domingo, 6 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA - E

E
editor de método de entrada (IME)
Programas usados para inserir milhares de caracteres diferentes de idiomas asiáticos escritos com um teclado padrão de 101 teclas. Um IME consiste em um mecanismo que converte teclas pressionadas em caracteres fonéticos e ideográficos e em um dicionário de palavras ideográficas normalmente usadas. Conforme o usuário pressiona teclas, o mecanismo IME tenta identificar em que caractere ou caracteres as teclas pressionadas devem ser convertidas.
EFI
eletrônica de dispositivos integrados (IDE)
Tipo de interface de unidade de disco no qual os circuitos eletrônicos do controlador residem na própria unidade, eliminando a necessidade de uma placa adaptadora separada. Oferece vantagens como cache look-ahead para aumentar o desempenho global.
emulação de rede local (LANE)
Conjunto de protocolos que permite que os serviços existentes de Ethernet e LAN Token Ring substituam uma rede ATM. A LANE permite a conectividade entre estações conectadas com ATM e com LAN.
Consulte também: modo de transferência assíncrona (ATM); protocolo; rede local (LAN)
emulador mestre do PDC
O controlador de domínio atribuído para atuar como um controlador de domínio primário (PDC) do Windows NT 4.0 a fim de servir a clientes de rede que não possuam o software cliente Active Directory instalado e replicar alterações de diretório para qualquer controlador de domínio de backup (BDC) do Windows NT 4.0 no domínio.
O emulador mestre do PDC recebe a replicação preferencial de alterações de senha executada por outros controladores de domínio no domínio e manipula todas as solicitações de autenticação de senha que falham no controlador de domínio local. Em todas as circunstâncias, somente poderá haver um emulador mestre do PDC em um domínio específico.
Consulte também: Active Directory; controlador de domínio; controlador de domínio de backup (BDC); controlador de domínio primário (PDC); mestre de operações; replicação; replicação com mestres múltiplos
encaixar
Conectar um laptop ou notebook a uma estação de encaixe.
Consulte também: desencaixar; encaixe a quente; estação de encaixe
encaixe a quente
O processo de conectar um laptop a uma estação de encaixe com o computador ligado e ativar automaticamente a exibição do vídeo da estação de encaixe, além de outras funções.
Consulte também: desencaixar; encaixar; estação de encaixe
encapsulamento
Conexão lógica sobre os dados que são encapsulados. Em geral, tanto o encapsulamento quanto a criptografia são executados e o encapsulamento é um vínculo particular e seguro entre um usuário ou host remoto e uma rede particular.
Consulte também: criptografia; encapsulamento voluntário; host; servidor de encapsulamento
encapsulamento voluntário
Túnel que é iniciado pelo cliente. Ele encapsula o PPP em IP a partir do cliente para o servidor de túneis. Em seguida, os dados são enviados para o host de destino pelo servidor de túneis.
Consulte também: cliente; encapsulamento; host; protocolo Internet (IP); protocolo ponto a ponto (PPP); servidor de encapsulamento
endereçamento IP particular automático (APIPA)
Recurso de TCP/IP do Windows XP que configura automaticamente um endereço IP exclusivo do intervalo 169.254.0.1 até 169.254.255.254 e uma máscara de sub-rede de 255.255.0.0 quando o protocolo TCP/IP está configurado para endereçamento dinâmico e um protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP) não está disponível.
Consulte também: endereço IP; protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet (TCP/IP); servidor DHCP
endereço de auto-retorno
O endereço do computador local usado para rotear pacotes de saída de volta para o computador de origem. Este endereço é usado principalmente para teste.
endereço de memória
Porção da memória do computador que pode ser alocada para um dispositivo ou usada por um programa ou pelo sistema operacional. Os dispositivos geralmente alocam um intervalo de endereços de memória.
Consulte também: dispositivo
endereço IP
Endereço de 32 bits usado para identificar um nó em um conjunto de redes IP. Cada nó no conjunto de redes IP deve receber um endereço IP exclusivo, constituído pela ID da rede, além de uma ID exclusiva de host. Geralmente, o endereço é representado pelo valor decimal de cada octeto separado por um ponto (por exemplo, 192.168.7.27). Nesta versão do Windows, você pode configurar endereços IP estática ou dinamicamente através do DHCP.
Consulte também: escopo; protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP); recurso de endereço IP
endereço IP de classe A
Endereço IP de difusão ponto a ponto que varia de 1.0.0.1 a 126.255.255.254. O primeiro octeto indica a rede e os três últimos indicam o host na rede.
Consulte também: endereço IP; endereço IP de classe B; endereço IP de classe C
endereço IP de classe B
Endereço IP de difusão ponto a ponto que varia de 128.0.0.1 a 191.255.255.254. Os dois primeiros octetos indicam a rede e os dois últimos indicam o host na rede.
Consulte também: endereço IP; endereço IP de classe A; endereço IP de classe C
endereço IP de classe C
Endereço IP de difusão ponto a ponto que varia de 192.0.0.1 a 223.255.255.254. Os três primeiros octetos indicam a rede e o último indica o host na rede. O balanceamento de carga de rede fornece suporte opcional de sessão para os endereços IP de classe C (além do suporte para os endereços IP simples), a fim de acomodar clientes que utilizem vários servidores proxy no site do cliente.
Consulte também: endereço IP; endereço IP de classe A; endereço IP de classe B
endereço IP virtual
Endereço IP compartilhado entre os hosts de um cluster de balanceamento de carga de rede. Um cluster de balanceamento de carga de rede também pode usar vários endereços IP virtuais, como, por exemplo, em um cluster de servidores Web com diversas bases.
Consulte também: computador com hospedagem múltipla; endereço IP; host
endereço na Internet
Endereço para um recurso na Internet que é usado por navegadores da Web para localizar recursos na Internet. Um endereço na Internet geralmente começa com um nome de protocolo, seguido pelo nome da organização que mantém o site. O sufixo identifica o tipo de organização que ela é. Por exemplo, o endereço http://www.yale.edu/ fornece as seguintes informações:
· http: Este servidor da Web usa o protocolo de transferência de hipertexto.
· www: O site está na World Wide Web.
· edu: Esta é uma instituição educacional.
O endereço na Internet também é chamado de localizador de recursos uniforme (URL).
Consulte também: protocolo; servidor Web
endereço virtual
Em um sistema de memória virtual, o endereço que o aplicativo usa para fazer referência à memória. O núcleo e a unidade de gerenciamento de memória (MMU) convertem esse endereço em um endereço físico antes que a memória seja realmente lida ou escrita.
Consulte também: memória virtual
Enfileiramento de mensagens
Sistema de enfileiramento e roteamento de mensagens do Windows que permite que aplicativos distribuídos e sendo executados em momentos diferentes se comuniquem entre redes heterogêneas e com computadores que possam estar off-line. O Enfileiramento de mensagens proporciona entrega garantida de mensagens, roteamento eficiente, segurança e mensagens com base em prioridade. Anteriormente conhecido como MSMQ.
Consulte também: coordenador de transações distribuídas da Microsoft (MS DTC)
entrada de valor
A seqüência de dados que aparece no painel direito de uma janela do Registro e que define o valor da tecla selecionada atualmente. Uma entrada de valor tem três partes: nome, tipo de dado e o próprio valor.
Consulte também: chave; Registro
entrada do controle de acesso (ACE)
Entrada na lista de controle de acesso discricional (DACL) do objeto que concede permissões a um usuário ou grupo. ACE também representa uma entrada na lista de controle de acesso do sistema (SACL) do objeto que especifica os eventos de segurança a serem auditorados para um usuário ou grupo.
Consulte também: controle de acesso; lista de controle de acesso ao sistema (SACL); lista de controle de acesso discricional (DACL); objeto; permissão
envio de dados para o spool
Processo em um servidor no qual documentos de impressão são armazenados em um disco até que uma impressora esteja pronta para processá-los. Um spooler aceita cada documento de cada cliente, os armazena e, em seguida, os envia para uma impressora quando esta estiver disponível.
Consulte também: spooler de impressão
equipamento de comunicações de dados (DCE)
Um de dois tipos de hardware conectados por uma conexão serial RS-232-C, o outro sendo um dispositivo DTE (equipamento de terminais de dados). O DCE é um dispositivo intermediário que, em geral, transforma uma entrada de um DTE antes de enviá-la a um recipiente. Um modem, por exemplo, é um DCE que modula dados de um microcomputador (DTE) e os envia através de uma conexão telefônica.
Consulte também: equipamento de terminais de dados (DTE); padrão RS-232-C
equipamento de terminais de dados (DTE)
No padrão de hardware RS-232-C, qualquer dispositivo, como um servidor ou cliente de acesso remoto, que tenha a habilidade de transmitir informações em modo digital por um cabo ou uma linha de comunicações.
Consulte também: equipamento de comunicações de dados (DCE); padrão RS-232-C; servidor de acesso remoto
erro de interrupção
Erro sério que afeta o sistema operacional e pode colocar os dados em risco. O sistema operacional gera uma mensagem óbvia, uma tela com o erro de interrupção, em vez de continuar e possivelmente danificar dados. O erro de interrupção também é chamado de erro fatal de sistema.
erro de perda de dados
Estado no qual o computador emissor está transmitindo caracteres de uma forma mais rápida do que o computador receptor pode aceitar. Se o problema persistir, reduza a taxa de bits por segundo (bps).
Consulte também: bits por segundo (bps)
erro de tempo limite
Condição na qual um caractere esperado não é recebido a tempo. Quando essa condição ocorre, o software presume que os dados se perderam e solicita que eles sejam enviados novamente.
erros de CRC
Erros causados pela falha de uma verificação cíclica de redundância. Um erro de CRC indica que um ou mais caracteres no pacote de dados recebido chegaram truncados.
escalonabilidade
Medida que determina como um computador, serviço ou aplicativo pode atender melhor às solicitações crescentes de desempenho. Para os cluster de servidores, é a capacidade de adicionar um ou mais sistemas incrementais a um cluster existente quando a carga total dele exceder suas capacidades.
Consulte também: cluster de servidor
escopo
Intervalo de endereços IP que estão disponíveis para serem concedidos ou atribuídos a clientes DHCP pelo serviço DHCP.
Consulte também: concessão; endereço IP; protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP)
escopo de difusão seletiva
Um intervalo de endereços IP de grupo de difusão seletiva no intervalo de endereços classe D disponíveis para serem concedidos ou atribuídos aos clientes DHCP de difusão seletiva pelo DHCP.
Consulte também: classes de endereços; concessão; protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP)
escopo de influência
Em um ambiente de domínio, é um site, um domínio ou uma unidade organizacional. Em um ambiente de grupo de trabalho, é o disco local.
Consulte também: domínio; unidade organizacional
espaço de cor
Conjunto de três valores que define como uma cor pode ser representada em dispositivos de computador, como monitores, scanners e impressoras. Por exemplo, no espaço colorido LAB, os termos luminância ou tom branco (L), tons vermelho-verde (A) e tons amarelo-azul (B) são usados; no sistema HVC, os termos são matiz (H), valor (V) e croma (C). O espaço colorido se refere ao espaço tridimensional que é definido pelos respectivos valores, como L, A e B.
Consulte também: espaço de cor; espaço de cores CMYK; espaço de cores RGB
espaço de cores CMYK
O espaço colorido multidimensional que consiste em quantidades de ciano, magenta, amarelo e preto para compor determinada cor. Os dispositivos de impressão colorida comercial geralmente usam este sistema de tintas do processo de quatro cores.
Consulte também: espaço de cor; gerenciamento de cores
espaço de cores RGB
O espaço colorido multidimensional que consiste em quantidades de vermelho, verde e azul para compor determinada cor. Este sistema normalmente é usado em scanners, câmeras digitais, monitores e impressoras.
Consulte também: espaço de cor; gerenciamento de cores
espaço livre
O espaço disponível que você usa para criar unidades lógicas em uma partição estendida.
Consulte também: espaço não alocado; partição estendida; unidade lógica
espaço não alocado
Espaço disponível em disco que não está alocado a nenhum volume. O tipo de volume que você pode criar em um espaço não alocado depende do tipo de disco. Em discos básicos, você pode usar espaço não alocado para criar partições primárias ou estendidas. Em discos dinâmicos, você pode usar espaço não alocado para criar volumes dinâmicos.
Consulte também: disco básico; disco dinâmico; objeto; partição; partição estendida; partição primária; unidade lógica; volume
espaço para nome
Conjunto de nomes exclusivos para recursos ou itens usados em um ambiente informatizado compartilhado.
No Console de gerenciamento Microsoft (MMC), o espaço para nome é representado pela árvore do console, que exibe todos os snap-ins e recursos acessíveis para um console.
No sistema de nomes de domínios (DNS), o espaço para nome é a estrutura hierárquica ou vertical da árvore do nome do domínio. Por exemplo, cada rótulo do domínio, como host1 ou exemplo, usado no nome completo do domínio, como host1.exemplo.microsoft.com, indica uma ramificação na árvore do espaço para nome do domínio.
Consulte também: árvore de console; recurso; rótulo; sistema de nomes de domínios (DNS); snap-in
espaço para nome de domínio
A estrutura de banco de dados utilizada pelo sistema de nomes de domínios (DNS).
Consulte também: sistema de nomes de domínios (DNS)
espelho
Um dos dois volumes que compõem um volume espelhado. Cada espelho de um volume espelhado reside em um disco diferente. Se um espelho se tornar indisponível (devido a uma falha de disco, por exemplo), o Windows poderá usar o outro espelho para obter acesso aos dados do volume.
Consulte também: tolerância a falhas; volume; volume espelhado
espera
Estado no qual o computador consome menos energia quando está ocioso, mas permanece disponível para uso imediato. Enquanto o computador estiver em modo de espera, as informações na memória do computador não serão salvas em seu disco rígido. Se houver uma interrupção na energia, as informações da memória serão perdidas.
esquema
Descrição das classes e dos atributos de objeto armazenados no Active Directory. Para cada classe de objeto, o esquema define os atributos que uma classe de objeto deve ter, os atributos adicionais possíveis e a classe que pode ser a classe pai.
O esquema do Active Directory pode ser atualizado dinamicamente. Por exemplo, um aplicativo pode estender o esquema com novos atributos e classes e usar as extensões imediatamente. As atualizações de esquema são feitas pela criação ou modificação dos objetos de esquema armazenados no Active Directory. Como todos os objetos do Active Directory, os objetos de esquema possuem uma lista de controle de acesso para que somente usuários autorizados possam alterar o esquema.
Consulte também: Active Directory; atributo; objeto; objeto pai
esquema de energia
Grupo de opções predefinidas de gerenciamento de energia. Por exemplo, você pode definir tempos decorridos para colocar o computador em estado de espera e para desligar o monitor e o disco rígido. Salve essas configurações como um esquema de energia nomeado.
estabilizador
Recurso de um no-break que remove picos, surtos, quedas e ruídos do fornecimento de energia.
Consulte também: sistema de alimentação ininterrupta (no-break)
estação de encaixe
Unidade para acomodar um computador portátil que contém uma conexão de energia, slots de expansão e conexões com periféricos, como um monitor, uma impressora, um teclado de tamanho grande e um mouse. A estação de encaixe transforma o computador portátil em um computador de mesa.
Consulte também: desencaixar; encaixar; encaixe a quente
estação de ponto de terminação (POTS)
Conexões telefônicas de discagem básicas à rede comutadora pública, sem qualquer recurso ou função adicional. O serviço telefônico comum e a estação de ponto de terminação também são chamados de POTS.
estado de revinculação
Estado usado pelos clientes DHCP para estender e renovar a concessão de seus endereços quando a concessão atual estiver próxima de expirar. Neste estado, o cliente transmite à rede para localizar todo servidor DHCP que puder renovar ou substituir sua configuração concedida no momento. O estado de revinculação começa quando 87,5% do tempo de concessão do cliente tiver expirado.
Consulte também: concessão; protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP)
Ethernet
Padrão IEEE 802.3 para redes de disputa. A rede Ethernet utiliza uma topologia de barramento ou estrelada e se baseia na forma de acesso conhecida como CSMA/CD (acesso múltiplo de detecção de portadora com detecção de colisão) para regular o tráfego na linha de comunicação. Os nós de rede são conectados por cabo coaxial, cabo de fibra óptica ou por cabeamento de par trançado. Os dados são enviados em quadros de comprimento variável contendo informações de controle e entrega, e até 1.500 bytes de dados. O padrão Ethernet fornece transmissão de banda-base a 10 megabits (10 milhões de bits) por segundo.
evento
Qualquer ocorrência significativa no sistema ou em um aplicativo que exija que os usuários sejam notificados ou que uma entrada seja adicionada a um log.
extensão de administrador de cluster
Componente de software que implementa a interface de programação de aplicativo (API) de extensão de administrador de cluster para configurar um novo tipo de recurso.
Consulte também: administrador de cluster; cluster; interface de programação de aplicativo (API)
Extensible Authentication Protocol (EAP)
Uma extensão do protocolo ponto a ponto (PPP) que permite o emprego de mecanismos de autenticação arbitrária para a validação de uma conexão PPP.
Consulte também: CHAP (Challenge Handshake Authentication Protocol); protocolo ponto a ponto (PPP)
extensões BOOTP
Conjunto de tipos de informação opcionais definidos originalmente na RFC 1497 para uso com o serviço BOOTP e, posteriormente, com o suporte do DHCP. No DHCP, essas extensões formam o conjunto principal legado dos parâmetros do cliente disponíveis e com o suporte da maioria dos servidores padrão DHCP e BOOTP.
Consulte também: protocolo BOOTSTRAP (BOOTP)
extensões multipropósito do Internet Mail protegidas (S/MIME)
Protocolo para correio eletrônico seguro pela Internet.
Consulte também: protocolo
extrair
Quando você extrai um arquivo, uma cópia descompactada do mesmo é criada em uma pasta que você especifica. O arquivo original permanece na pasta compactada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário