domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - N

N
não Plug and Play
Dispositivo, como uma impressora, um modem ou controlador de jogos, que requer configuração manual do hardware antes de ser utilizado. É cada vez mais raro encontrar dispositivos que não sejam do tipo Plug and Play, já que os fabricantes estão dando preferência à produção de dispositivos Plug and Play. Os dispositivos que não são Plug and Play normalmente são utilizados em equipamentos mais antigos.
Consulte também: dispositivo; Plug and Play
navegador
Software que interpreta a marcação dos arquivos em HTML, formata-os em páginas da Web e os exibe para o usuário. Alguns navegadores também permitem que os usuários finais enviem e recebam email, leiam mensagens de grupos de notícias e executem arquivos de som ou vídeo incorporados a documentos da Web.
Consulte também: World Wide Web
nível de notificação
O ponto em que os usuários estão se aproximando de seu limite de cota.
Consulte também: limite de cota
nome
O identificador do seu computador na rede.
nome canônico
Nome distinto de um objeto apresentado primeiro com a raiz e sem as marcas do atributo LDAP (como, por exemplo: CN=, DC=). Os segmentos do nome são delimitados por barras (/). Por exemplo,
CN=MeusDocumentos,OU=MinhaUO,DC=Microsoft,DC=Com
será exibido como
microsoft.com/MinhaUO/MeusDocumentos
na forma canônica.
Consulte também: nome distinto; protocolo de acesso a pastas leves (LDAP)
nome completo
Nome completo de usuário, que geralmente consiste no primeiro nome, inicial do nome do meio e sobrenome. O nome completo é uma informação que pode ser mantida por Usuários e grupos locais ou Usuários e computadores do Active Directory como parte das informações que identificam e definem uma conta de usuário.
Consulte também: conta de usuário; Usuários e computadores do Active Directory
nome da comunidade
Nome usado para agrupar hosts SNMP. Esse nome é colocado em mensagens SNMP enviadas entre dispositivos gerenciados pelo SNMP, como computadores servidores baseados no Windows 2000 e estações de gerenciamento do SNMP. Normalmente, todos os hosts pertencem a Público, que é o nome padrão para uma comunidade comum de todos os hosts SNMP.
Consulte também: desvio; protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP)
nome da imagem
O nome de um processo como exibido no Gerenciador de tarefas.
Consulte também: Gerenciador de tarefas
nome de domínio
O nome dado pelo administrador a um conjunto de computadores em rede que compartilham o mesmo diretório. Parte da estrutura de nomeação do sistema de nomes de domínios (DNS), os nomes de domínio consistem em uma seqüência de rótulos separados por pontos.
Consulte também: domínio; espaço para nome; rótulo; sistema de nomes de domínios (DNS)
nome de domínio totalmente qualificado (FQDN)
Um nome de domínio DNS estabelecido sem ambigüidade para indicar, com certeza absoluta, sua localização na árvore de espaço para nome de domínio. Os nomes de domínio totalmente qualificados diferem dos nomes relativos por serem geralmente expressos com um ponto final (.) - por exemplo, host.exemplo.microsoft.com - para qualificar sua posição na raiz do espaço para nome.
Consulte também: espaço para nome; nome de domínio; sistema de nomes de domínios (DNS)
nome de grupo
Nome exclusivo que identifica um grupo local ou global para o Windows. O nome de um grupo não pode ser idêntico a nenhum outro nome de grupo ou de usuário em seu próprio domínio ou computador.
Consulte também: grupo global; grupo local
nome de território
Prefixo ou sufixo de identificação anexado a um nome de usuário para ativar o roteamento e a autenticação apropriados durante um processo de logon remoto.
Consulte também: autenticação; nome de usuário; roteamento
nome de usuário
Nome exclusivo que identifica uma conta de usuário para o Windows. O nome de usuário de uma conta precisa ser exclusivo entre os outros nomes de grupos e de usuários em seu próprio domínio ou grupo de trabalho.
Consulte também: conta de usuário; domínio; grupo de trabalho; nome de grupo
nome distinto
Nome que identifica um objeto exclusivamente usando o nome distinto relativo atribuído a ele, além dos nomes de objetos recipientes e domínios que o contenham. O nome distinto identifica o objeto e sua localização em uma árvore. Cada objeto no Active Directory possui um nome distinto. Um nome distinto típico pode ser
CN=meu-nome,CN=usuários,DC=Microsoft,DC=Com
Isso identifica o objeto de usuário meu-nome no domínio microsoft.com.
Consulte também: Active Directory; domínio; objeto
nome distinto relativo
A parte de um nome distinto de objeto que é um atributo do próprio objeto. Para a maioria dos objetos, esse é o atributo de nome comum. Para os princípios de segurança, o nome comum padrão é o nome principal de segurança, também conhecido como o nome de conta SAM.
Para o nome distinto
CN=meu-nome,CN=usuários,DC=Microsoft,DC=Com
o nome distinto relativo do objeto de usuário meu-nome é CN=meu-nome. O nome distinto relativo do objeto pai é CN=usuários.
Consulte também: nome distinto; objeto
nome do compartilhamento
Nome que se refere a um recurso compartilhado em um servidor. Cada pasta compartilhada em um servidor tem um nome de compartilhamento usado por usuários de PCs para fazerem referência a ela. Os usuários de computadores Macintosh usam o nome do volume acessível por Macintosh correspondente a uma pasta, que pode ser o mesmo que o nome de compartilhamento.
nome do host
O nome DNS de um dispositivo em uma rede. Esses nomes são usados para localizar computadores na rede. Para encontrar um outro computador, seu nome de host precisa aparecer no arquivo Hosts ou ser conhecido por um servidor DNS. Na maioria dos computadores com o Windows, o nome do host e o nome do computador são iguais.
Consulte também: servidor DNS; sistema de nomes de domínios (DNS)
nome do objeto de segurança
Nome que identifica exclusivamente um usuário, grupo ou computador em um único domínio. Não há garantia de que esse nome seja exclusivo entre os domínios.
Consulte também: domínio; grupo; objeto de segurança
nome longo
Nome de pasta ou de arquivo maior que o padrão de nomes de arquivo 8.3 (até 8 caracteres seguidos de um ponto e uma extensão de até três caracteres) do sistema de arquivos FAT. Esta versão do Windows dá suporte a nomes de arquivo longos de até 255 caracteres.
No ambiente Macintosh, os usuários podem atribuir nomes longos a arquivos e pastas no servidor e, usando a integração de rede AppleTalk, você pode atribuir nomes longos aos volumes acessíveis pelo Macintosh quando criá-los. Esta versão do Windows converte automaticamente os nomes longos de arquivos e pastas em nomes 8.3 para usuários do MS-DOS e do Windows 3.x.
Consulte também: MS-DOS (sistema operacional em disco da Microsoft); tabela de alocação de arquivos (FAT)
nome principal do usuário
Um nome de conta de usuário (às vezes chamado de nome de logon do usuário) e de domínio que identifica o domínio em que a conta do usuário está localizada. Esse é o uso padrão para logon em um domínio do Windows. O formato é: usuário@domínio.com.br (como em um endereço de email).
Consulte também: conta de usuário; domínio; nome de domínio; sufixo do nome principal do usuário
nome relativo
O nome de domínio DNS parcial configurado nos registros de recurso individuais para localizar e qualificar o registro dentro de uma zona. Esse nome é acrescentado ao início do domínio pai (domínio de origem) para cada registro de recurso a fim de formar um nome de domínio totalmente qualificado (FQDN) dentro da zona. No Gerenciador DNS, o nome relativo corresponderá aos campos que usam propriedades de nome de registro específico, como o campo Nome do computador host usado em um registro de recurso de endereço (A).
Consulte também: nome de domínio totalmente qualificado (FQDN); registro de recurso de A (endereço); registro de recursos (RR); sistema de nomes de domínios (DNS); zona
nome UNC (convenção universal de nomenclatura)
O nome completo de um recurso em uma rede. Está de acordo com a sintaxe \\nome_do_servidor\nome_do_compartilhamento, onde nome_do_servidor é o nome do servidor e nome_do_compartilhamento é o nome do recurso compartilhado. Os nomes UNC de pastas ou arquivos também podem incluir o caminho da pasta sob o nome do compartilhamento, com a seguinte sintaxe:

\\nome_do_servidor\nome_do_compartilhamento\pasta\nome_do_arquivo
Consulte também: nome do compartilhamento; recurso
Nslookup
Ferramenta de linha de comando usada para diagnosticar a infra-estrutura do sistema de nomes de domínios (DNS).
Consulte também: sistema de nomes de domínios (DNS)
NTLM
Pacote de segurança que fornece autenticação entre clientes e servidores.
núcleo
O núcleo da arquitetura em camadas que gerencia as operações mais básicas do sistema operacional e o processador do computador. O núcleo agenda diferentes blocos de código em execução, chamados de segmentos, para que o processador o mantenha o mais ocupado possível, e coordena vários processadores para otimizar o desempenho. O núcleo também sincroniza atividades entre subcomponentes do nível executivo, como Gerenciador de E/S e Gerenciador de processos, e lida com exceções de hardware e outras funções dependentes de hardware. Funciona em conjunto com a camada de abstração de hardware.
número de rede
No ambiente Macintosh, o endereço de roteamento ou intervalo de endereços atribuído à rede física que os roteadores do AppleTalk Phase 2 usam para direcionar informações para a rede apropriada. O número de rede também é chamado de intervalo de rede e intervalo de cabo.
número de rede externo
Número hexadecimal de 4 bytes usado para fins de endereçamento e roteamento. O número de rede externo está associado a adaptadores de rede física e redes. Para se comunicarem, todos os computadores na mesma rede que usam um tipo de quadro específico devem ter o mesmo número de rede externo. Todos os números de rede externos devem ser exclusivos para o conjunto de redes IPX.
Consulte também: intercâmbio de pacotes entre redes (IPX); número interno de rede; tipo de quadro
número de retorno de chamada
O número que um servidor de acesso remoto utiliza para responder a um usuário. Esse número pode ser predefinido pelo administrador ou especificado pelo usuário no momento de cada chamada, dependendo de como o administrador tiver configurado as opções para retorno de chamada do usuário. O número de retorno de chamada deve ser o número da linha telefônica à qual o modem do usuário está conectado.
Consulte também: retorno de chamada definido pelo emissor; retorno de chamada predefinido; servidor de acesso remoto
número interno de rede
Número hexadecimal de 4 bytes usado para fins de endereçamento e roteamento. O número interno de rede identifica uma rede virtual dentro de um computador. Esse número deve ser exclusivo para o conjunto de redes IPX. Também chamado de número de rede virtual.
Consulte também: intercâmbio de pacotes entre redes (IPX); número de rede externo
NWLink
Implementação dos protocolos de intercâmbio de pacotes entre redes (IPX), intercâmbio de pacotes em seqüência (SPX) e NetBIOS usados em redes Novell. O NWLink é um protocolo de rede padrão que dá suporte ao roteamento e pode fornecer suporte a aplicativos cliente-servidor do NetWare, onde os aplicativos baseados em soquetes reconhecidos pelo NetWare se comunicam com aplicativos baseados em soquetes do IPX/SPX.
Consulte também: IPX/SPX; protocolo de informações de roteamento através de IPX (RIPX); sistema de entrada e saída básico de rede (NetBIOS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário