segurança; grupo global; grupo universal
grupo de segurança
Grupo que pode ser listado em listas de controle de acesso discricional (DACLs ) usado para definir permissões em recursos e objetos. Um grupo de segurança também pode ser usado como uma entidade de email. Quando você envia uma mensagem de email para o grupo, ela é enviada para todos os participantes do grupo.
Consulte também: lista de controle de acesso discricional (DACL)
grupo de trabalho
Agrupamento simples de computadores, destinado apenas a ajudar os usuários a localizar itens como impressoras e pastas compartilhadas do grupo. Os grupos de trabalho do Windows não oferecem a autenticação e as contas de usuário centralizadas oferecidas pelos domínios.
Consulte também: autenticação; conta de usuário; domínio
grupo global
Grupo de segurança ou de distribuição que pode conter usuários, grupos e computadores de seu próprio domínio como participantes. É possível atribuir aos grupos globais de segurança direitos e permissões sobre os recursos de qualquer domínio na floresta. Não é possível criar ou manter os grupos locais em computadores que estejam executando o Windows XP Professional. Entretanto, para os computadores Windows XP Professional que participem de um domínio, os grupos globais de domínio podem ter direitos e permissões concedidos nessas estações de trabalho e podem se tornar participantes de grupos locais nessas estações de trabalho.
Consulte também: conta de usuário; grupo; grupo local; permissão
grupo local
Para computadores com Windows e servidores participantes, um grupo ao qual é possível conceder permissões e direitos a partir do seu próprio computador e (se o computador participar de um domínio) contas de usuários e grupos globais a partir do seu próprio domínio e de domínios confiáveis.
Consulte também: conta de usuário; grupo global
grupo universal
Grupo de segurança ou distribuição que pode ser usado em qualquer lugar de uma árvore ou floresta de domínio. Um grupo universal pode ter participantes de qualquer domínio do Windows na árvore ou floresta de domínio. Também pode incluir outros grupos universais, grupos globais e contas de qualquer domínio na árvore ou floresta de domínio. Os direitos e permissões devem ser atribuídos por domínio, mas podem ser atribuídos em qualquer domínio na árvore ou floresta de domínio.
Os grupos universais podem ser participantes de grupos locais de domínio e de outros grupos universais, mas não podem ser participantes de grupos globais. Os grupos universais aparecem no catálogo global e devem conter principalmente grupos globais.
Consulte também: árvore de domínio; catálogo global; domínio; floresta; grupo de distribuição; grupo de domínio local; grupo de segurança; grupo global
grupos comuns
Os grupos que aparecem na lista de programas do menu Iniciar para todos os usuários que fazem logon no computador. Somente os administradores podem criar ou alterar grupos comuns.
Consulte também: grupo
grupos internos
Os grupos de segurança padrão instalados com o sistema operacional. Os grupos internos possuem conjuntos úteis de direitos e habilidades internas previamente concedidos.
Na maioria dos casos, os grupos internos fornecem todos os recursos necessários para um usuário específico. Por exemplo, se uma conta de usuário do domínio pertencer ao grupo interno Administradores, fazer logon com essa conta concederá a um usuário recursos administrativos sobre o domínio e os servidores do domínio. Para fornecer um conjunto de recursos necessários a uma conta de usuário, atribua a conta ao grupo interno apropriado.
Consulte também: grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário