domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - O

O
objeto
Entidade, como arquivo, pasta, pasta compartilhada, impressora ou objeto do Active Directory, descrita por um conjunto de atributos distinto e nomeado. Por exemplo, os atributos de um objeto Arquivo incluem seu nome, localização e tamanho, enquanto os atributos de um objeto Usuário do Active Directory devem incluir o nome, sobrenome e endereço de email do usuário.
Para OLE e ActiveX, um objeto também pode ser qualquer informação que esteja vinculada ou incorporada a outro objeto.
Consulte também: atributo; objeto filho; objeto pai; OLE
objeto de desempenho
No Monitor do sistema, um conjunto lógico de contadores associado a um recurso ou serviço que pode ser monitorado.
Consulte também: contador de desempenho
objeto de diretiva de grupo
Conjunto de configurações de diretiva de grupo. Os objetos de diretiva de grupo são essencialmente os documentos criados pelo snap-in da diretiva de grupo, um utilitário do Windows. Os objetos de diretiva de grupo são armazenados no nível de domínio e afetam usuários e computadores existentes em sites, domínios e unidades organizacionais. Além disso, cada computador Windows tem exatamente um grupo de configurações armazenado localmente, chamado objeto de diretiva de grupo local.
Consulte também: diretiva; diretiva de grupo; objeto
objeto de referência cruzada
Objetos nos quais o Active Directory armazena informações sobre partições de diretório e serviços de diretório externo. Um exemplo de um serviço de diretório externo é outro diretório compatível com o LDAP.
Consulte também: Active Directory; partição de diretório; protocolo de acesso a pastas leves (LDAP)
objeto de segurança
Proprietário de conta ao qual é atribuído automaticamente um identificador de segurança para acessar recursos. Um objeto de segurança pode ser um usuário, grupo ou computador.
Consulte também: grupo; nome do objeto de segurança; serviço
objeto de trabalho
Estrutura de nível de sistema que permite que os processos sejam agrupados e gerenciados como uma só unidade.
Consulte também: processo
objeto filho
Objeto que reside em outro objeto. Um objeto filho implica relação. Por exemplo, um arquivo é um objeto filho que reside em uma pasta, que é o objeto pai.
Consulte também: objeto; objeto pai
objeto incorporado
Informações criadas em outro programa que foram coladas no seu documento. Quando as informações estiverem incorporadas, você poderá editá-las no novo documento usando as barras de ferramentas e os menus do programa original.
Para editar as informações incorporadas, clique nelas duas vezes para exibir as barras de ferramentas e os menus do programa utilizado para criar as informações. As informações incorporadas não serão vinculadas ao documento original. Se você alterar as informações em um local, elas não serão atualizadas em outros locais.
Consulte também: documento de origem; OLE; pacote
objeto não recipiente
Objeto que não pode conter logicamente outros objetos. Por exemplo, um arquivo é um objeto não recipiente.
Consulte também: objeto; objeto recipiente
objeto NTDS-DSA
Objeto que representa a configuração do serviço Active Directory sendo executado em um controlador de domínio específico. Por exemplo, o objeto NTDS-DSA contém a configuração que determina se o serviço Active Directory fornece ou não serviços de catálogo global. Os objetos NTDS-DSA são criados e excluídos ao longo da execução do Assistente para instalação do Active Directory (dcpromo.exe).
Um objeto NTDS-DSA é armazenado na partição do diretório de configurações e é sempre um filho do objeto Servidor que representa o controlador de domínio em que esse serviço Active Directory específico está sendo executado. Por exemplo, se o nome distinto de um objeto NTDS-DSA for:
CN=Config NTDS,CN=RESKIT1,CN=Servidores,

CN=Washington,CN=Sites,CN=Config,DC=reskit,DC=com
o nome distinto do objeto Servidor correspondente será:
CN=RESKIT1,CN=Servidores,CN=Washington,CN=Sites,

CN=Config,DC=reskit,DC=com
Consulte também: Active Directory; catálogo global; controlador de domínio
objeto pai
O objeto no qual outro objeto reside. Um objeto pai implica relação. Por exemplo, uma pasta é um objeto pai no qual um arquivo, ou objeto filho, reside. Um objeto pode ser um objeto pai e também um objeto filho. Por exemplo, uma subpasta que contém arquivos é a pasta filho da pasta pai e a pasta pai dos arquivos.
Consulte também: objeto; objeto filho
objeto recipiente
Objeto que pode conter logicamente outros objetos. Por exemplo, uma pasta é um objeto recipiente.
Consulte também: objeto; objeto não recipiente
objeto USER
Objeto do Gerenciador do Windows que inclui janelas, menus, cursores, ícones, ganchos, aceleradores, monitores, layouts de teclado e outros objetos internos. No Gerenciador de tarefas, o número de objetos USER atualmente usados por um processo.
Consulte também: Gerenciador de tarefas
objeto vinculado
Objeto que é inserido em um documento, mas que ainda existe no arquivo de origem. Quando as informações estiverem vinculadas, o novo documento será atualizado automaticamente se as informações contidas no documento original forem alteradas. Se você deseja editar as informações vinculadas, clique duas vezes nelas. As barras de ferramentas e os menus do programa original serão exibidos. Se o documento original estiver em seu computador, as alterações feitas nas informações vinculadas também aparecerão no documento original.
Consulte também: documento de origem; objeto incorporado; OLE; pacote
objetos GDI
Objetos da biblioteca da interface de dispositivo gráfico (GDI) de interfaces de programação de aplicativo (APIs) para dispositivos de saída de elementos gráficos. No Gerenciador de tarefas, o número de objetos GDI atualmente usados por um processo.
Consulte também: Gerenciador de tarefas
ocorrência de objeto de desempenho
No Monitor do sistema, termo usado para distinguir vários objetos de desempenho do mesmo tipo em um computador.
Consulte também: objeto de desempenho
off-line
Estado que marca um componente em um cluster como indisponível. Um nó em estado off-line está inativo ou não está sendo executado. Os recursos e grupos também têm um estado off-line.
Consulte também: grupo; on-line; pendente; recurso
OLE
Maneira de transferir e compartilhar informações entre aplicativos colando as informações criadas em um aplicativo em um documento criado em outro aplicativo, como um arquivo de planilha ou de processador de texto.
Consulte também: objeto incorporado; objeto vinculado; pacote
on-line
Estado que marca um componente em um cluster como disponível. Quando um nó está on-line, ele é um participante ativo do cluster e pode possuir e executar grupos assim como honrar atualizações de bancos de dados de cluster, contribuir com votos para o algoritmo de quórum e manter pulsações. Os recursos e grupos também têm um estado on-line.
Consulte também: grupo; off-line; pendente; recurso
opção DHCP
Parâmetros de configuração de endereço que um serviço DHCP atribui aos clientes. A maioria das opções DHCP é predefinida, com base em parâmetros opcionais definidos na solicitação de comentário (RFC) 1542, embora as opções estendidas possam ser adicionadas por fornecedores ou usuários.
Consulte também: protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP); serviço
operador
Na matemática e em aplicativos de programação e de computadores, um símbolo ou outro caractere indicando uma operação que atua em um ou mais elementos. Você pode usar os quatro operadores a seguir em cálculos padrão:
/ dividir

* multiplicar

- subtrair

+ adicionar
No serviço de indexação, uma palavra ou caractere que especifica uma relação em uma consulta.
operador de cópia
Tipo de grupo local ou global que contém os direitos de usuário necessários para fazer backup e restaurar arquivos e pastas. Os participantes do grupo Operadores de cópia podem fazer backup e restaurar arquivos e pastas independentemente de propriedade, permissões, criptografia e configurações de auditoria.
Consulte também: auditoria; direitos do usuário; grupo global; grupo local
operador de interurbano
Os dígitos discados antes do código de área ou de cidade para acessar um serviço de telefonia interurbana. Por exemplo, nos Estados Unidos, você disca 1 antes do código de área ou de cidade: (1) (206) 000-0000. Os dígitos reais dependem do país, da região ou do serviço de telefonia. Os códigos de área e os operadores de interurbano não são usados em todos os países/regiões.
órfão
Participante de um volume espelhado ou de um volume RAID-5 que falhou devido a uma causa grave, como uma falta de energia ou uma falha total no cabeçote do disco rígido. Quando isso acontece, o driver tolerante a falhas determina que ele não pode mais utilizar a participação órfã e todas as novas leituras e gravações são direcionadas para as participações restantes do volume tolerante a falhas.
Consulte também: tolerância a falhas; volume espelhado; volume RAID-5
OS/2
Sistema operacional multitarefa, que usa memória virtual, executado em modo protegido para computadores pessoais com processadores Intel 80286, 80386, i486 e Pentium. O OS/2 pode executar a maioria dos programas baseados em MS-DOS e pode ler todos os discos formatados com MS-DOS.
Consulte também: programa baseado em MS-DOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário