domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - B

B
backup de cópia
Backup que copia todos os arquivos selecionados, mas não marca cada arquivo como tendo sofrido backup (em outras palavras, o atributo de arquivamento não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.
Consulte também: backup diário; backup diferencial; backup incremental; backup normal
backup diário
Backup que copia todos os arquivos selecionados que forem alterados no dia de execução do backup diário. Os arquivos que sofreram backup não são marcados como tal (ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado).
Consulte também: backup de cópia; backup diferencial; backup incremental; backup normal
backup diferencial
Backup que copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Os arquivos que sofreram backup não são marcados como tal (ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação de backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá que você tenha o último backup normal e o último backup diferencial.
Consulte também: backup de cópia; backup diário; backup incremental; backup normal
backup incremental
Backup que copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Os arquivos que sofreram backup são marcados como tal (ou seja, o atributo de arquivamento é desmarcado). Se você utilizar uma combinação de backups normais ou incrementais para restaurar os seus dados, será preciso ter o último backup normal e todos os conjuntos de backups incrementais.
Consulte também: backup de cópia; backup diário; backup diferencial; backup normal
backup normal
Backup que copia todos os arquivos selecionados e marca cada arquivo como tendo sofrido backup (em outras palavras, o atributo de arquivamento é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.
Consulte também: backup de cópia; backup diário; backup diferencial; backup incremental
balanceamento de carga
Técnica usada pelos clusters do Windows para avaliar o desempenho de um programa de servidor (como um servidor Web) distribuindo suas solicitações de clientes entre vários servidores no cluster. Cada host pode especificar o percentual de carga que manipulará, ou a carga pode ser distribuída igualmente entre todos os hosts. Se um dos hosts falhar, os clusters do Windows redistribuirão a carga dinamicamente entre os hosts restantes.
Consulte também: cluster; host
banda larga
De ou relativo a sistemas de comunicação nos quais a mídia de transmissão (como um fio ou um cabo de fibra ótica) transmite várias mensagens por vez, cada uma delas modulada na sua própria freqüência de portadora por um modem.
barra de ferramentas
Em um programa com uma interface gráfica de usuário, é uma linha, uma coluna ou um bloco de botões e ícones na tela. Quando clicados, esses botões ou ícones ativam determinadas funções ou tarefas do programa. Por exemplo, a barra de ferramentas do Microsoft Word contém botões para, entre outras ações, alterar texto para itálico ou negrito, e salvar ou abrir um documento. Normalmente, os usuários podem personalizar as barras de ferramentas e movê-las pela tela.
barra de status
Linha de informações relacionadas ao programa atual. Normalmente, a barra de status está localizada na parte inferior de uma janela. Nem todas as janelas têm uma barra de status.
barra de tarefas
A barra que contém o botão Iniciar e aparece, por padrão, na parte inferior da área de trabalho. Você pode clicar nos botões da barra de tarefas para alternar entre os programas. Também pode ocultar a barra de tarefas, movê-la para os lados ou para a parte superior da área de trabalho e personalizá-la de outras maneiras.
Consulte também: área de notificação; área de trabalho; botão da barra de tarefas
barra de título
A barra horizontal na parte superior de uma janela que contém o título da janela. Em muitas janelas, a barra de título contém também o ícone do programa, os botões Maximizar, Minimizar e Fechar, além do botão opcional ? para fornecer ajuda contextual. Para exibir um menu com comandos como Restaurar e Mover, clique com o botão direito do mouse na barra de título.
Consulte também: maximizar; minimizar
barramento
Linha de comunicação usada para transferência de dados entre os componentes de um sistema de computador. Essencialmente, um barramento permite que diferentes partes do sistema compartilhem dados. Por exemplo, um barramento conecta o controlador da unidade de disco, a memória e as portas de entrada/saída ao microprocessador.
Consulte também: barramento serial universal (USB); slot de expansão
barramento serial universal (USB)
Barramento externo que dá suporte à instalação Plug and Play. Com o USB, você pode conectar e desconectar dispositivos sem desligar ou reiniciar o computador. É possível usar uma única porta USB para conectar até 127 dispositivos periféricos, incluindo alto-falantes, telefones, unidades de CD-ROM, joysticks, unidades de fita, teclados, scanners e câmeras. Uma porta USB localiza-se normalmente na parte traseira do computador, próximo da porta serial ou da porta paralela.
Consulte também: barramento; Plug and Play; porta
base de informações de gerenciamento (MIB)
Conjunto de objetos que representa vários tipos de informações sobre um dispositivo, utilizado pelo protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP) para gerenciar o dispositivo. Como diferentes serviços de gerenciamento de rede são utilizados por diferentes tipos de dispositivos e protocolos, cada serviço tem seu próprio conjunto de objetos.
Consulte também: protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP); serviço
Berkeley Internet Name Domain (BIND)
Implementação do DNS gravada e portada para a maioria das versões disponíveis do sistema operacional UNIX. O Internet Software Consortium mantém o software BIND.
Consulte também: arquivo de inicialização BIND; DNS
biblioteca
Sistema de armazenamento de dados, normalmente gerenciado pelo Armazenamento removível. Uma biblioteca consiste na mídia removível (como fitas ou discos) e em um dispositivo de hardware que pode ler ou gravar na mídia. Há dois tipos principais de bibliotecas: as bibliotecas robóticas (várias tarefas automatizadas, dispositivos com várias unidades) e as bibliotecas de unidades autônomas (operadas manualmente, dispositivos de unidades únicas). Uma biblioteca robótica também é chamada de jukebox ou alterador.
Consulte também: Armazenamento removível
biblioteca de vínculo dinâmico (DLL)
Recurso do sistema operacional que permite que rotinas executáveis (geralmente servindo uma função específica ou um conjunto de funções) sejam armazenadas separadamente como arquivos com extensões .dll. Essas rotinas são carregadas somente quando necessárias para o programa que as chama.
Consulte também: DLL de recursos
binário
Sistema numérico de base 2 no qual os valores são expressos como combinações de dois dígitos, 0 e 1.
BIOS
bit (dígito binário)
A menor unidade de informações processada por um computador. Um bit expressa 1 ou 0 em um numeral binário, ou uma condição lógica do tipo verdadeiro ou falso. Um grupo de 8 bits constitui um byte, que pode representar muitos tipos de informações, como uma letra do alfabeto, um dígito decimal ou outro caractere. O bit também é chamado de dígito binário.
Consulte também: binário
bit de paridade
Em comunicações assíncronas, é um bit extra usado para verificar erros em grupos de bits de dados transferidos entre ou dentro de sistemas de computadores. Em comunicações de modem para modem, um bit de paridade é freqüentemente usado para verificar a precisão com que cada caractere é transmitido.
Consulte também: paridade
bits por segundo (bps)
O número de bits transmitidos a cada segundo, usado como medida da velocidade na qual um dispositivo, como um modem, pode transferir dados.
Consulte também: modem (modulador/demodulador)
bloco de controle de arquivos (FCB)
Pequeno bloco de memória temporariamente atribuído pelo sistema operacional de um computador para guardar informações sobre um arquivo que foi aberto para uso. Geralmente, um FCB contém informações como a identificação do arquivo, sua localização no disco e um ponteiro que marca a posição atual (ou última) do usuário no arquivo.
bloco de mensagens do servidor (SMB)
Protocolo de compartilhamento de arquivos criado para permitir que computadores em rede acessem transparentemente arquivos que residam em sistemas remotos por diversas redes. O protocolo SMB define uma série de comandos que passam informações entre computadores. Utiliza quatro tipos de mensagens: controle de sessão, arquivo, impressora e mensagem.
bloqueio de conta
Recurso de segurança do Windows que bloqueia uma conta de usuário, caso ocorram falhas de logon em um determinado período de tempo, baseado em configurações de bloqueio da diretiva de segurança. As contas bloqueadas não podem fazer logon.
botão da barra de tarefas
Botão que aparece na barra de tarefas e corresponde a um aplicativo que está sendo executado.
Consulte também: barra de tarefas
botão padrão
Em algumas caixas de diálogo, o botão de comando que está selecionado ou realçado assim que a caixa de diálogo é exibida. O botão padrão tem uma borda em negrito, indicando que será escolhido automaticamente se você pressionar ENTER. Você pode alterar um botão padrão clicando em Cancelar ou em um outro botão de comando.
botão principal do mouse
O botão utilizado com mais freqüência para as operações de clicar e clicar duas vezes. O botão principal do mouse é o esquerdo na maioria dos dispositivos de mouse e trackball, e o botão inferior em alguns dispositivos de trackball. No entanto, é possível trocar a função dos botões usando a caixa de diálogo Propriedades do mouse no Painel de controle.
botão secundário do mouse
O botão usado para exibir menus de atalho ou outros recursos específicos do programa. O botão secundário do mouse é o direito na maioria dos dispositivos de mouse e trackball, e o superior em alguns dispositivos de trackball, mas você pode alternar a função dos botões clicando em Mouse no Painel de controle.
buffer
Região de RAM reservada para uso com dados que são mantidos temporariamente enquanto aguardam transferência entre dois locais, como entre uma área de dados do aplicativo e um dispositivo de entrada/saída.
Consulte também: memória de acesso randômico (RAM)
bytes
Unidade de dados que geralmente contém um único caractere, como uma letra, um dígito ou um sinal de pontuação. Alguns caracteres únicos podem ocupar mais de um byte.
Consulte também: bit (dígito binário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário