domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - I

I
ícone
Pequena imagem exibida na tela para representar um objeto que pode ser manipulado pelo usuário. Os ícones atuam como mnemônicos visuais e permitem que o usuário controle certas ações do computador sem ter de se lembrar de comandos ou digitá-los no teclado.
identificador de segurança (SID)
Estrutura de dados de tamanho variável que identifica o usuário, o grupo e as contas do computador. Toda conta em uma rede recebe um SID exclusivo no momento em que é criada. Os processos internos no Windows referem-se ao SID de uma conta e não ao usuário da conta ou ao nome do grupo.
Consulte também: conta de grupo; conta de usuário; nome de grupo; nome de usuário
identificador do perfil do serviço (SPID)
Número de 8 a 14 dígitos que identifica os serviços que você solicitou para cada canal B. Por exemplo, ao solicitar ISDN de taxa primária, você obtém dois números de telefone e dois SPIDs do seu provedor ISDN. Os adaptadores típicos de ISDN não podem funcionar sem a configuração de SPIDs.
Consulte também: canal B; rede digital de serviços integrados (ISDN); serviço
identificador do processo (PID)
Identificador numérico que distingue com exclusividade um processo enquanto ele é executado. Use o Gerenciador de tarefas para exibir PIDs.
Consulte também: Gerenciador de tarefas; processo
identificador principal relativo
O controlador de domínio atribuído para alocar seqüências de identificadores relativos para cada controlador de domínio nesse domínio. Quando um controlador de domínio cria um princípio de segurança (usuário, grupo ou objeto de computador), o controlador atribui ao objeto um identificador de segurança exclusivo. O identificador de segurança consiste em um identificador de segurança de domínio, que é o mesmo para todos os identificadores de segurança criados em um domínio específico, e um identificador relativo, que é exclusivo para cada identificador de segurança criado no domínio. Em todas as circunstâncias, somente poderá haver um mestre de identificador relativo em um domínio específico.
Consulte também: controlador de domínio; identificador de segurança (SID); identificador relativo (RID); objeto de segurança
identificador relativo (RID)
A parte de uma identificação de segurança (SID) que identifica exclusivamente uma conta ou um grupo em um domínio.
Consulte também: domínio; floresta; grupo; identificador de segurança (SID)
idioma de entrada
A especificação do idioma em que você deseja digitar. Alguns programas desenvolvidos para Windows reconhecem essa configuração. Quando você adiciona um novo idioma de entrada, também é adicionado um layout de teclado referente a esse idioma.
idioma do teclado
O idioma que você deseja usar ao digitar. Alguns programas desenvolvidos para a plataforma Windows reconhecem essa configuração. Quando você adiciona um novo idioma do teclado, também é adicionado um layout de teclado para esse idioma.
IEEE 1394
Padrão para dispositivos seriais de alta velocidade, como equipamentos de edição de vídeo e áudio digital.
Consulte também: dispositivo
impressora
Dispositivo que coloca texto ou imagens em papel ou em outras mídias de impressão. Os exemplos incluem impressoras a laser ou matriciais.
Consulte também: impressora lógica; pool de impressão; spooler de impressão
impressora compartilhada
Impressora que recebe entrada de mais de um computador. Por exemplo, uma impressora conectada a outro computador na rede pode ser compartilhada para que fique disponível para você usar. A impressora compartilhada também é chamada de impressora de rede.
Consulte também: impressora
impressora de linha (LPR)
Utilitário de conectividade que é executado em sistemas clientes e é usado para imprimir arquivos em um computador executando um servidor LPD.
Consulte também: Line Printer Daemon (LPD)
impressora local
Impressora conectada diretamente a uma das portas em seu computador.
impressora lógica
A interface de software entre o sistema operacional e a impressora no Windows. Enquanto uma impressora é o dispositivo que faz a impressão real, uma impressora lógica é sua interface de software no servidor de impressão. Essa interface de software determina o modo como um trabalho de impressão é processado e como é roteado para seu destino (para uma porta local ou de rede, para um arquivo ou compartilhamento de impressora remota). Quando você imprime um documento, ele é colocado no spool (ou é armazenado) na impressora lógica antes de ser enviado para a impressora propriamente dita.
Consulte também: envio de dados para o spool; impressora
impressora padrão
A impressora à qual um computador envia documentos se você selecionar o comando Imprimir sem especificar antes qual impressora você quer usar com um programa. Você pode ter somente uma impressora padrão e ela deve ser a impressora utilizada com maior freqüência.
Consulte também: impressora
impressora PostScript
Impressora que utiliza a linguagem de descrição de página (PDL) PostScript para criar textos e elementos gráficos na mídia impressa, como papel ou transparência. Exemplos de impressoras PostScript são a Apple LaserWriter, a NEC LC-890 e a QMS PS-810.
Consulte também: linguagem de descrição de páginas (PDL); memória virtual da impressora; PostScript
Impressoras e aparelhos de fax
A pasta no Painel de controle que contém o Assistente para adicionar impressora e ícones para todas as impressoras instaladas no computador.
Consulte também: impressora
informações de configuração de disco
Informações no Registro do Windows sobre letras de unidades atribuídas, volumes simples, volumes distribuídos, volumes espelhados, volumes estendidos e volumes RAID-5. Você pode alterar a configuração do disco usando o Gerenciamento de disco.
Consulte também: Registro; volume; volume espelhado; volume estendido; volume RAID-5; volume simples
infra-estrutura de chave pública (PKI)
O termo geralmente usado para descrever as leis, diretivas, padrões e softwares que regulam ou manipulam certificados e chaves públicas e particulares. Na prática, é um sistema de certificados digitais, autoridades de certificação e outras autoridades de registro que verificam e autenticam a validade de cada pessoa envolvida em uma transação eletrônica. Os padrões para PKI ainda estão em evolução, apesar de estarem sendo amplamente implementados como um elemento necessário de comércio eletrônico.
Consulte também: autoridade de certificação (CA); certificado; chave pública
infravermelho (IR)
A luz que está além do vermelho no espectro de cores. Embora a luz infravermelha seja invisível ao olho humano, os dispositivos transmissores e receptores de infravermelho podem enviar e receber sinais de infravermelho.
Consulte também: associação de dados de infravermelho (IrDA); dispositivo de infravermelho; porta de infravermelho
inicialização
O processo de inicializar ou reinicializar um computador. Quando é ligado (partida a frio) ou reinicializado (partida a quente), o computador executa o software que carrega e inicia seu sistema operacional, preparando-o para uso.
inicialização do Registro
A opção de inicialização padrão usada pela maioria dos servidores DNS do Windows. Quando a inicialização do Registro é utilizada, o DNS é iniciado e inicializado com seus parâmetros e valores conforme estão armazenados no Registro do Windows. Você pode usar um arquivo de inicialização do Berkeley Internet Name Domain (BIND) como uma alternativa para este método de configuração de inicialização para DNS.
Consulte também: arquivo de inicialização BIND; servidor DNS; sistema de nomes de domínios (DNS)
inicialização dupla
Configuração de computador que pode inicializar dois sistemas operacionais diferentes.
Consulte também: ambiente de inicialização; inicialização; inicialização múltipla
inicialização múltipla
Configuração de computador que executa dois ou mais sistemas operacionais.
Consulte também: ambiente de inicialização; inicialização dupla
Inicialização rápida
Barra de ferramentas personalizável que permite exibir a área de trabalho do Windows ou iniciar um programa (por exemplo, o Internet Explorer) com um único clique. Você pode adicionar botões para iniciar seus programas favoritos a partir do local da Inicialização rápida na barra de tarefas.
inicializar
No Gerenciamento de disco, o processo de detectar um disco ou volume e atribuir a ele um status (por exemplo, íntegro) e um tipo (por exemplo, dinâmico).
Consulte também: disco básico; disco dinâmico; volume básico; volume dinâmico
instalar
No contexto de software, adicionar arquivos de programa e pastas ao disco rígido e dados relacionados ao Registro para que o software seja executado adequadamente. A instalação contrasta com a atualização, na qual arquivos de programa, pastas e entradas do Registro existentes são atualizados para uma versão mais recente.
No contexto de hardware, conectar fisicamente o dispositivo ao computador, carregar drivers de dispositivo no computador e configurar definições e propriedades de dispositivo.
Consulte também: desinstalar; driver do dispositivo; Registro
intensidade de cor
O número de cores por pixel a que seu monitor e adaptador gráfico dão suporte.
intercâmbio de pacotes entre redes (IPX)
Protocolo de rede nativo para o NetWare que controla o endereçamento e o roteamento de pacotes dentro de LANs e entre elas. O IPX não garante que uma mensagem estará completa (sem pacotes perdidos).
Consulte também: IPX/SPX; protocolo de controle de compactação (CCP); protocolo de informações de roteamento através de IPX (RIPX); rede local (LAN)
intercâmbio dinâmico de dados (DDE)
Uma forma de comunicação entre processos (IPC) implementada na família de sistemas operacionais Microsoft Windows. Dois ou mais programas que dêem suporte ao intercâmbio dinâmico de dados (DDE) podem trocar informações e comandos.
Consulte também: serviço DDE de rede
interconexão
Rede privada que conecta nós em um cluster.
Consulte também: cluster
interconexão de componentes periféricos (PCI)
Especificação introduzida pela Intel Corporation que define um sistema de barramento local que permite a instalação de até 10 placas de expansão compatíveis com PCI no computador.
interface avançada de dispositivos de pequeno porte (ESDI)
Padrão que pode ser utilizado com discos rígidos de alta capacidade, unidades de disquetes e unidades de fita para permitir que tais dispositivos se comuniquem com um computador em velocidades altas.
interface de energia e configuração avançada (ACPI)
Especificação aberta da indústria que define o gerenciamento de energia em uma ampla faixa de computadores portáteis, de mesa, servidores e periféricos. A ACPI é a base para a iniciativa da indústria OnNow, que permite aos fabricantes de sistemas produzir computadores que sejam inicializados por um toque no teclado. O design da ACPI é essencial para tirar total proveito do gerenciamento de energia e do Plug and Play.
Consulte também: Plug and Play
interface de firmware extensível (EFI)
Em computadores com o processador Intel Itanium, a interface entre o firmware e o hardware de um computador e seu sistema operacional. A interface de firmware extensível (EFI) define um novo estilo de partição chamado tabela de partição (GPT) GUID. Para os computadores compatíveis com Itanium, a EFI tem a mesma finalidade que o BIOS nos computadores compatíveis com x86. Entretanto, a EFI tem recursos expandidos que proporcionam uma forma consistente para iniciar qualquer sistema operacional compatível, além de um método fácil para adicionar drivers EFI a novos dispositivos inicializáveis, sem a necessidade de atualizar o firmware do computador.
Consulte também: Itanium; sistema de entrada e saída básico (BIOS); tabela de partição GUID (GPT); x86
interface de programação de aplicativo (API)
Conjunto de rotinas usadas por um aplicativo para solicitar e executar serviços de nível inferior executados pelo sistema operacional de um computador. Em geral, essas rotinas executam tarefas de manutenção como gerenciamento de arquivos e exibição de informações.
interface de sistema de computadores de pequeno porte (SCSI)
Interface paralela padrão de alta velocidade definida pelo instituto nacional de padronização americano (ANSI). Uma interface SCSI é utilizada para conectar microcomputadores a dispositivos periféricos, como discos rígidos e impressoras, e a outros computadores e redes locais (LANs).
Consulte também: dispositivo; rede local (LAN)
interface de usuário estendida de NetBIOS (NetBEUI)
Protocolo de rede nativo da Rede Microsoft. Normalmente usado em redes locais (LANs) pequenas, departamentais, de 1 a 200 clientes. Pode usar o roteamento de origem Token Ring como o único método de roteamento. É a implementação da Microsoft do padrão NetBIOS.
Consulte também: protocolo; protocolo de controle de compactação (CCP); rede local (LAN); sistema de entrada e saída básico de rede (NetBIOS)
interface digital para instrumentos musicais (MIDI)
Padrão de interface serial que permite a conexão de sintetizadores de música, instrumentos musicais e computadores. O padrão MIDI baseia-se em parte no hardware e em parte em uma descrição do modo como música e som são codificados e comunicados entre os dispositivos MIDI. As informações transmitidas entre dispositivos MIDI estão em um formulário chamado de mensagem MIDI, que codifica aspectos de som, como timbre e volume, como bytes de 8 bits de informações digitais.
Os dispositivos MIDI podem ser usados para criação, gravação e reprodução de música. Usando MIDI, os computadores, os sintetizadores e os seqüenciadores podem se comunicar entre si, mantendo o tempo ou realmente controlando a música criada por outro equipamento conectado.
Consulte também: configuração MIDI
interface do driver de transporte (TDI)
Conjunto comum de rotinas para componentes de camada de rede que se comunicam com a camada de sessão do modelo de interconexão de sistemas abertos (OSI). Essas rotinas permitem que os componentes de software acima e abaixo da camada de transporte sejam misturados e correlacionados sem reprogramação.
Consulte também: modelo de referência de interconexão de sistemas abertos (OSI)
interface do provedor de serviços
Convenções de chamada que os serviços back-end usam para se tornarem acessíveis a aplicativos front-end.
Consulte também: serviço
interface do sistema operacional portátil para UNIX (POSIX)
Padrão do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) que define um conjunto de serviços do sistema operacional. Os programas que aderem ao padrão POSIX podem ser facilmente transportados de um sistema para outro. O POSIX foi baseado em serviços do sistema UNIX, mas foi criado de uma forma que permite que ele seja implementado por outros sistemas operacionais.
Consulte também: serviço
International Telecommunication Union - Telecommunication [Standardization Sector] (ITU-T)
O setor da International Telecommunication Union (ITU) responsável por padrões de telecomunicações. ITU-T substitui o Comité Consultatif Internationale de Télégraphie et Téléphonie (CCITT). Suas responsabilidades incluem a padronização do design e das operações do modem e a padronização de protocolos para redes e transmissões de fax. ITU é uma organização internacional dentro da qual os governos e o setor privado coordenam redes e serviços de telecomunicação global.
internet
internet. Dois ou mais segmentos de rede conectados por roteadores. Outro termo para conjunto de redes.
Internet. Rede mundial de computadores. Se você tiver acesso à Internet, poderá obter informações de milhões de fontes, inclusive escolas, governos, empresas e pessoas.
Consulte também: World Wide Web
Internet Engineering Task Force (IETF)
Comunidade aberta de designers, operadores, fornecedores e pesquisadores de rede preocupados com a evolução da arquitetura e o bom funcionamento da Internet. O trabalho técnico é realizado por grupos de trabalho organizados por áreas de tópicos (como roteamento, transporte e segurança) e através de listas de endereçamento. Os padrões da Internet são desenvolvidos nas solicitações de comentário (RFCs) da IETF, que constituem uma série de observações que abordam diversos aspectos da informática e das comunicações via computadores, centralizadas em protocolos de rede, programas e conceitos.
Consulte também: gerenciamento de largura da banda de sub-rede (SBM); protocolo de descrição de sessão (SDP)
Internet Information Services (IIS)
Serviços de software que oferecem suporte à criação, configuração e gerenciamento de sites da Web, juntamente com outras funções de Internet. Incluem o protocolo de transferência de notícias de rede (NNTP), o protocolo de transferência de arquivo (FTP) e o protocolo de transferência de correio simples (SMTP).
Consulte também: protocolo de transferência de arquivo (FTP); protocolo de transferência de correio simples (SMTP); protocolo de transferência de notícias de rede (NNTP)
interrupção
Solicitação de atenção do processador. Quando o processador recebe uma interrupção, ele suspende as operações atuais, salva o status do trabalho e transfere o controle para uma determinada rotina conhecida como um manipulador de interrupção, que contém as instruções para lidar com a situação específica que causou a interrupção.
intervalo de atualização
Intervalo de tempo usado pelos mestres secundários de uma zona para determinar com que freqüência deverão verificar se os dados da zona precisam ser atualizados. Quando o intervalo de atualização expira, o mestre secundário verifica a zona com a origem para ver se os dados da zona ainda são atuais ou se precisam ser atualizados usando uma transferência de zona. Esse intervalo é definido no registro de recurso de SOA (início de autoridade) para cada zona.
Consulte também: mestre secundário; registro de recurso de início de autoridade (SOA); transferência de zona; zona
intervalo de expiração
Para o DNS, a quantidade de segundos que os servidores DNS que operam como mestres secundários para uma zona usam para determinar se os dados da zona devem ser expirados, quando ela não estiver atualizada e renovada.
Consulte também: mestre secundário; servidor DNS; sistema de nomes de domínios (DNS); zona
intervalo de falhas de página
No Gerenciador de tarefas, a alteração no número de falhas de página desde a última atualização.
Consulte também: Gerenciador de tarefas
intervalo de repetição
O tempo, em segundos, depois de expirar o intervalo de atualização, usado por mestres secundários de uma zona para determinar a freqüência das tentativas de entrar em contato com a origem para obter os dados da zona e ver se os dados replicados precisam ser atualizados. Esse intervalo é definido no registro de recurso de SOA (início de autoridade) para cada zona.
Consulte também: intervalo de atualização; mestre secundário; registro de recurso de início de autoridade (SOA); replicação; zona
intervalo de tempo limite
Para o Controle de processos, é o tempo que o servidor aguarda, quando um comando não pode ser concluído com êxito, antes de cancelar o comando. Pode ser configurado no snap-in Controle de processos.
intervalo de uso de memória
No Gerenciador de tarefas, a alteração na memória, em quilobytes, usada desde a última atualização.
Consulte também: Gerenciador de tarefas
intervalo de verificação
Para o Controle de processos, o tempo entre verificações sucessivas de novos processos iniciados no servidor. Pode ser configurado no snap-in Controle de processos.
intervalos de pesquisa
A freqüência com que o monitor de recursos verifica se o recurso está disponível e operando. Existem dois níveis de pesquisa: Looks Alive e Is Alive. O cluster de servidor solicita uma verificação mais completa do estado de recurso em cada intervalo Is Alive do que em cada intervalo Looks Alive. Portanto, o intervalo de pesquisa Is Alive normalmente é maior do que o intervalo Looks Alive. Você pode especificar os dois intervalos de pesquisa e um valor de tempo limite para os recursos.
Consulte também: recurso
intranet
Rede dentro de uma organização que usa tecnologias e protocolos da Internet, mas está disponível somente para determinadas pessoas, como os funcionários de uma empresa. Também chamada de rede privada.
IP clássico em ATM (CLIP)
Um padrão Internet proposto, descrito na RFC 2225, que permite a comunicação IP diretamente na camada ATM, ignorando um protocolo adicional (como Ethernet ou Token Ring) na pilha de protocolos.
Consulte também: modo de transferência assíncrona (ATM); protocolo Internet (IP)
IPX/SPX
Protocolos de transporte usados em redes Novell NetWare que, juntos, correspondem à combinação de TCP e IP no conjunto de protocolos TCP/IP. O Windows implementa o IPX através do NWLink.
Consulte também: intercâmbio de pacotes entre redes (IPX); NWLink; protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet (TCP/IP)
ISDN (rede digital de serviços integrados)
Um serviço de telefonia digital de alta velocidade que pode aumentar extremamente a velocidade com a qual você se conecta à Internet ou à sua LAN (rede local) corporativa. Pode operar a 128 quilobytes por segundo (Kbps), o que é no mínimo cinco vezes mais rápido do que muitos modems analógicos.
ISP (provedor de serviços de Internet)
Itanium
Microprocessador Intel que usa computação por conjunto de instruções paralelas explícitas e endereçamento de memória de 64 bits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário